Brasília Agora


CONCURSOS

Concurso Banco do Brasil: privatização descartada. Serão 120 vagas!

25 de setembro, 2020

As afirmações renovaram as esperanças dos concurseiros que estão de olho nas oportunidades do próximo certame da instituição, com previsão de 120 vagas Após o presidente […]

Concurso Banco do Brasil: privatização descartada. Serão 120 vagas!

As afirmações renovaram as esperanças dos concurseiros que estão de olho nas oportunidades do próximo certame da instituição, com previsão de 120 vagas

Após o presidente Jair Bolsonaro revelar que o Banco do Brasil (concurso Banco do Brasil) não será privatizado, foi a vez de André Brandão, recém-empossado presidente do banco, rechaçar a venda da instituição.

As afirmações renovaram as esperanças dos concurseiros que estão de olho nas oportunidades do próximo certame da instituição, com previsão de 120 vagas para Tecnologia da Informação, em regime home office.

O Banco do Brasil busca tornar sua área de tecnologia cada vez mais competitiva em relação aos concorrentes, que investem cada vez mais em operações digitais de seus negócios, e quer melhorar suas operações para ofertar serviços de qualidade e, assim, fidelizar seus correntistas.

Vale lembrar que o novo concurso Banco do Brasil é esperado ainda em 2020. Isso porque, de acordo com a assessoria do banco, os estudos para a realização do certame voltado para a área de Tecnologia estão em fase final.

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Acompanhe neste artigo tudo sobre a expectativa de um novo concurso Banco do Brasil e acompanhe todas as novidades.

  1. Situação Atual do Concurso
  2. Quais são as metas da nova gestão?
  3. Número de servidores
  4. Contratações só por concurso
  5. Requisitos para o cargo de Escriturário e Carga horária
  6. Atribuições do cargo de Escriturário
  7. Salários e Benefícios
  8. Histórico dos Últimos Concursos
  9. Dados do último Concurso
  10. Cursos e Assinatura
  11. Ficha Técnica

Situação Atual do Concurso Banco do Brasil

120 vagas estão previstas para o novo concurso Banco do Brasil, que será voltado para a área de Tecnologia da Informação, visando modernizar as operações digitais da instituição.

André Brandão é o novo presidente do Banco do Brasil. Em entrevista para a ANABB (Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil), o executivo descartou a privatização da instituição.

Após a garantia do presidente Bolsonaro de que o banco não será privatizado, cresce a expectativa de que os trâmites para a realização do certame sejam acelerados.

Quais são as metas da nova gestão?

Brandão declarou que deseja que o BB seja um banco que os clientes tenham prazer em ter relacionamento e que ofereça uma experiência ao cliente superior a disponibilizada pela concorrência. Com isso, prevê que o banco será ainda mais eficiente e lucrativo.

Sobre a modalidade de home office, ainda inédita nas carreiras do Banco do Brasil, o novo presidente declarou enxergar com bons olhos.

“A agência tem que continuar na agência. Tem áreas que precisam estar na matriz ou nos escritórios, mas tem situações que a gente pode ter um pouco mais de flexibilidade. Eu acho que a principal coisa que eu aprendi nesse processo, que a gente acelerou por causa da pandemia no home office, é proporcionar flexibilidade para o nosso colaborador.”

Número de servidores BB

Em março de 2020, o Banco do Brasil, por meio da Portaria Nº 8.775, fixou em 102.681 o número de servidores da instituição.

O documento reforça que o gerenciamento de efetivos deve ser realizado pela instituição, desde que respeitado o limite estabelecido. Para isso, diversos fatores devem ser considerados.

Veja a íntegra da Portaria N° 8.775

Em julho de 2019, houve uma diminuição no quadro de funcionários do Banco por meio de um plano de desligamento incentivado, diminuindo o quadro de funcionários de 110 mil para 93 mil.

Concurso Banco do Brasil para nível superior

A 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Brasília decidiu que o Banco do Brasil deve passar a contratar profissionais de nível superior apenas através concurso público.

Até então, o funcionário começava no Banco como nível médio e passava por avaliação interna para ser promovido. Com a nova regulamentação, a empresa tem até dois anos para cumprir a ordem, sob risco de multa de R$ 50 mil por dia. Ainda cabe recurso.

Requisitos para Concurso BB

Para o cargo de Escriturário BB é solicitado certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação.

A jornada de trabalho de Escriturária perfaz um total 30 (trinta) horas semanais

Quais as atribuições de um Escriturário?

  • Comercialização de produtos e serviços do BANCO DO BRASIL S.A.;
  • Atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários;
  • Redação de correspondências em geral;
  • Conferência de relatórios e documentos;
  • Controles estatísticos;
  • Atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados;
  • Execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo, compatíveis com as peculiaridades do BANCO DO BRASIL S.A.

Salários e Benefícios do concurso Banco do Brasil

Segundo dados do último edital, do concurso Banco do Brasil, o salário inicial básico da carreira de Escriturário é de R$ 2.718,73. Os funcionários fazem ainda jus aos seguintes benefícios:

  • Vale Refeição
  • Cesta Alimentação
  • Vale Cultura
  • Auxílio-Creche
  • Assistência Saúde
  • Previdência Privada
  • Participação nos Lucros

Dados do último concurso Banco do Brasil

O último concurso Banco do Brasil, cargo de Escriturário, aconteceu em 2018. Ao todo foram ofertadas 60 vagas: 30 para contratação imediata de servidores e mais 30 para formação de cadastro de reserva. A banca organizadora foi a Cesgranrio.

Etapas do Concurso BB

  • 1ª Etapa – Prova Objetiva – de caráter eliminatório e classificatório;
  • 2ª Etapa – Prova de Redação –  de caráter eliminatório;
  • 3ª Etapa – Aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos(as) pretos(as) ou pardos(as) – de caráter eliminatório;
  • 4ª Etapa – Procedimentos Admissionais e Perícia Médica, de caráter eliminatório.

Provas Objetivas

As provas objetivas continham ao todo 70 questões de múltipla escolha, sendo (20 questões) de Conhecimentos Básicos e (50 questões) de Conhecimentos Específicos, de totalizando 100,0 pontos.

Conteúdo das provas:

  • Língua Portuguesa: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada;
  • Língua Inglesa: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada;
  • Matemática: 5 questões com valor de 2,0 pontos cada;
  • Atualidades do Mercado Financeiro: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada.

A prova de Conhecimentos Específicos

  • Probabilidade e Estatística: 20 questões com valor de 1,5 ponto cada;
  • Conhecimentos Bancários: 5 questões com valor de 1,5 ponto cada;
  • Conhecimentos de Informática: 25 questões com valor de 1,5 ponto cada.

Últimos Concursos Banco do Brasil

Concurso Banco do Brasil – 2018: provimento de vagas e cadastro de reserva em dependências situadas nos estados: Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo

Concurso Banco do Brasil – 2015: provimento de vagas e cadastro de reserva em dependências situadas nos estados:  Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Concurso Banco do Brasil – 2013: provimento de vagas e cadastro de reserva em dependências situadas nos estados: Amazonas (parte do Estado), Espírito Santo, Minas Gerais (parte do Estado), Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (parte do Estado)

Sistema de Questões

Assinatura Ilimitada*

Ficha Técnico Concurso Banco do Brasil

♦Informações do último Concurso Banco do Brasil

Ano: 2018
Vagas: 30 + 30 CR
Lotações: Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP)
Banca: Cesgranrio
Escolaridade: Nível Médio
Cursos Estratégia Concursos: CURSO BANCO DO BRASIL
►Edital:
 Edital Banco do Brasil

Ascom Estratégia
[email protected]

 

Fonte: Estratégia Concursos