Brasília Agora


CONCURSOS

Concurso Polícia Federal neste ano! 2.000 vagas confirmadas

16 de setembro, 2020

Em agosto quem confirmou o novo edital foi o diretor-geral da corporação, Alexandre de Souza, É OFICIAL! O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e o […]

Concurso Polícia Federal neste ano! 2.000 vagas confirmadas

Em agosto quem confirmou o novo edital foi o diretor-geral da corporação, Alexandre de Souza,

É OFICIAL! O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, afirmaram que o edital da Polícia Federal – PF está sendo preparado e que terá a oferta de 2.000 vagas, ambas as entrevistas foram concedidas ao programa Pingo nos Is, da rádio Jovem Pan. Bolsonaro reforçou o compromisso da realização de um novo concurso Polícia Federal.

Em agosto quem confirmou o novo edital foi o diretor-geral da corporação, Alexandre de Souza, em live realizada pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal. De acordo com ele, se der tudo certo, o edital será divulgado neste ano (até dezembro) e o Curso de Formação Profissional está previsto para o final de 2021, devido ao andamento de todas as etapas do certame.

As oportunidades serão para provimento nos cargos de Agente de Polícia Federal (1.016 vagas), Escrivão (600 vagas), Delegado (300 vagas) e Papiloscopista (84 vagas) de acordo com registros de tramitação dos processos relacionados à seleção e posteriores anúncios do diretor e presidente da República.

Concurso Polícia Federal: situação atual

PEC DA REFORMA ADMINISTRATIVA

A proposta de Emenda Constitucional da Reforma Administrativa foi encaminhada ao Congresso Nacional na primeira semana de setembro deste ano. O documento detalha mudanças e indica novos vínculos com os entes federativos, unifica remuneração para cargos similares e aumenta modalidades de desligamento.

Os novos servidores públicos irão passar pelo vínculo de experiência, a última etapa do concurso público, para saber se adequam ao cargo e posteriormente haverá o ingresso de fato. As corporações da PF e PRF estão incluídas na nova alteração por se enquadrarem na categoria que indica que há cargo típico de Estado, sendo os cargos da carreira policial. O período de avaliação será de, no mínimo, dois anos. A estabilidade será mantida após a contratação efetiva.

Reforma Administrativa: o que acontece com os novos servidores? ENTENDA

A propositura, inclusive, está sendo avaliada e questionada pelo Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal – SINPECPF. A entidade sindical quer que os cargos de apoio da corporação (carreira administrativa) sejam incluídos no rol de carreiras típicas de Estado. O deputado federal Sanderson (PSL/RS) irá tratar sobre o assunto com os representantes do Ministério da Economia.

Em entrevista ao SINPECPF, o parlamentar pontuou que a PF precisa de uma carreira administrativa própria. “Não dá para conceber servidores de uma carreira genérica que terão acesso às informações confidenciais“, afirmou.

Estabilidade para a carreira administrativa da Polícia Federal é proposta

CONCURSO PF – POLÍCIA FEDERAL

Neste ano foram solicitadas 1.508 vagas ao Ministério da Economia, sendo 1.000 destinadas à carreira policial – Delegado, Agente, Escrivão e Papiloscopista -, já as demais 508 são para cargos administrativos. Contudo, após a declaração do Ministro da Justiça, é possível que o quantitativo mude para novo edital. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da corporação e diz que o detalhamento foi pedido pelo próprio MJSP.

De acordo com o professor do Gran Cursos Online, Felipe Leal, o pedido anterior da PF era de 1.508 vagas: “Sendo 1.000 para policiais e 508 para administrativos. O que mudou? Dobraram a vaga para policiais. Ou seja, ainda há sim o pedido de 508 vagas para carreira administrativa“, destaca.

A esperança é que a PF divulgue os editais até dezembro de 2020 com provas para o primeiro semestre, em abril de 2021 (clique aqui e saiba mais sobre o provável cronograma).

Além disso, o diretor afirmou que está em fase de conversas com o Ministério da Justiça para a realização de concursos a cada dois anos para repor o efetivo da PF. “Será concursos menores, mas isso nos permitirá oxigenar continuamente a Polícia Federal”, explica.

Sobre o novo concurso PF que pode acontecer ainda neste ano, ele reafirmou: “entraríamos em 2022 com o maior efetivo da história da Polícia Federal”, destaca. O representante também reforçou a realização da seleção durante a abertura da Aula Magna do Curso de Formação Profissional dos candidatos aprovados no certame de 2019.

Para esclarecer aspectos pontuais da seleção, a equipe de comunicação do Gran Cursos Online conversou com o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais – FENAPEF, Luís Antônio Boudens. O representante indica tratativas para melhor distribuição das vagas para os cargos de acordo com as carreiras de atuação. Também destaca ações para valorização dos profissionais da área administrativa já concursados e futuros servidores que ingressarem na corporação.

[VÍDEO] Entrevista exclusiva com o presidente da FENAPEF

CRONOGRAMA PREVISTO

Começou a circular na internet no mês de agosto algumas datas vinculadas ao certame da corporação. As datas foram confirmadas pelo próprio diretor-geral da Polícia Federal. Confira:

Publicação do edital: dezembro de 2020
Provas objetivas e discursivas: abril de 2021
Teste de aptidão física: junho de 2021
1º Curso de Formação Profissional: janeiro de 2022
2º Curso de Formação Profissional: julho de 2022

> Veja todos os detalhes nesta matéria <

NOVO CONCURSO COM 2 MIL VAGAS

De acordo com registros de tramitações internas do Governo Federal, o novo edital irá contemplar vagas somente para provimento na carreira policial. Confira:

  • Agente de Polícia Federal (1.016 vagas),
  • Escrivão (600 vagas),
  • Delegado (300 vagas) e
  • Papiloscopista (84 vagas).
concurso policia federal - sei acessos

Concurso PF: registro de tramitações com a relação de vagas. (Fonte: Prof. Andre Uchoa).

A relação também foi divulgada por deputado federal Sanderson (RS):

concurso policia federal - deputado

Vale lembrar que as vagas administrativas ainda poderão ser incluídas. Por isso, um edital pode ser publicado primeiro para provimento na carreira policial e outro será específico para a carreira de apoio administrativo. A confirmação de todas as vagas ainda será feita.

PEDIDO COM MAIS DE 1.500 VAGAS

O governo federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, enviou ao Ministério da Economia, um pedido para a realização de um novo concurso para a corporação. Foram solicitadas 1.508 vagas. Os dados foram confirmados pela assessoria da Polícia Federal e da FENAPEF – Federação Nacional dos Policiais Federais. Veja abaixo os detalhes por cargo:

Carreira policial

  • Delegado – 100 vagas
  • Agente – 540 vagas
  • Escrivão – 300 vagas
  • Papiloscopista – 60 vagas

Carreira administrativa

  • Agente Administrativo – 349 vagas
  • Médico – 65 vagas
  • Administrador – 21 vagas
  • Técnico em assuntos educacionais – 13 vagas
  • Odontólogo – 11 vagas
  • Assistente Social – 10 vagas
  • Técnico em Comunicação Social – 3 vagas
  • Contador – 9 vagas
  • Arquivista – 8 vagas
  • Psicólogo – 5 vagas
  • Estatístico – 4 vagas
  • Economista – 3 vagas
  • Enfermeiro – 3 vagas
  • Engenheiro – 1 vaga
  • Farmacêutico – 1 vaga
  • Nutricionista – 1 vaga
  • Bibliotecário – 1 vagas

MINISTRO AUTORIZA 2 MIL VAGAS

Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, em entrevista ao Programa Pingo nos Is, da Jovem Pan, anunciou que se reuniu com o Presidente Jair Bolsonaro e Paulo Guedes, Ministro da Economia, para preparar os trâmites internos do concurso da Polícia Federal. O objetivo é publicar o concurso, para cerca de 2 mil vagas.

De acordo com Mendonça, “Nós vamos ter o maior efetivo da história da Polícia Federal, justamente para o combate da criminalidade organizada”, afirma.

Posteriormente, o presidente da República confirmou o anúncio feito pelo Ministro sobre o novo certame e a reposição de pessoal para a corporação. Veja abaixo:

Concurso Polícia Federal é confirmado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Concurso Polícia Federal é confirmado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

SENADO APROVA MP QUE REORGANIZA PF

No dia 25 de maio de 2020, o Senado aprovou a medida provisória 918/2020 que organiza a estrutura da corporação federal. Alguns cargos foram criados e outros transformados. De acordo com o texto, 281 cargos em comissão foram transformados para 338 funções comissionadas e em 6 funções gratificadas. Confira abaixo os cargos criados:

Funções criadas na Polícia Federal
Comissionadas 45
Gratificadas 471
Total 516

Saiba mais detalhes aqui

TROCA DE DIRETOR-GERAL DA PF

No dia 24 de abril de 2020, o diretor-geral da Polícia Federal foi exonerado do cargo por meio de decisão presidencial divulgada no Diário Oficial da União (DOU). A situação repercutiu em todo o Brasil e trouxe a tona um questionamento: com a troca de gestor haveria possibilidade de impactar em algo referente aos processos administrativos que estão sendo tomados para a realização do concurso Polícia Federal?

Concurseiro, fique tranquilo. É pouco provável que se tenha algum efeito direto em relação aos trâmites para o certame. A própria corporação encaminhou um cronograma do concurso PF com datas prováveis e informações de cargos a serem ofertados para provimento ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Vale ressaltar que o órgão registra mais de 4.200 cargos vagos.

SUPOSTO CRONOGRAMA 

De acordo com o cronograma do concurso polícia federal que circula na internet já foram definidas as datas de escolha da banca, publicação do edital, data de provas objetivas e demais etapas do novo certame da Policia Federal. Além disso, nele consta uma nota técnica, que prevê a distribuição de 1.000 vagas para os cargos de Agente, Escrivão, Delegado e Papiloscopista. Confira o documento abaixo. Para saber mais informações sobre o tema, clique aqui!

Concurso Polícia Federal: cronograma prevê possíveis datas

Concurso Polícia Federal: possível cronograma que circula na internet.

Concurso Polícia Federal: remunerações e benefícios

Conheça a remuneração inicial e final dos profissionais da Polícia Federal por cargo:

Cargo Categoria Valor do subsídio
Efeitos financeiros a partir de 1º Jan/2019
Delegado de Polícia Federal e Perito Criminal Especial R$ 30.936,91
Primeira R$ 27.846,74
Segunda R$ 24.298,42
Terceira R$ 23.692,74
Cargo Classe Valor do subsídio
Efeitos financeiros a partir de 1º Jan/2019
Agente, Escrivão e Papiloscopista da Polícia Federal Especial R$ 18.651,79
1ª Classe R$ 15.267,27
2ª Classe R$ 13.044,41
3ª Classe R$ 12.522,50

Para os policiais lotados nas regiões de fronteira, a Lei 12.855/2013 instituiu o pagamento de uma indenização no valor de R$ 91,00 por dia de trabalho, podendo gerar ganhos adicionais de até R$ 2 mil por mês, aproximadamente. Além disso, o auxílio alimentação é de R$ 458,00.

Durante o Curso de Formação Profissional, o candidato fará jus ao auxílio-financeiro, na forma da legislação vigente, no valor de 50% do subsídio da classe inicial do cargo, à época de sua realização, sobre o qual incidirão os descontos legais, ressalvado o direito de optar pela percepção do vencimento e das vantagens do cargo efetivo, em caso de ser servidor da Administração Pública Federal.

Concurso Polícia Federal: cargos vagos

O Gran Cursos Online entrou em contato com o órgão e obteve a informação de que são mais de 4.270 cargos ociosos dentro da Polícia Federal. O quantitativo geral de cargos vagos* da carreira Policial Federal e do cargo de Agente Administrativo foi encaminhado pela Diretoria de Gestão de Pessoal – DGP/PF.

Confira:

Cargo Nº vagos
Delegado 505
Perito Criminal 93
Agente 2300
Escrivão 931
Papiloscopista 101
Agente Administrativo 349
Total 4.279

*Dados atualizados até o dia 09/04/2020.

Concurso Polícia Federal: requisitos

A Polícia Federal deixa bem claro, seja em sua página oficial, seja nos seus últimos editais, alguns requisitos básicos para ingressar na carreira. Separamos para você, candidato, os principais deles.

Hoje, todos os cargos da Polícia Federal exigem nível superior completo. A comprovação é sempre feita na posse! Ou seja: você pode estar na reta final do seu curso de graduação e fazer o concurso Polícia Federal. Dos cargos que devem ser oferecidos no próximo certame, só o de Delegado, exige uma graduação específica: o curso de Direito.

A exceção à regra acima são os cargos ligado à carreira administrativa ou de apoio da Policia Federal, que podem ser de nível médio e superior.

Sobre a idade, o candidato precisa ter 18 anos na data da posse. E sobre a idade máxima, e necessário observar o limite estabelecido para a aposentadoria compulsória, que hoje é de 75 anos. Lembrando que para todos os cargos há a necessidade do Exame de Aptidão Física, etapa eliminatória do certame.

Confira abaixo as exigências básica por cargo:

Agente de Polícia Federal
Requisitos: Assim como o cargo de escrivão, o candidato deve possuir, no momento da posse, nível superior em qualquer nível de graduação, também sendo aceito os cursos de tecnólogo.

Escrivão de Polícia Federal
Requisitos: O candidato deve possuir diploma de nível superior em qualquer nível de graduação. Importante: o curso de tecnólogo é aceito para o ingresso na Polícia Federal.

Delegado de Polícia Federal

Requisitos: De acordo com a Polícia Federal, é necessário que o aprovado possua diploma de nível superior em Direito, além da exigência de 3 (três) anos de atividade jurídica ou policial, comprovados no ato da posse.

Papiloscopista Polícia Federal
Requisitos: Diferentemente do que muita gente imagina, o curso de papiloscopista não exige uma graduação específica. Desta maneira, basta o nível superior completo, em qual área do conhecimento para concorrer, assim como é aceito o curso de tecnólogo.

Quer saber mais sobre os requisitos? Clique aqui e confira!

Atribuições dos cargos

Agente de Polícia Federal

Investigar atos ou fatos que caracterizem ou possam caracterizar infrações penais, observada a competência da Polícia Federal; proceder à busca de dados necessários; executar todas as tarefas
necessárias à identificação, ao arquivamento, à recuperação, à produção e ao preparo dos documentos de informações; executar todas as atividades necessárias à prevenção e repressão de ilícitos penais da competência da Polícia Federal; conduzir veículos automotores, embarcações e aeronaves; auxiliar a autoridade policial em todos os atos de investigação, cumprir medidas de segurança orgânica; desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

Escrivão de Polícia Federal

Dar cumprimento às formalidades processuais, lavrar termos, autos e mandados, observando os prazos necessários ao preparo, à ultimação e à remessa de procedimentos policiais de investigação; atuar nos procedimentos policiais de investigação, acompanhar a autoridade policial, sempre que determinado, em diligências policiais; responsabilizar-se pelo valor das fianças recebidas e pelos objetos de apreensão; conduzir veículos automotores; cumprir medidas de segurança orgânica; atuar nos procedimentos policiais de investigação; desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

Papiloscopista Policial Federal

Executar, orientar, supervisionar e fiscalizar os procedimentos de coleta, revelação, levantamento e armazenamento de fragmentos e impressões papilares, exames e laudos oficiais papiloscópicos, representação facial humana; operação e gestão de bancos e sistemas automatizados de identificação civil e criminal; assistir à autoridade policial; desenvolver estudos na área de papiloscopia; conduzir veículos automotores; cumprir medidas de segurança orgânica; desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

Delegado de Polícia Federal

Instaurar e presidir procedimentos policiais de investigação; orientar e comandar a execução de investigações relacionadas com a prevenção e repressão de ilícitos penais; participar do planejamento de operações de segurança e investigações;supervisionar e executar missões de caráter sigiloso; participar da execução das medidas de segurança orgânica, bem como desempenhar outras atividades, semelhantes ou destinadas a apoiar o órgão na consecução dos seus fins.

Perito Criminal Federal

Realizar exames periciais em locais de infração penal; realizar exames em instrumentos utilizados, ou presumivelmente utilizados na prática de infrações penais; proceder pesquisas de interesse do serviço; coletar dados e informações necessários à complementação dos exames periciais; participar da execução das medidas de segurança orgânica e zelar pelo cumprimento delas; desempenhar outras atividades que visem apoiar técnica e administrativamente as metas da Instituição Policial, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

Último concurso Polícia Federal

A Polícia Federal recebeu um total de 147.744 inscritos para o último concurso que ofertou 500 vagas imediatas. Desses, 35 mil candidatos não compareceram para realizar as provas. Foram cerca de 30,73% de abstenção para o cargo de delegado e 22,68% para os demais cargos. Os dados são da banca organizadora Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – CEBRASPE.

As provas objetivas e a prova discursiva do Concurso Polícia Federal, exceto para o cargo de Delegado de Polícia Federal, tiveram a duração de 5 horas e foram aplicadas no dia 16 de setembro de 2018, no turno da tarde.

Já para o cargo de Delegado de Polícia Federal, a prova objetiva teve duração de 4 horas e foi aplicada também no dia 16 de setembro de 2018, mas no turno da manhã. A prova discursiva também teve a duração de 4 horas e foi aplicada na mesma data, no turno da tarde.

Confira as etapas do concurso público:

Primeira etapa

  • Prova objetiva (eliminatória e classificatória)
  • Prova discursiva (eliminatória e classificatória)
  • Exame de aptidão física (eliminatória)
  • Prova oral (eliminatória e classificatória), somente para o cargo de Delegado de Polícia
  • Prova prática de digitação, somente para o cargo de Escrivão
  • Avaliação médica (eliminatória)
  • Avaliação psicológica (eliminatória)
  • Avaliação de títulos (classificatória), somente para as ocupações de Delegado e Perito Criminal

Segunda etapa

Curso de Formação Profissional de responsabilidade da Academia Nacional de Polícia, a ser realizado no Distrito Federal, podendo ser desenvolvidas atividades, a critério da Administração, em qualquer unidade da Federação.

  • Período: 5 meses (850 horas-aula)
  • Aluno recebe bolsa correspondente à 50% do valor da remuneração

 

Prova objetiva

Disciplinas

Veja a relação de matérias indicadas no conteúdo programático de acordo com o cargo:

Agente Escrivão Papiloscopista
Bloco I Língua Portuguesa
Noções de Direito Administrativo
Noções de Direito Constitucional
Noções de Direito Penal e Processual Penal
Legislação Especial
Estatística
Raciocínio Lógico
Bloco II Informática
Bloco III Contabilidade Geral Contabilidade Geral
Arquivologia
Arquivologia
Biologia
Física
Química

Delegado Polícia Federal

Direito Administrativo
Direito Constitucional
Direito Civil
Direito Processual Civil
Direito Empresarial
Direito Internacional Público e Cooperação Internacional
Direito Penal
Direito Processual Penal
Criminologia
Direito Previdenciário
Direito Financeiro e Tributário

Prova discursiva

Para o cargo de Delegado de Polícia Federal, a prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, abordou assuntos nas áreas de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Penal. O valor máximo foi de 24,00 pontos e foi composta de duas partes:

a) três questões dissertativas, de até 30 linhas cada, com valor máximo de 4,00 pontos cada uma; e
b) elaboração de uma peça profissional, de até 90 linhas, com valor máximo de 12,00 pontos.

Para o cargo de Perito Criminal Federal, a prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, teve o valor de 13,00 pontos e consistiu da elaboração de uma redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados aos conhecimentos específicos para cada cargo/área.

Para os cargos de Agente de Polícia Federal, Escrivão de Polícia Federal e Papiloscopista Policial Federal, a prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, teve o valor de 13,00 pontos e consistiu de redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, com base em tema formulado pela banca examinadora.

Exame de aptidão física

Só participaram dessa etapa aqueles que forem classificados nas fases anteriores. O exame de aptidão física foi composto de quatro testes:

Teste físico Homens Mulheres
Barra fixa* De 3 a 15 de 15 a 35 segundos
Impulsão horizontal Entre 2,07 m e 2,28 m 1,59 m e 1,90 m
Natação (50 m) Em 44 segundos Em 54 segundos
Corrida (12 minutos) Entre 2,35 e 2,71 Entre 2,02 m e 2,34 m

*Os homens realizaram o teste de barra fixa em flexões, já para mulheres foram cobradas barra fixa de sustentação.

ATENÇÃO!

O Teste de Aptidão Física – TAF é cobrado somente nos certames para ingresso na carreira policial! Não é exigido para ingresso nos cargos da carreira administrativa.

Prova de títulos

Essa etapa (caráter classificatório) só foi cobrada para os candidatos interessados nos cargos de Delegado de Polícia Federal e de Perito Criminal Federal da PF, aprovados nas fases anteriores.

A avaliação de título teve o valor de 7,00 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados tenha sido superior a esse valor.

Título Valor de cada título Valor máximo dos títulos
Diploma de doutorado 2,0 2,0
Diploma de mestrado 1,0 1,0
Certificado de curso de pós-graduação (especialização) 0,50 0,50
Exercício em cargo anterior para Delegado e Perito 0,40 por ano completo 2,0
Exercício em cargo público de natureza especial 0,30 por ano completo 1,50
Total máximo de pontos 7,0

Concurso Polícia Federal: convocações

Em 24 de maio de 2019, o Governo Federal, em conjunto com o Ministério da Economia e o Ministério da Justiça, autorizou a convocação de 1.047 aprovados no último Concurso Polícia Federal. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União – DOU.

Com isso, foi autorizada a nomeação de 500 aprovados e classificados dentro do quantitativo de vagas originalmente previsto para pronto provimento; e 547 aprovados e não classificados dentro do quantitativo de vagas previsto no edital da Policia Federal.

De acordo com o Decreto nº 9.801, a divisão das vagas deveria ser feita entre os cargos de Delegado, Perito Criminal, Agente, Escrivão e Papiloscopista, da seguinte forma:

Cargos Nomeados
Delegado de Polícia Federal 169
Perito Criminal Federal – Área 1 7
Perito Criminal Federal – Área 2 6
Perito Criminal Federal – Área 3 30
Perito Criminal Federal – Área 4 3
Perito Criminal Federal – Área 5 3
Perito Criminal Federal – Área 6 6
Perito Criminal Federal – Área 9 2
Perito Criminal Federal – Área 12 3
Perito Criminal Federal – Área 14 4
Agente de Polícia Federal 229
Escrivão de Polícia Federal 68
Papiloscopista Polícia Federal 17

O Governo Federal já havia autorizado a nomeação de todos os candidatos aprovados no Concurso Polícia Federal. Com isso, eram esperados 1000 candidatos nomeados e não apenas 500, omo previsto no edital.

No dia 15 de fevereiro deste ano, o presidente da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal – ADPF Edvandir Paiva em evento institucional anunciou que apoia a solicitação realizada pela comissão de aprovados do último concurso da PF, em 2018. O pedido versa principalmente para que haja mudanças em itens no edital da qual pode convocar além do número de vagas indicadas no certame, visto que há um déficit no quadro de pessoal do órgão que somam mais de 4 mil!

Com as mudanças e as novas convocações poderão ser formadas duas novas turmas, em junho de 2019 e outra no primeiro semestre de 2020, para os futuros policiais. A associação explica que o assunto também está em pauta no Ministério da Justiça para que seja aprovado o orçamento e se inicie o chamamento dos aprovados.

 

NOVAS DATAS PARA CURSO DE FORMAÇÃO

No último dia 19 de março foi publicado  a suspensão do curso de formação do último concurso Policia Federal que aconteceu em 2018. O curso aconteceria entre os dias 17 de junho e 8 de novembro, para diversos cargos, em Brasília. A decisão é uma medida de precaução enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus (Covid-19). Porém, no dia 26 de junho de 2020 foi divulgado novas datas para apresentação ao CFP.

Curso de Formação Profissional

O Curso de Formação para Policial Federal é ministrado pela Academia Nacional de Polícia, em suas instalações em Brasília, sendo composto por disciplinas teóricas e operacionais e disposto em caráter de internato, das 7h30 até as 18h, de segunda a sábado com intervalos entre as aulas e com horário reservado para o almoço. A ANP fornece alojamento aos candidatos. Vale lembrar que a ordem de classificação obtida por meio de notas no CFP é critério para efeitos de escolha de lotação.

Curso de Formação Profissional na PF – Saiba mais

Concurso Polícia Federal: concorrência

Confira a relação de vagas, inscritos e demanda por ocupação ofertada no último certame da Policia Federal:

Cargo Inscritos total Vagas total Demanda total
Delegado 17816 150 118,77
Agente 92671 180 514,84
Escrivão 12663 80 158,29
Papiloscopista 6452 30 215,07
Perito Criminal/Área 1 2295 10 229,50
Perito Criminal/Área 2 1186 5 237,20
Perito Criminal/Área 3 4235 20 211,75
Perito Criminal/Área 4 1090 2 545,00
Perito Criminal/Área 5 432 2 216,00
Perito Criminal/Área 6 1783 4 445,75
Perito Criminal/Área 7 3366 8 420,75
Perito Criminal/Área 9 789 4 197,25
Perito Criminal/Área 12 1701 2 850,50
Perito Criminal/Área 14 1265 3 421,67

É OFICIAL! O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, afirmaram que o edital da Polícia Federal – PF está sendo preparado e que terá a oferta de 2.000 vagas, ambas as entrevistas foram concedidas ao programa Pingo nos Is, da rádio Jovem Pan. Bolsonaro reforçou o compromisso da realização de um novo concurso Polícia Federal. (leia na íntegra)

Em agosto quem confirmou o novo edital foi o diretor-geral da corporação, Alexandre de Souza, em live realizada pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal. De acordo com ele, se der tudo certo, o edital será divulgado neste ano (até dezembro) e o Curso de Formação Profissional está previsto para o final de 2021, devido ao andamento de todas as etapas do certame.

As oportunidades serão para provimento nos cargos de Agente de Polícia Federal (1.016 vagas), Escrivão (600 vagas), Delegado (300 vagas) e Papiloscopista (84 vagas) de acordo com registros de tramitação dos processos relacionados à seleção e posteriores anúncios do diretor e presidente da República.

Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:

Concurso Polícia Federal: situação atual

PEC DA REFORMA ADMINISTRATIVA

A proposta de Emenda Constitucional da Reforma Administrativa foi encaminhada ao Congresso Nacional na primeira semana de setembro deste ano. O documento detalha mudanças e indica novos vínculos com os entes federativos, unifica remuneração para cargos similares e aumenta modalidades de desligamento.

Os novos servidores públicos irão passar pelo vínculo de experiência, a última etapa do concurso público, para saber se adequam ao cargo e posteriormente haverá o ingresso de fato. As corporações da PF e PRF estão incluídas na nova alteração por se enquadrarem na categoria que indica que há cargo típico de Estado, sendo os cargos da carreira policial. O período de avaliação será de, no mínimo, dois anos. A estabilidade será mantida após a contratação efetiva.

Reforma Administrativa: o que acontece com os novos servidores? ENTENDA

A propositura, inclusive, está sendo avaliada e questionada pelo Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal – SINPECPF. A entidade sindical quer que os cargos de apoio da corporação (carreira administrativa) sejam incluídos no rol de carreiras típicas de Estado. O deputado federal Sanderson (PSL/RS) irá tratar sobre o assunto com os representantes do Ministério da Economia.

Em entrevista ao SINPECPF, o parlamentar pontuou que a PF precisa de uma carreira administrativa própria. “Não dá para conceber servidores de uma carreira genérica que terão acesso às informações confidenciais“, afirmou.

Estabilidade para a carreira administrativa da Polícia Federal é proposta

CONCURSO PF – POLÍCIA FEDERAL

Neste ano foram solicitadas 1.508 vagas ao Ministério da Economia, sendo 1.000 destinadas à carreira policial – Delegado, Agente, Escrivão e Papiloscopista -, já as demais 508 são para cargos administrativos. Contudo, após a declaração do Ministro da Justiça, é possível que o quantitativo mude para novo edital. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da corporação e diz que o detalhamento foi pedido pelo próprio MJSP.

De acordo com o professor do Gran Cursos Online, Felipe Leal, o pedido anterior da PF era de 1.508 vagas: “Sendo 1.000 para policiais e 508 para administrativos. O que mudou? Dobraram a vaga para policiais. Ou seja, ainda há sim o pedido de 508 vagas para carreira administrativa“, destaca.

A esperança é que a PF divulgue os editais até dezembro de 2020 com provas para o primeiro semestre, em abril de 2021 (clique aqui e saiba mais sobre o provável cronograma).

Além disso, o diretor afirmou que está em fase de conversas com o Ministério da Justiça para a realização de concursos a cada dois anos para repor o efetivo da PF. “Será concursos menores, mas isso nos permitirá oxigenar continuamente a Polícia Federal”, explica.

Sobre o novo concurso PF que pode acontecer ainda neste ano, ele reafirmou: “entraríamos em 2022 com o maior efetivo da história da Polícia Federal”, destaca. O representante também reforçou a realização da seleção durante a abertura da Aula Magna do Curso de Formação Profissional dos candidatos aprovados no certame de 2019.

[VÍDEO] ENTREVISTA

Para esclarecer aspectos pontuais da seleção, a equipe de comunicação do Gran Cursos Online conversou com o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais – FENAPEF, Luís Antônio Boudens. O representante indica tratativas para melhor distribuição das vagas para os cargos de acordo com as carreiras de atuação. Também destaca ações para valorização dos profissionais da área administrativa já concursados e futuros servidores que ingressarem na corporação.

[VÍDEO] Entrevista exclusiva com o presidente da FENAPEF

CRONOGRAMA PREVISTO

Começou a circular na internet no mês de agosto algumas datas vinculadas ao certame da corporação. As datas foram confirmadas pelo próprio diretor-geral da Polícia Federal. Confira:

Publicação do edital: dezembro de 2020
Provas objetivas e discursivas: abril de 2021
Teste de aptidão física: junho de 2021
1º Curso de Formação Profissional: janeiro de 2022
2º Curso de Formação Profissional: julho de 2022

> Veja todos os detalhes nesta matéria <

NOVO CONCURSO COM 2 MIL VAGAS

De acordo com registros de tramitações internas do Governo Federal, o novo edital irá contemplar vagas somente para provimento na carreira policial. Confira:

  • Agente de Polícia Federal (1.016 vagas),
  • Escrivão (600 vagas),
  • Delegado (300 vagas) e
  • Papiloscopista (84 vagas).
concurso policia federal - sei acessos

Concurso PF: registro de tramitações com a relação de vagas. (Fonte: Prof. Andre Uchoa).

A relação também foi divulgada por deputado federal Sanderson (RS):

concurso policia federal - deputado

Vale lembrar que as vagas administrativas ainda poderão ser incluídas. Por isso, um edital pode ser publicado primeiro para provimento na carreira policial e outro será específico para a carreira de apoio administrativo. A confirmação de todas as vagas ainda será feita.

PEDIDO COM MAIS DE 1.500 VAGAS

O governo federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, enviou ao Ministério da Economia, um pedido para a realização de um novo concurso para a corporação. Foram solicitadas 1.508 vagas. Os dados foram confirmados pela assessoria da Polícia Federal e da FENAPEF – Federação Nacional dos Policiais Federais. Veja abaixo os detalhes por cargo:

Carreira policial

  • Delegado – 100 vagas
  • Agente – 540 vagas
  • Escrivão – 300 vagas
  • Papiloscopista – 60 vagas

Carreira administrativa

  • Agente Administrativo – 349 vagas
  • Médico – 65 vagas
  • Administrador – 21 vagas
  • Técnico em assuntos educacionais – 13 vagas
  • Odontólogo – 11 vagas
  • Assistente Social – 10 vagas
  • Técnico em Comunicação Social – 3 vagas
  • Contador – 9 vagas
  • Arquivista – 8 vagas
  • Psicólogo – 5 vagas
  • Estatístico – 4 vagas
  • Economista – 3 vagas
  • Enfermeiro – 3 vagas
  • Engenheiro – 1 vaga
  • Farmacêutico – 1 vaga
  • Nutricionista – 1 vaga
  • Bibliotecário – 1 vagas

Volte ao topo

MINISTRO AUTORIZA 2 MIL VAGAS

Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, em entrevista ao Programa Pingo nos Is, da Jovem Pan, anunciou que se reuniu com o Presidente Jair Bolsonaro e Paulo Guedes, Ministro da Economia, para preparar os trâmites internos do concurso da Polícia Federal. O objetivo é publicar o concurso, para cerca de 2 mil vagas.

De acordo com Mendonça, “Nós vamos ter o maior efetivo da história da Polícia Federal, justamente para o combate da criminalidade organizada”, afirma. Veja uma parte do vídeo:

Tocador de vídeo

00:00
00:32

Posteriormente, o presidente da República confirmou o anúncio feito pelo Ministro sobre o novo certame e a reposição de pessoal para a corporação. Veja abaixo:

Concurso Polícia Federal é confirmado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Concurso Polícia Federal é confirmado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

SENADO APROVA MP QUE REORGANIZA PF

No dia 25 de maio de 2020, o Senado aprovou a medida provisória 918/2020 que organiza a estrutura da corporação federal. Alguns cargos foram criados e outros transformados. De acordo com o texto, 281 cargos em comissão foram transformados para 338 funções comissionadas e em 6 funções gratificadas. Confira abaixo os cargos criados:

Funções criadas na Polícia Federal
Comissionadas 45
Gratificadas 471
Total 516

Saiba mais detalhes aqui

TROCA DE DIRETOR-GERAL DA PF

No dia 24 de abril de 2020, o diretor-geral da Polícia Federal foi exonerado do cargo por meio de decisão presidencial divulgada no Diário Oficial da União (DOU). A situação repercutiu em todo o Brasil e trouxe a tona um questionamento: com a troca de gestor haveria possibilidade de impactar em algo referente aos processos administrativos que estão sendo tomados para a realização do concurso Polícia Federal?

Concurseiro, fique tranquilo. É pouco provável que se tenha algum efeito direto em relação aos trâmites para o certame. A própria corporação encaminhou um cronograma do concurso PF com datas prováveis e informações de cargos a serem ofertados para provimento ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Vale ressaltar que o órgão registra mais de 4.200 cargos vagos.

LEIA: Troca de diretor da PF impacta no concurso? Entenda!

SUPOSTO CRONOGRAMA 

De acordo com o cronograma do concurso polícia federal que circula na internet já foram definidas as datas de escolha da banca, publicação do edital, data de provas objetivas e demais etapas do novo certame da Policia Federal. Além disso, nele consta uma nota técnica, que prevê a distribuição de 1.000 vagas para os cargos de Agente, Escrivão, Delegado e Papiloscopista. Confira o documento abaixo. Para saber mais informações sobre o tema, clique aqui!

Concurso Polícia Federal: cronograma prevê possíveis datas

Concurso Polícia Federal: possível cronograma que circula na internet.

Volte ao topo

ANÁLISE DO CRONOGRAMA 

Logo após as publicação das imagens, o professor Érico Palazzo fez uma análise de como pode vir o edital da Polícia Federal. Confira:

Concurso Polícia Federal: remunerações e benefícios

Conheça a remuneração inicial e final dos profissionais da Polícia Federal por cargo:

Cargo Categoria Valor do subsídio
Efeitos financeiros a partir de 1º Jan/2019
Delegado de Polícia Federal e Perito Criminal Especial R$ 30.936,91
Primeira R$ 27.846,74
Segunda R$ 24.298,42
Terceira R$ 23.692,74
Cargo Classe Valor do subsídio
Efeitos financeiros a partir de 1º Jan/2019
Agente, Escrivão e Papiloscopista da Polícia Federal Especial R$ 18.651,79
1ª Classe R$ 15.267,27
2ª Classe R$ 13.044,41
3ª Classe R$ 12.522,50

Para os policiais lotados nas regiões de fronteira, a Lei 12.855/2013 instituiu o pagamento de uma indenização no valor de R$ 91,00 por dia de trabalho, podendo gerar ganhos adicionais de até R$ 2 mil por mês, aproximadamente. Além disso, o auxílio alimentação é de R$ 458,00.

Durante o Curso de Formação Profissional, o candidato fará jus ao auxílio-financeiro, na forma da legislação vigente, no valor de 50% do subsídio da classe inicial do cargo, à época de sua realização, sobre o qual incidirão os descontos legais, ressalvado o direito de optar pela percepção do vencimento e das vantagens do cargo efetivo, em caso de ser servidor da Administração Pública Federal.

Volte ao topo

Concurso Polícia Federal: cargos vagos

O Gran Cursos Online entrou em contato com o órgão e obteve a informação de que são mais de 4.270 cargos ociosos dentro da Polícia Federal. O quantitativo geral de cargos vagos* da carreira Policial Federal e do cargo de Agente Administrativo foi encaminhado pela Diretoria de Gestão de Pessoal – DGP/PF.

Confira:

Cargo Nº vagos
Delegado 505
Perito Criminal 93
Agente 2300
Escrivão 931
Papiloscopista 101
Agente Administrativo 349
Total 4.279

*Dados atualizados até o dia 09/04/2020.

Volte ao topo

Concurso Polícia Federal: requisitos

A Polícia Federal deixa bem claro, seja em sua página oficial, seja nos seus últimos editais, alguns requisitos básicos para ingressar na carreira. Separamos para você, candidato, os principais deles.

Hoje, todos os cargos da Polícia Federal exigem nível superior completo. A comprovação é sempre feita na posse! Ou seja: você pode estar na reta final do seu curso de graduação e fazer o concurso Polícia Federal. Dos cargos que devem ser oferecidos no próximo certame, só o de Delegado, exige uma graduação específica: o curso de Direito.

A exceção à regra acima são os cargos ligado à carreira administrativa ou de apoio da Policia Federal, que podem ser de nível médio e superior.

Sobre a idade, o candidato precisa ter 18 anos na data da posse. E sobre a idade máxima, e necessário observar o limite estabelecido para a aposentadoria compulsória, que hoje é de 75 anos. Lembrando que para todos os cargos há a necessidade do Exame de Aptidão Física, etapa eliminatória do certame.

Confira abaixo as exigências básica por cargo:

Agente de Polícia Federal
Requisitos: Assim como o cargo de escrivão, o candidato deve possuir, no momento da posse, nível superior em qualquer nível de graduação, também sendo aceito os cursos de tecnólogo.

Escrivão de Polícia Federal
Requisitos: O candidato deve possuir diploma de nível superior em qualquer nível de graduação. Importante: o curso de tecnólogo é aceito para o ingresso na Polícia Federal.

Delegado de Polícia Federal

Requisitos: De acordo com a Polícia Federal, é necessário que o aprovado possua diploma de nível superior em Direito, além da exigência de 3 (três) anos de atividade jurídica ou policial, comprovados no ato da posse.

Papiloscopista Polícia Federal
Requisitos: Diferentemente do que muita gente imagina, o curso de papiloscopista não exige uma graduação específica. Desta maneira, basta o nível superior completo, em qual área do conhecimento para concorrer, assim como é aceito o curso de tecnólogo.

Quer saber mais sobre os requisitos? Clique aqui e confira!

Atribuições dos cargos

Agente de Polícia Federal

Investigar atos ou fatos que caracterizem ou possam caracterizar infrações penais, observada a competência da Polícia Federal; proceder à busca de dados necessários; executar todas as tarefas
necessárias à identificação, ao arquivamento, à recuperação, à produção e ao preparo dos documentos de informações; executar todas as atividades necessárias à prevenção e repressão de ilícitos penais da competência da Polícia Federal; conduzir veículos automotores, embarcações e aeronaves; auxiliar a autoridade policial em todos os atos de investigação, cumprir medidas de segurança orgânica; desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

Escrivão de Polícia Federal

Dar cumprimento às formalidades processuais, lavrar termos, autos e mandados, observando os prazos necessários ao preparo, à ultimação e à remessa de procedimentos policiais de investigação; atuar nos procedimentos policiais de investigação, acompanhar a autoridade policial, sempre que determinado, em diligências policiais; responsabilizar-se pelo valor das fianças recebidas e pelos objetos de apreensão; conduzir veículos automotores; cumprir medidas de segurança orgânica; atuar nos procedimentos policiais de investigação; desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

Papiloscopista Policial Federal

Executar, orientar, supervisionar e fiscalizar os procedimentos de coleta, revelação, levantamento e armazenamento de fragmentos e impressões papilares, exames e laudos oficiais papiloscópicos, representação facial humana; operação e gestão de bancos e sistemas automatizados de identificação civil e criminal; assistir à autoridade policial; desenvolver estudos na área de papiloscopia; conduzir veículos automotores; cumprir medidas de segurança orgânica; desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

Delegado de Polícia Federal

Instaurar e presidir procedimentos policiais de investigação; orientar e comandar a execução de investigações relacionadas com a prevenção e repressão de ilícitos penais; participar do planejamento de operações de segurança e investigações;supervisionar e executar missões de caráter sigiloso; participar da execução das medidas de segurança orgânica, bem como desempenhar outras atividades, semelhantes ou destinadas a apoiar o órgão na consecução dos seus fins.

Perito Criminal Federal

Realizar exames periciais em locais de infração penal; realizar exames em instrumentos utilizados, ou presumivelmente utilizados na prática de infrações penais; proceder pesquisas de interesse do serviço; coletar dados e informações necessários à complementação dos exames periciais; participar da execução das medidas de segurança orgânica e zelar pelo cumprimento delas; desempenhar outras atividades que visem apoiar técnica e administrativamente as metas da Instituição Policial, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

Volte ao topo

Último concurso Polícia Federal

A Polícia Federal recebeu um total de 147.744 inscritos para o último concurso que ofertou 500 vagas imediatas. Desses, 35 mil candidatos não compareceram para realizar as provas. Foram cerca de 30,73% de abstenção para o cargo de delegado e 22,68% para os demais cargos. Os dados são da banca organizadora Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – CEBRASPE.

As provas objetivas e a prova discursiva do Concurso Polícia Federal, exceto para o cargo de Delegado de Polícia Federal, tiveram a duração de 5 horas e foram aplicadas no dia 16 de setembro de 2018, no turno da tarde.

Já para o cargo de Delegado de Polícia Federal, a prova objetiva teve duração de 4 horas e foi aplicada também no dia 16 de setembro de 2018, mas no turno da manhã. A prova discursiva também teve a duração de 4 horas e foi aplicada na mesma data, no turno da tarde.

Confira as etapas do concurso público:

Primeira etapa

  • Prova objetiva (eliminatória e classificatória)
  • Prova discursiva (eliminatória e classificatória)
  • Exame de aptidão física (eliminatória)
  • Prova oral (eliminatória e classificatória), somente para o cargo de Delegado de Polícia
  • Prova prática de digitação, somente para o cargo de Escrivão
  • Avaliação médica (eliminatória)
  • Avaliação psicológica (eliminatória)
  • Avaliação de títulos (classificatória), somente para as ocupações de Delegado e Perito Criminal

Segunda etapa

Curso de Formação Profissional de responsabilidade da Academia Nacional de Polícia, a ser realizado no Distrito Federal, podendo ser desenvolvidas atividades, a critério da Administração, em qualquer unidade da Federação.

  • Período: 5 meses (850 horas-aula)
  • Aluno recebe bolsa correspondente à 50% do valor da remuneração

Volte ao topo

Prova objetiva

Disciplinas

Veja a relação de matérias indicadas no conteúdo programático de acordo com o cargo:

Agente Escrivão Papiloscopista
Bloco I Língua Portuguesa
Noções de Direito Administrativo
Noções de Direito Constitucional
Noções de Direito Penal e Processual Penal
Legislação Especial
Estatística
Raciocínio Lógico
Bloco II Informática
Bloco III Contabilidade Geral Contabilidade Geral
Arquivologia
Arquivologia
Biologia
Física
Química

Delegado Polícia Federal

Direito Administrativo
Direito Constitucional
Direito Civil
Direito Processual Civil
Direito Empresarial
Direito Internacional Público e Cooperação Internacional
Direito Penal
Direito Processual Penal
Criminologia
Direito Previdenciário
Direito Financeiro e Tributário

Prova discursiva

Para o cargo de Delegado de Polícia Federal, a prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, abordou assuntos nas áreas de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Penal. O valor máximo foi de 24,00 pontos e foi composta de duas partes:

a) três questões dissertativas, de até 30 linhas cada, com valor máximo de 4,00 pontos cada uma; e
b) elaboração de uma peça profissional, de até 90 linhas, com valor máximo de 12,00 pontos.

Para o cargo de Perito Criminal Federal, a prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, teve o valor de 13,00 pontos e consistiu da elaboração de uma redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados aos conhecimentos específicos para cada cargo/área.

Para os cargos de Agente de Polícia Federal, Escrivão de Polícia Federal e Papiloscopista Policial Federal, a prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, teve o valor de 13,00 pontos e consistiu de redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, com base em tema formulado pela banca examinadora.

Exame de aptidão física

Só participaram dessa etapa aqueles que forem classificados nas fases anteriores. O exame de aptidão física foi composto de quatro testes:

Teste físico Homens Mulheres
Barra fixa* De 3 a 15 de 15 a 35 segundos
Impulsão horizontal Entre 2,07 m e 2,28 m 1,59 m e 1,90 m
Natação (50 m) Em 44 segundos Em 54 segundos
Corrida (12 minutos) Entre 2,35 e 2,71 Entre 2,02 m e 2,34 m

*Os homens realizaram o teste de barra fixa em flexões, já para mulheres foram cobradas barra fixa de sustentação.

ATENÇÃO!

O Teste de Aptidão Física – TAF é cobrado somente nos certames para ingresso na carreira policial! Não é exigido para ingresso nos cargos da carreira administrativa.

Volte ao topo

Prova de títulos

Essa etapa (caráter classificatório) só foi cobrada para os candidatos interessados nos cargos de Delegado de Polícia Federal e de Perito Criminal Federal da PF, aprovados nas fases anteriores.

A avaliação de título teve o valor de 7,00 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados tenha sido superior a esse valor.

Título Valor de cada título Valor máximo dos títulos
Diploma de doutorado 2,0 2,0
Diploma de mestrado 1,0 1,0
Certificado de curso de pós-graduação (especialização) 0,50 0,50
Exercício em cargo anterior para Delegado e Perito 0,40 por ano completo 2,0
Exercício em cargo público de natureza especial 0,30 por ano completo 1,50
Total máximo de pontos 7,0

Concurso Polícia Federal: convocações

Em 24 de maio de 2019, o Governo Federal, em conjunto com o Ministério da Economia e o Ministério da Justiça, autorizou a convocação de 1.047 aprovados no último Concurso Polícia Federal. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União – DOU.

Com isso, foi autorizada a nomeação de 500 aprovados e classificados dentro do quantitativo de vagas originalmente previsto para pronto provimento; e 547 aprovados e não classificados dentro do quantitativo de vagas previsto no edital da Policia Federal.

De acordo com o Decreto nº 9.801, a divisão das vagas deveria ser feita entre os cargos de Delegado, Perito Criminal, Agente, Escrivão e Papiloscopista, da seguinte forma:

Cargos Nomeados
Delegado de Polícia Federal 169
Perito Criminal Federal – Área 1 7
Perito Criminal Federal – Área 2 6
Perito Criminal Federal – Área 3 30
Perito Criminal Federal – Área 4 3
Perito Criminal Federal – Área 5 3
Perito Criminal Federal – Área 6 6
Perito Criminal Federal – Área 9 2
Perito Criminal Federal – Área 12 3
Perito Criminal Federal – Área 14 4
Agente de Polícia Federal 229
Escrivão de Polícia Federal 68
Papiloscopista Polícia Federal 17

O Governo Federal já havia autorizado a nomeação de todos os candidatos aprovados no Concurso Polícia Federal. Com isso, eram esperados 1000 candidatos nomeados e não apenas 500, omo previsto no edital.

No dia 15 de fevereiro deste ano, o presidente da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal – ADPF Edvandir Paiva em evento institucional anunciou que apoia a solicitação realizada pela comissão de aprovados do último concurso da PF, em 2018. O pedido versa principalmente para que haja mudanças em itens no edital da qual pode convocar além do número de vagas indicadas no certame, visto que há um déficit no quadro de pessoal do órgão que somam mais de 4 mil!

Com as mudanças e as novas convocações poderão ser formadas duas novas turmas, em junho de 2019 e outra no primeiro semestre de 2020, para os futuros policiais. A associação explica que o assunto também está em pauta no Ministério da Justiça para que seja aprovado o orçamento e se inicie o chamamento dos aprovados.

Volte ao topo

NOVAS DATAS PARA CURSO DE FORMAÇÃO

No último dia 19 de março foi publicado  a suspensão do curso de formação do último concurso Policia Federal que aconteceu em 2018. O curso aconteceria entre os dias 17 de junho e 8 de novembro, para diversos cargos, em Brasília. A decisão é uma medida de precaução enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus (Covid-19). Porém, no dia 26 de junho de 2020 foi divulgado novas datas para apresentação ao CFP.

Curso de Formação Profissional

O Curso de Formação para Policial Federal é ministrado pela Academia Nacional de Polícia, em suas instalações em Brasília, sendo composto por disciplinas teóricas e operacionais e disposto em caráter de internato, das 7h30 até as 18h, de segunda a sábado com intervalos entre as aulas e com horário reservado para o almoço. A ANP fornece alojamento aos candidatos. Vale lembrar que a ordem de classificação obtida por meio de notas no CFP é critério para efeitos de escolha de lotação.

Curso de Formação Profissional na PF – Saiba mais

Concurso Polícia Federal: concorrência

Confira a relação de vagas, inscritos e demanda por ocupação ofertada no último certame da Policia Federal:

Cargo Inscritos total Vagas total Demanda total
Delegado 17816 150 118,77
Agente 92671 180 514,84
Escrivão 12663 80 158,29
Papiloscopista 6452 30 215,07
Perito Criminal/Área 1 2295 10 229,50
Perito Criminal/Área 2 1186 5 237,20
Perito Criminal/Área 3 4235 20 211,75
Perito Criminal/Área 4 1090 2 545,00
Perito Criminal/Área 5 432 2 216,00
Perito Criminal/Área 6 1783 4 445,75
Perito Criminal/Área 7 3366 8 420,75
Perito Criminal/Área 9 789 4 197,25
Perito Criminal/Área 12 1701 2 850,50
Perito Criminal/Área 14 1265 3 421,67

Concurso Polícia Federal: atuação do órgão e trabalho

O professor e Agente da PF desde 2012, Diego Ribeiro, realizou eventos explicando tudo sobre a corporação. Para saber mais, assista aos vídeos abaixo:

Volte ao topo

Materiais gratuitos

Estude para concursos públicos com os materiais gratuitos do Gran Cursos Online. Acesse nossa página exclusiva e conheça:

  • E-books
  • Apostilas
  • Guias de estudos
  • Editais verticalizados e muito mais!

Gran Vade Mecum Polícia Federal

Pensando em te auxiliar na sua jornada rumo à posse na PF, a equipe do Gran Cursos Online compilou as legislações previstas que podem vir a ser cobradas para o diversos cargos (pré-edital). Baixe gratuitamente. Clique no link de interesse e baixe já!

Concurso Polícia Federal: Guia de Estudos

Prepare-se com o Gran Cursos Online! Baixe gratuitamente o Guia de Estudos para o cargo de Agente da Polícia Federal. O material contempla dicas pontuais para aperfeiçoar seu desempenho, disciplinas com assuntos em tópicos (indicado por importância) e grades de estudos de 3 horas e 5 horas diárias – para ser aplicado dependendo da sua rotina. É simples, insira seus dados abaixo e receba o conteúdo!

Preencha o número do seu celular e tenha acesso a informações exclusivas! (Cadastro opcional e cancelável)

Volte ao topo

Resumo do concurso PF

Concurso Departamento da Polícia Federal
Banca organizadora A definir
Cargos Diversos
Escolaridade Nível superior
Carreira Policial
Lotação Nacional
Número de vagas 2.000 vagas confirmadas (carreira policial)
Remuneração de R$ 12.522,50 a R$ 23.692,74
Previsão p/ publicação do edital 2020
Link do edital Clique AQUI e confira o último edital Polícia Federal

Resumo do Concurso Polícia Federal Administrativo

Concurso Departamento da Polícia Federal
Banca organizadora A definir
Cargos Diversos
Escolaridade Níveis médio e superior
Carreiras Administrativa, saúde, tecnologia da informação e outras
Lotação Nacional
Número de vagas 508 vagas solicitadas ao Ministério da Economia
Remuneração Inicial de R$ 4.881,47 a R$ 7841,95
Previsão p/ publicação do edital 2020
Link do edital Policia Federal Veja aqui o último edital PF Administrativo

 

 

 

Fonte: blog.grancursosonline