Foto: Divulgação

O especial é apresentado por  Enzo de Lisita em cinco episódios. Vinte e dois profissionais que fizeram parte da história da emissora deram seus depoimentos

Um documentário comemora os 45 anos da TV Brasil Central e conta a história da TBC, da criação até os dias atuais.  Junto com o relato sobre a emissora, também está a história de Goiás nas últimas quatro décadas e meia, como o acidente com o Césio 137, o movimento das Diretas Já, o mutirão das mil casas e a pandemia.

O programa especial é apresentado pelo jornalista Enzo de Lisita,  vestido de acordo com cada época, em cinco episódios, cada um com 15 a 19 minutos de duração.

Para o documentário foram gravados 22 depoimentos com profissionais que participaram da história da TV Brasil Central, tais como repórteres, editores, produtores, cinegrafistas e apresentadores.

Pesquisa

A pesquisa das imagens foi feita em 60 DVDs e 14 fitas VHS do Museu da Imagem e do Som (MIS), que tem o acervo da TBC. O jornalista conta que o trabalho começou abordando o início da Televisão, porém havia poucas imagens desse período, devido ao incêndio que ocorreu sede da emissora em 1997. “Mas conseguimos registrar muita coisa, inclusive com imagens fornecidas pelos próprios entrevistados”, acrescentou.

“Fomos viajando, através do tempo, até chegar ao episódio 5, que conta a realidade atual da TV Brasil Central, com a digitalização, a epidemia do coronavírus e o futuro da TBC”, disse o apresentador.

Episódios

No 1º episódio são lembrados o início da TV Brasil Central e a cobertura do Mutirão das Mil Casas.

 2º episódio apresenta o Comício das Diretas Já e o acidente com o Césio-137, com outros assuntos envolvidos.

O 3º episódio recorda o incêndio na sede da emissora, a visita do papa João Paulo II a Goiânia, e a cobertura eleitoral, uma tradição da TBC.

4º episódio fala de esporte e dos programas especiais – Roda de Entrevista, Todas as Coisas, Revista das Onze, Goiás na TV, entre outros.

5º episódio aborda o momento atual e as perspectivas futuras.

Pandemia

Enzo Lisita explica que o programa demorou a ser concluído devido à pandemia do coronavírus, que obrigou os profissionais a trabalhar em regime de escala, por questões de segurança sanitária.

Esse imprevisto atrasou as gravações dos depoimentos, que foram feitas de março a maio. A intenção era exibir o documentário a partir de 1º de maio último, dia do aniversário de 45 anos da TV Brasil Central. Mas o avanço do coronavírus frustrou esse plano, disse.

O especial recuperou ainda a evolução técnica da TV, pegando desde o início, na época do Consórcio de Empresas de Notícias de Radiodifusão do Estado (Cerne), criado em 1962 com sede no Setor Vila Nova; até o estágio atual, com o processo de digitalização das imagens da emissora.

Conta ainda que a TBC integra hoje à Agência Brasil Central (ABC), complexo de comunicação pública do Governo de Goiás, que reúne ainda emissoras de rádio, mídias sociais e Diário Oficial do Estado.

ABC Digital

https://www.abc.go.gov.br/noticias/estreia-nesta-segunda-feira-documentario-que-conta-os-45-anos-da-tv-brasil-central.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Solve : *
14 ⁄ 7 =