Brasília Agora


COLUNAS

Economia$Capital

5 de março, 2021

Lei Seca Bares e restaurantes computam gigantescas no faturamento com a decretação das medidas restritivas pelo GDF. O Governo já autorizou a secretaria da Economia […]

Economia$Capital

Lei Seca

Bares e restaurantes computam gigantescas no faturamento com a decretação das medidas restritivas pelo GDF. O Governo já autorizou a secretaria da Economia a buscar ações que reduzam o impacto (até pela perspectiva de queda na arrecadação), mas adiantou que flexibilização no funcionamento só com queda nos números da pandemia e a entrada em funcionamento dos novos leitos da UTI.

 

BRB contra pandemia

O Banco de Brasília (BRB) vai liberar até R$ 2,5 bilhões em crédito para cidadãos e empresas. A ação faz parte do programa Acredita-DF, lançado no fim de fevereiro e com prazo de contratação até maio. Para pessoas jurídicas, os recursos para capital de giro têm taxas a partir de 0,8% ao mês, com carência para pagamento de até 12 meses.

 

BRB contra pandemia II

Para investimento, a taxa é igual e a carência e pode chegar a até 24 meses. Há também a possibilidade de solicitação de suspensão, por até 180 dias, do pagamento de operações de crédito já contratadas. A adesão ao Acredita-DF pode ser feita pelo aplicativo do banco, por meio do bate-papo com o gerente; pelo telebanco, no número (61) 3322-1515, ou nas agências bancárias, que estão com horário de funcionamento estendido, das 9 às 16 horas.

 

A vida sobre duas rodas

Em 2020, foram registradas das aberturas de mais de 4, 8 mil empresas em atividades econômicas relacionadas ao setor de bicicletas em todo o pais. Só no DF, foram mais de 280. Isso representa um crescimento de 26% em relação a 2019

 

Vítima do mercado imobiliário

O atual presidente do BRB, Paulo Henrique Bezerra R. Costa, era quase certo pra assumir o banco do Brasil. Perdeu o favoritismo, ou melhor, qualquer possibilidade, diante da repercussão negativa que teria sua indicação, após o Banco de Brasília ter concedido o empréstimo para o 01 do presidente Bolsonaro comprar sua mansão no Lago. Poderia soar como uma troca de favores.

 

Aliás…

Quando essa coluna anunciou, na contramão da maior parte da mídia, que o presidente do BB não seria sacado pelo Bolsonaro, adiantou que isso não significaria que ele ficaria muito tempo. A irritação de André Brandão, após a fritura do Planalto, resultou em um troco na hora certa, quando Bolsonaro já estava fragilizado pela troca da Petrobras.

 

Mês da mulher?

Em 2019, o nível de ocupação das mulheres de 25 a 49 anos vivendo com crianças de até 3 anos de idade foi de 54,6% e o dos homens foi de 89,2%. Em lares sem crianças nesse grupo etário, o nível de ocupação foi de 67,2% para as mulheres e 83,4% para os homens. As mulheres pretas ou pardas com crianças de até 3 anos de idade no domicílio apresentaram os menores níveis de ocupação: 49,7% em 2019. Segundo o IBGE, com a pandemia, esses números tendem a ser priores em 2020.

 

Oportunidade

O Diário Oficial do DF de quarta-feira trouxe autorização para a realização de concurso público com previsão de 1,4 mil vagas. Serão 100 para o cargo de gestor e 150 para analista l, ambos da carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental e mais 1.250 de cadastro reserva.

 

[email protected]