Renda do setor privado em baixa

Entre 2012 e 2020, a disparidade de renda entre o trabalhador do setor privado e do setor púlico fica ainda maior. Enquanto entre os funcionários públicos houve um aumento médio de 20,4% nos celetistas e de 13,1% nos concursados, para os empregados do setor privado, a correção foi de 7,1%, segundo levantamento feito com base na Pnad do IBGE.

Renda do setor privado em baixa (II)

Esses dados demonstaram o porquê da consistência de boa parte do comércio do DF, quando comparado com outras unidades federativas. Graças à renda do setor público, a crise, aqui, ainda é menor do que em outras parte do País.

 

Renda do setor privado em baixa (III)

O problema está no encolhimento do setor público, principalmente de 2016 para cá, quando houve recuo do impacto desses na massa salarial, apesar dos ganhos nos reajustes. Aliás, esse encolhimento, que tem reflexos no mercado local, é bem sintonizado com o preconizado pelo presidente: menos Brasília e mais Brasil, por quanto restrito ao menos Brasília.

 

IBGE cancela concurso

Seriam 200 mil vagas para recenseadores, mas o corte profundo no orçamento do IBGE fez com que o órgão cancelasse o concurso. A pergunta é: em um momento como esse é hora de abrir mão de oferecer trabalho e movimentar a economia?

 

Faltou foi ovo

Apesar do mau momento econômico, a venda de ovos de Páscoa explodiu na última semana. Em vários estabelecimentos, faltou o produto. Segundo o segmento, as vendas podem ter sido superiores em quase 10% em relação ao ano passado. Os números só não foram melhores porque a indústria, com medo, produziu menos.

 

Pedido do Planalto

O presidente Bolsonaro pediu, pessoalmente, ao governador do DF que ele revisse as políticas de lockdown. Ibaneis garantiu que está, sim, preocupado com a sobrevivência de empresas, mas que só pode ampliar as liberações de funcionamento com a queda nas ocupações da UTIs, que ainda estão acima de 90%. Ibaneis está preocupado, principalmente, com bares e restaurantes, devido ao volume de empregos no segmento.

 

Industria desaquece

Enquanto a produção industrial interna destinada ao mercado nacional recuou 1,6% em fevereiro, a importação de bens industriais apresentou uma queda de 0,7% no mesmo período. A variação acumulada em doze meses apontou recuo de 5,3%, isso confirma um desaquecimento do setor industrial, que estaria recebendo menos encomendas de um comércio estagnado.

 

Conta de Luz negociada

A CEB Distribuição registrou recorde de negociação de contas de energia atrasadas. Em 30 dias, foram mais de 6,2 mil faturas em aberto negociadas. A empresa reduziu a entrada de quitação de dívida para 20%, com parcelamento em 12 vezes no cartão de crédito.

 

bsbagora@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Solve : *
14 + 1 =