
Dia de Finados: saiba como será o funcionamento dos serviços públicos do DF
Data promoverá alterações, em especial em áreas relacionadas aos seis cemitérios da capital federal

Os apreciadores também vão contar com um salão de artesanato, um de flores, uma praça de gastronomia e com o esperado Empório da Uva Começa nesta sexta-feira (30), às 10h, a I Feira da Uva e Vinho de Brasília. O evento está sendo organizado no Parque de Exposições de Planaltina-DF e será realizado em dois …
Continue reading “Feira da Uva e do Vinho começa nesta sexta-feira em Planaltina-DF”
Os apreciadores também vão contar com um salão de artesanato, um de flores, uma praça de gastronomia e com o esperado Empório da Uva
Começa nesta sexta-feira (30), às 10h, a I Feira da Uva e Vinho de Brasília. O evento está sendo organizado no Parque de Exposições de Planaltina-DF e será realizado em dois fins de semana. No local, os apreciadores também vão contar com um salão de artesanato, um de flores, uma praça de gastronomia e com o esperado Empório da Uva, espaço que será destinado à fruta, ao vinho, derivados e queijos.
A feira está sendo desenvolvida, planejada e programada há mais de três anos junto aos produtores locais e nacionais | Foto: Divulgação/Setur
A feira, que conta com a participação de produtores de uva e de vinho da capital e terá apresentação de produtos, degustações e comercialização da fruta e de derivados, é organizada pela Associação Cresce DF, com apoio da Emater, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Turismo, Administração de Planaltina e da Superintendência Federal de Agricultura (SFA).
O evento vai ocorrer em dois fins de semana (dias 30 e 31 deste mês, 1º, 6, 7 e 8 de agosto) e estará aberto ao público das 10h às 22h.
“O objetivo dessa feira é mostrar para o povo do Distrito Federal e também de outros estados que Brasília tem grande potencial para o cultivo de uva. Uma produção anual de mais de 270 toneladas mostra a força que Brasília pode ter para o enoturismo e para a viticultura”, afirma o produtor executivo João Paulo de Araújo, da Associação Cresce DF.
De acordo com ele, haverá venda de vinhos fabricados em diversos cantos do país e pelo menos dois artesanais produzidos na capital. A Associação Brasileira de Sommeliers do DF também terá um espaço no evento. Para a presidente da Emater, Denise Fonseca, essa é uma aposta da empresa, que vem investindo em capacitação e incentivando produtores para o cultivo.
Fotos: Divulgação/FAP-DF
“Estamos trabalhando para aumentar a produção de frutas no Distrito Federal. O cultivo de uva é uma das prioridades que tenho colocado para as nossas ações no campo. Queremos viabilizar e fortalecer essa cadeia, que certamente vai ser muito positiva. Essa festa fortalece nossos objetivos”, destaca Denise.
Apesar de a uva ser a principal atração da festa, não será a única. A Emater mobilizou produtores de flores e artesanato de vários núcleos rurais do Distrito Federal, que vão estar presentes com seus produtos. A empresa terá também um estande institucional na feira.
Para o secretário de Agricultura, Cândido Telles, a produção de uvas na capital federal está acima da média do país — enquanto o Brasil produz cerca de 19 toneladas da fruta em cada hectare, no DF essa média chega a 22 toneladas. “Acredito na agricultura e no produtor rural. É no campo que está a solução para a economia e o desenvolvimento”, ressalta.

Feira Nacional da Uva e do Vinho de Brasília
Datas: 30/7, 31/7 e 1º/8 (sexta a domingo) e 6 a 8/08 (sexta a domingo)
Horário: Das 10h às 22h
Local: Parque de Exposições de Planaltina
Acesso livre
* Com informação da Emater-DF

Data promoverá alterações, em especial em áreas relacionadas aos seis cemitérios da capital federal

No evento também foi firmado termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Saúde e a Seção Judiciária do TRF1

Os condutores desses veículos precisam apresentar o CRLV-e 2025 quando abordados pela fiscalização de trânsito

Interdições ocorrem em vias da Asa Norte, Eixo Monumental e Esplanada dos Ministérios por causa de corridas, filmagens e show de rock
