
Brasil tem 11,8 milhões de moradores em 1.138 áreas de preservação
Censo 2022 mostra que 48% destas áreas são habitadas
Ação em apoio ao Ibama visa à preservação da biodiversidade nacional Oministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nas ações de fiscalização, repressão ao desmatamento ilegal e demais crimes ambientais, além …
Continue reading “Força Nacional reforça combate a crimes ambientais na Amazônia Legal”
Ação em apoio ao Ibama visa à preservação da biodiversidade nacional
Oministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nas ações de fiscalização, repressão ao desmatamento ilegal e demais crimes ambientais, além de combate aos incêndios florestais e queimadas, na área que compreende a Amazônia Legal.
A Força Nacional tem atuado de forma conjunta e coordenada contra crimes ambientais. – Foto: MJSP
Para o ministro Anderson Torres, ações com planejamento são cruciais para garantir a preservação da biodiversidade nacional. “Esse reforço é um grande diferencial nas ações em campo. O trabalho integrado garante mais assertividade no enfrentamento a qualquer tipo de atividade ilegal que atinja o meio ambiente.”
Já para o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) com o emprego da Força Nacional “é muito importante para multiplicar a capacidade operacional dos órgãos ambientais”.
As tropas federais se juntarão às equipes de fiscalização do Ibama para garantir a segurança dos servidores. Os militares atuarão por 260 dias, e esse prazo poderá ser prorrogado, se necessário.
Ao longo de 15 anos, desde a criação, a Força Nacional tem atuado de forma conjunta e coordenada contra crimes ambientais e pela preservação dos biomas brasileiros.
Foram 50 operações apoiando diversos órgãos como o Gabinete de Segurança Institucional, Departamento de Polícia Federal, Ministério do Meio Ambiente, Ibama, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), além de governos estaduais. Atualmente, a Força Nacional está com 5 ações em andamento.
A Amazônia Legal é uma região que abrange uma área de mais de 5 milhões de quilômetros quadrados, representando dois terços do país. Ela engloba a totalidade dos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Acre, Tocantins, Mato Grosso e parte significativa do Maranhão.
Na Amazônia, são encontradas aproximadamente 40 mil espécies de plantas e mais de 400 de mamíferos. Os pássaros somam quase 1.300, e os insetos chegam a milhões. Os rios amazônicos guardam outras 3 mil espécies de peixes.
Acompanhe as ações do Governo Federal nas redes sociais do SecomVc no Facebook, Instagram e Twitter.
Com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública
Censo 2022 mostra que 48% destas áreas são habitadas
Brasil tem 11,8 milhões de moradores em 1.138 áreas de preservação
Resposta de Lula ao anúncio da taxação também pautou veículos
Medida visa atingir exploração do serviço pelo crime organizado