Brasília Agora


CULTURA

Funarte e UFRJ lançam Sistema Nacional de Orquestras Sociais

16 de julho, 2020

A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores apoiando projetos sociais de música A Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com a Universidade […]

Funarte e UFRJ lançam Sistema Nacional de Orquestras Sociais

A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores apoiando projetos sociais de música

A Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lança, nesta quarta-feira (15) o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), ação do Programa Funarte de Toda Gente. Uma live no canal do programa, às 18h,  marcou a abertura do Sinos.

O Sinos é uma rede composta por profissionais de música, que atuará em cursos, oficinas, concertos e festivais neste segundo semestre e também por todo o ano de 2021. As atividades se iniciam exclusivamente online e, quando possível, se estenderão a ações presenciais, em todas as regiões do País.

A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o País. A iniciativa integra o Programa Funarte de Toda Gente.

Orquestra

Orquestra Sopros da UFRJ regida pelo maestro Marcelo Jardim – Foto: Ana Liao/Funarte

“O propósito inicial do Sinos é estimular quem já está colocando a mão na massa”, diz o maestro Marcelo Jardim, vice-diretor da Escola de Música da UFRJ e coordenador dos projetos da universidade em parceria com a Funarte. “Em lugar de criar um programa que iniciasse tudo do zero, a escolha da Fundação e da Universidade foi valorizar essas pessoas que já atuam, mas são carentes de apoio e de sustentação; e reforçar e chancelar o que elas já estão fazendo em suas áreas” afirma.

Para saber mais sobre o projetos e os cursos oferecidos, basta acessar a página do Sinos www.sinos.art.br

Com informações da Funarte