
Polícia Federal prende preventivamente diretor da Agência Nacional de Mineração
Operação também prendeu diretor do Serviço Geológico do Brasil
Ação ampliará a infraestrutura de banda larga da região, atendendo universidades, hospitais e escolas O programa Nordeste Conectado, que busca implantar equipamentos para promover o tráfego de dados em fibra óptica ao longo da rede da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), já conectou cinco cidades à rede troncal: Caruaru (PE), Campina Grande (PB), Paulo …
Continue reading “Governo leva fibra óptica para cidades nordestinas”
Ação ampliará a infraestrutura de banda larga da região, atendendo universidades, hospitais e escolas
O programa Nordeste Conectado, que busca implantar equipamentos para promover o tráfego de dados em fibra óptica ao longo da rede da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), já conectou cinco cidades à rede troncal: Caruaru (PE), Campina Grande (PB), Paulo Afonso (BA) , Mossoró (RN) e Quixadá (CE). Elas já contam com internet rápida por cabos de fibra óptica. A estrutura permite tráfego de dados a 100 Gigabits por segundo. Outras quatro cidades serão conectadas a essa rede até o fim de 2021.
Com o estabelecimento de parcerias, será possível atingir 77 localidades em quatro anos – Foto: Agência Brasil
A estrutura permitirá um fluxo de dados para escolas e centros de saúde, que será disponibilizado para provedores de serviço de acesso à internet, atraindo empresas para a região. Até o fim de 2022, pretende-se atender 16 cidades-polo diretamente. Com o estabelecimento de parcerias, será possível atingir, no total, 77 localidades em toda a região Nordeste, em quatro anos.
Por meio do programa Nordeste Conectado, o Governo Federal vem estabelecendo parcerias com empresas de telecomunicação para levar infraestrutura de fibra óptica às áreas alcançáveis pela rede, com a ampliação da oferta de serviços de internet banda larga à população.
Outra iniciativa do Governo Federal também busca levar fibra óptica às localidades mais remotas do país, dessa vez na região Norte: o programa Norte Conectado. Já foram executados: estudo e levantamento hidrográfico; projetos técnicos; consultoria para modelar o operador neutro e o modelo de negócio; contratação de empresa para fornecimento de cabos; e consulta pública acerca do modelo de operador neutro da infraestrutura do projeto-piloto.
O programa Norte Conectado será integrado à estrutura do projeto Amazônia Conectada — executado pelo Exército — para beneficiar 9,3 milhões de brasileiros.
Para atender a toda essa demanda, numa região cercada por rios e com áreas de difícil acesso, estão previstos mais de 10 mil quilômetros de cabo de fibra óptica, o suficiente para cobrir a distância de 100 mil campos de futebol. O projeto está em fase de conclusão do processo licitatório para contratação da empresa que fará o lançamento dos cabos.
Com informações do Ministério das Comunicações
Operação também prendeu diretor do Serviço Geológico do Brasil
Ministros avaliam lei de 2022 que acabou com rol taxativo da ANS
Relatório divulgado nesta terça-feira aponta que empresa montou escalas que reduziram tempo de descanso
Resolução foi publicada na terça-feira no Diário Oficial da União