Alimentação equilibrada, dormir bem e se exercitar são prioridades

A rotina ideal para manter uma vida saudável é composta por atividades, alimentação equilibrada e comportamentos variados, que são complementares e igualmente essenciais. Finn apoia a descoberta de novos hábitos e aposta em soluções sem açúcar para uma rotina com menos calorias e mais saudável.

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(Foto: Reprodução)

É sempre bom lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde não apenas como a ausência de doença ou enfermidade, e sim um completo de bem-estar físico, mental e social.

Por isso, cuidados relacionados à alimentação e ao sono, a prática frequente de atividades físicas, controle do peso, entre outros, não podem faltar nesse novo estilo de vida que você pode abraçar sem pensar duas vezes (seu corpo e mente agradecem!).

Você só precisa seguir algumas das recomendações abaixo para começar hoje mesmo e trazer hábitos mais saudáveis para sua vida. Para quem já incorporou no seu dia a dia alguns destes conselhos. É só continuar a cultivar o bom viver que os latinos pregavam no famoso ditado “mens sana in corpore sano” (uma mente sã num corpo são).

NoneFoto iStock.com/Getty Images

Dieta equilibrada
Nutricionistas indicam cinco tipos de alimentos que não podem faltar no seu prato – e aqueles que você deve evitar. Resista à tentação! Lembrando sempre de consultar o seu médico.

Incluir
• Alimentos integrais
• Água
• Frutas
• Legumes e verduras
• Oleaginosas

Evitar
• Frituras
• Açúcar branco
• Excesso de cafeína
• Sal
• Farinha branca

Soninho bom
Segundo pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), uma noite bem dormida é tudo de bom e traz benefícios como aumento da concentração, memória e atenção. O recomendado é cumprir de 6 a 8 horas de sono diariamente. A Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS) lista alguns mandamentos para uma boa noite:

• Ambiente saudável
• Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica
• Jantar moderadamente em horário regular e adequado
• Atividades repousantes e relaxantes após o jantar
• Atividade física em horários adequados e nunca próximo à hora de dormir
• Não levar problemas para a cama

Atividade física
Colocar o corpo em movimento é sempre bom. Se você consultou seu médico e pode fazer atividade física, a prática regular de exercícios pode te ajudar a prevenir e tratar doenças como o infarto, o AVC, a hipertensão arterial, a diabetes e a depressão, dentre outras. Além disso, fortalecer os ossos e a musculatura e:

• Melhorar a coordenação motora
• Aumentar a resistência física
• Evitar problemas nas articulações
• Reduzir a gordura corporal
• Melhorar a capacidade cardiorrespiratória
• Elevar o bem-estar físico

Estar atento à qualidade da alimentação, dormir bem e se exercitar com frequência são práticas que podem fazer parte das suas prioridades, assim como a visita periódica ao médico e a realização de exames preventivos.

Fonte: EQUILÍBRIO PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL | Do R7 Conteúdo e Marca

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