A pandemia da Covid-19 nos traz algumas frentes que irão se refletir na economia e nos resultados de compra e venda de imóveis para 2020. Entre essas frentes, destacamos algumas:

FRENTES POSITIVAS

  1. a) Milhares de pessoas irão comprar e vender urgentemente, com receio de vir a ter complicações de saúde e de não usufruir de uma vida com qualidade tentando se proteger da Covid-19. Comprarão imóveis em locais com menos habitantes, especialmente as famílias que precisam ajudar a preservar a vida de pessoas idosas, com limitações e em grupos de riscos.
  2. b) Milhares de compradores irão acelerar para comprar aproveitando o saque do FGTS e as linhas de crédito de financiamento com as mais baixas taxas de juros nunca existentes no cenário brasileiro.
  3. c) O mercado financeiro traz incertezas, mesmo com muitas pessoas sendo estimuladas a investir em ações que estão em baixa e que irão render a médio e longo prazo; ou, como os conservadores, que irão investir em renda fixa, a exemplo de títulos do tesouro. Mas, haverá várias pessoas que já são acostumadas a investir em imóveis, por terem maior garantia patrimonial em caso de colapso da economia. Então, acredito que as pessoas, muitas mesmo, voltarão a comprar imóveis para obter rendimentos em aluguéis e aproveitar a queda dos preços, ocasionadas por decisões de vendas de proprietários que querem e precisam vender para obter capital de giro; além, é claro, daquelas decisões normais de venda, como por exemplos mudanças para espaços maiores ou até espaços menores.

O CENÁRIO MAIS PROPÍCIO PARA IMOBILIÁRIAS E CORRETORES DE IMÓVEIS

As imobiliárias e os corretores como agentes de interferências farão também aumentar o número de vendas por uma questão muito simples: são o meio da transformação desse cenário. Serão eles que irão influenciar pessoas, dar condições e ofertar soluções. Contudo, aproveitarão esse cenário positivo as imobiliárias e os corretores que mantiverem suas estruturas aproveitando as inovações que o mercado está oferecendo, com ferramentas adequadas para conseguir clientes em maior volume, ou até utilizando o marketing one-to-one para não perder nenhum negócio que cair em suas mãos.

No entanto, nesse momento, haverá de ter mais investimentos nas estruturas internas, voltados para custear as novas tecnologias e os recursos de seus sistemas, capacitar as equipes e, em caso de corretores autônomos, incrementar seu marketing pessoal, principalmente.

O SUCESSO DE NOSSA EMPRESA ACONTECE IMOBILIÁRIA

Baseados nessa tendência do mercado imobiliário, a gerência e nossa equipe de suporte, bem como nossos corretores, estamos trabalhando diariamente para investir em marketing digital, otimizando os canais de vendas e a comunicação com os clientes.

Um exemplo claro desse trabalho é o corretor já ter todas as informações em sua mão pelo celular e, a partir daí, utilizar todas as ferramentas necessárias para agilizar um atendimento.

Estamos superando essas dificuldades, pois, mesmo com tanta tecnologia e informação de capacitação disponíveis a todos, é natural do ser humano resistir às mudanças, mesmo sabendo que elas são necessárias para sua própria sobrevivência profissional e seu sucesso de vendas.

Já está em teste o nosso novo CRM – Sistema de Gestão de Clientes, que nos permitirá o acompanhamento de que acontece com cada cliente que foi captado com recursos investidos em nossas plataformas de vendas. Com o novo CRM, nossa expectativa é melhorar:

  1. a) a comunicação com os clientes através de nossa base de dados.
  2. b) medir o atendimento dado ao cliente.
  3. c) identificar a necessidade de melhorias em todo o processo.
  4. d) operacionalizar as fases do atendimento dado pelo corretor.
  5. e) reforçar o objetivo de fidelizar o máximo de clientes possíveis.
  6. f) unificar toda a operacionalização de vendas através do sistema de gestão.

OS RESULTADOS OBTIDOS NESSA CRISE

Vamos analisar alguns pontos na curva do crescimento:

  1. a) no mês de março houve o choque, mas fizemos vendas. Como trabalhamos com imóveis médios e de alto padrão, não se precisa necessariamente vender muitas unidades para se ter uma boa comissão, se é que você me entende;
  2. b) em abril, com a conscientização e a seriedade de enfrentar o problema, tomamos diversas decisões, tais como reduzir custos para manter o processo funcionando sem efetivar nenhuma demissão e adequando o sistema de trabalho com a equipe em Home Office. Passamos por muitos perrengues, mas, ao final do mês conseguimos praticamente os mesmos resultados do mês de março. Então, já foi um sucesso para aquele mês com tantas inseguranças;
  3. c) em maio, já crescemos de forma bem significativa, ainda tomando decisões para nos adequar ao cenário, mas com crescimento nas vendas;
  4. d) em junho, já aptos a enfrentar o momento com várias linhas de aperfeiçoamento nos sistemas operacionais e com as equipes de Home Office voltando ao trabalho presencial, conseguimos superar os meses anteriores, inclusive o mês de maio, que já foi bom em termos de resultados nas vendas;
  5. e) e agora estamos em julho, com resultados nas vendas que já superam todos os meses anteriores, apenas no início do mês, e com a equipe funcionando dentro de uma realidade mais positiva e voltada para otimizar todas as atividades em busca de resultados rápidos, aproveitando o aquecimento da economia.

O QUE ESPERAMOS DE 2020 MESMO COM ESSA PANDEMIA DA COVID-19?

Esperamos principalmente que ela passe logo, mas também estamos e vamos nos adequando às novas tendências. Esperamos também recuperar os resultados, tal como iniciamos o mês de janeiro bastante promissor para 2020. Em nossas análises seria o nosso melhor ano de faturamento de todos os tempos, pois a empresa vem conquistando um crescimento acentuado, ano após ano desde sua fundação em 1991.

Já são 29 anos fazendo famílias mais felizes com a realização de seus sonhos e vamos continuar assim, procurando sempre aprender com nossos clientes para superar suas expectativas.

FRANCISCO GOMES NUNES

Gestor da área comercial da Acontece Imobiliária

Especialista em gestão imobiliária. Corretor de Imóveis – Creci/DF nº 9354.  Com 13 anos na Gestão Comercial de vendas da Acontece Imobiliária; 18 anos de atuação no mercado; e 25 anos em gestão de negócios com equipes.

E-mail: gomesacontece@gmail.com

Contatos: (61) 99295-6728 / 61 98154-4440 / 61 3341-3535

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