Praça dos Três Poderes, Plano Piloto, Brasília, DF, Brasil 25/8/2017 Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília. Com ações de conscientização ambiental em 25 regiões administrativas de 1º a 3 de setembro, a terceira edição da Virada do Cerrado também terá shows musicais no gramado do Panteão da Pátria – Praça dos Três Poderes – e no Estacionamento 10 do Parque da Cidade. O grupo cultural se apresenta na sexta-feira (1º), no gramado do Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes.

“Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo” vai celebrar empresas, profissionais e iniciativas em prol da capital como destino

O “Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo” está com inscrições abertas até o dia 18 de novembro em 12 categorias: Personalidade do Ano, Mulheres empreendedoras, Academia, Dirigentes e Parlamentares, Gestores e Técnicos, Empreendedores de Médio e Grande Porte, Micro e Pequenos Empreendedores, Instituições da Sociedade Civil Organizada, com ou sem fins lucrativos, Representantes de Grupos ou Coletivos, Guia de Turismo, Profissionais de Imprensa e Profissionais de Mídias Sociais.

Podem concorrer as iniciativas que contribuíram, comprovadamente, de forma significativa para o turismo do Distrito Federal, e que tenham sido implementadas por entes públicos, privados e/ou do terceiro setor nos últimos 24 meses, a contar da data de publicação do edital, e enquadrar-se em uma das 11 categorias previstas no regulamento, que são: Agências de Turismo, Agências de Receptivo, Equipamentos de Entretenimento Natural e/ou Cultural, Meios de Hospedagem, Experiências Autênticas – Turismo criativo e Turismo de base Comunitária, Produção Associada ao Turismo, Tecnologia no Turismo, Experiências Acessíveis, Expressões e Manifestações Culturais, Captação de Evento Nacional e Internacional e Experiências reformuladas pós-pandemia.

Profissionais e iniciativas que contribuíram para o fortalecimento de Brasília como destino e para a inovação do mercado turístico terão reconhecimento inédito pela Setur-DF| Foto: Divulgação

A hora é de valorizar o que temos de bom e resgatar a confiança do setorVanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF

A comissão julgadora dos candidatos habilitados será formada por representantes da Setur-DF, da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e do Ministério do Turismo e da Fecomércio. O evento de entrega dos troféus e do selo da premiação aos vencedores será no dia 16 de dezembro.

Catedral Metropolitana de Brasília

A Catedral metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como a Catedral, é a sede da Arquidiocese de Brasília. Foi projetada pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, o primeiro monumento a ser projetado e construído em Brasília, ficando pronta em maio de 1970. Apenas esse edifício recebe, todos os anos, cerca de um milhão de visitantes. Foto: Divulgação

Para a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, a premiação tem uma importância fundamental no reconhecimento de iniciativas transformadoras do segmento, que emprega 1 em cada 5 trabalhadores do mundo. “A cadeia econômica do turismo é ampla e tem um forte componente de inclusão social e de sustentabilidade. Queremos mostrar a força do setor em se transformar, oferecer alternativas, inovar, ao mesmo tempo em que movimenta as engrenagens da economia”, afirma.

Segundo ela, as empresas do setor foram as que mais sofreram com a pandemia de Covid-19 e o momento é de otimismo com a retomada. “O reaquecimento da economia passa necessariamente pela retomada do turismo, que traz empregos, solidifica a economia local e valoriza o patrimônio imaterial de forma efetiva, a curto prazo. A hora é de valorizar o que temos de bom e resgatar a confiança do setor”, completa a titular do Turismo do DF.

Para a escolha dos vencedores, serão analisados critérios que vão desde a eficiência das ações implementadas à capacidade de aplicação das iniciativas em outros locais, passando pelos fatores de inovação, sustentabilidade e abrangência territorial.

Veja o cronograma da premiação

  • Publicação do Edital – 05 de outubro de 2020
  • Período de Inscrições – De 05 de outubro de 2020 a 18 de novembro de 2020 (45 dias)
  • Divulgação Preliminar dos Habilitados por Categoria – 19 de novembro de 2020
  • Prazo para Recurso do Resultado Preliminar dos Habilitados por Categoria – De 20 a 26 de novembro de 2020 (5 dias úteis)
  • Divulgação do Resultado Definitivo dos Habilitados por Categoria – 27 de novembro de 2020
  • Análise das propostas – Dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2020
  • Divulgação Preliminar dos Finalistas por Categoria – 1º de dezembro
  • Prazo para Recurso do Resultado Preliminar dos Finalistas por Categoria – De 02 a 08 de dezembro de 2020 (5 dias úteis)
  • Divulgação do Resultado Definitivo dos Finalistas por Categoria – 09 de dezembro de 2020
  • Cerimônia de entrega dos troféus e declarações de reconhecimento – 16 de dezembro de 2020

*Com informações da Setur

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Solve : *
28 + 12 =