
Evento altera o trânsito em Sobradinho a partir desta quinta-feira (11)
Detran-DF realizará ações de controle de tráfego durante o evento, que se estenderá até o domingo (14), no estacionamento do Estádio Augustinho Lima

Cruzeiro, Sudoeste, SIA, Guará, Ceilândia, Estrutural também já receberam neste ano a ação coordenada pela SSP, totalizando 255 veículos abandonados removidos em 2023 Em duas semanas nas ruas de Taguatinga, mais uma etapa da Operação DF Livre de Carcaças recolheu 123 veículos abandonados. Além da região, Cruzeiro, Sudoeste, SIA, Guará, Ceilândia, Estrutural já receberam as […]
Cruzeiro, Sudoeste, SIA, Guará, Ceilândia, Estrutural também já receberam neste ano a ação coordenada pela SSP, totalizando 255 veículos abandonados removidos em 2023
Em duas semanas nas ruas de Taguatinga, mais uma etapa da Operação DF Livre de Carcaças recolheu 123 veículos abandonados. Além da região, Cruzeiro, Sudoeste, SIA, Guará, Ceilândia, Estrutural já receberam as equipes neste ano, totalizando 255 carcaças removidas em 2023.

Fotos: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília
“A DF Livre de Carcaças é uma operação consolidada, realizada de forma permanente e com envolvimento dos órgãos participantes. Ela contribui diretamente com a sensação de segurança da população e em consonância com as medidas do GDF para a redução dos casos de dengue”Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública do DF
A ação é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e reúne, além das administrações regionais, Polícia Militar (PMDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), SLU, DF Legal e Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival).
“A DF Livre de Carcaças é uma operação consolidada, realizada de forma permanente e com envolvimento dos órgãos participantes. Ela contribui diretamente com a sensação de segurança da população e em consonância com as medidas do GDF para a redução dos casos de dengue”, explica o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

A orientação à população quanto aos cuidados necessários para acabar com os criadouros do mosquito é uma das prioridades dos servidores dos órgãos participantes. A atuação está alinhada com a Sala Distrital Permanente de Coordenação e Controle das Ações de Enfrentamento às Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti (SDCC), que aponta as regiões administrativas com maior necessidade de operação.
As carcaças são mapeadas pelas administrações regionais a partir do monitoramento e de denúncias na Ouvidoria do GDF. Os Conselhos de Segurança (Consegs) também contribuem com a lista. Os carros recolhidos são levados para depósitos do DER-DF e Detran-DF, onde os agentes de Vigilância Ambiental aplicam soluções na água parada e fazem o controle vetorial.
“A partir das informações que chegam à Secretaria de Segurança Pública, temos a possibilidade de identificar e geomapear o material. A partir daí, contactamos os órgãos envolvidos e preparamos a ação integrada para recolhimento dos veículos”, explica o subsecretário de Integração de Políticas em Segurança Pública, Jasiel Fernandes.

Importante ressaltar que automóveis que sejam produtos de algum ato ilícito, como furto, roubo ou assalto, não são recolhidos. Nos casos de identificação de situações criminosas, a Polícia Civil é chamada.
O governo conta com dois canais para denúncias: a Ouvidoria do GDF, pelo site www.participa.df.gov.br ou pelo número 162, e nas próprias administrações regionais. Ao enviar a informação, é importante incluir detalhes que facilitem a localização dos veículos, como endereço, ponto de referência e, se possível, fotos.
*Com informações da Secretaria de Segurança Pública

Detran-DF realizará ações de controle de tráfego durante o evento, que se estenderá até o domingo (14), no estacionamento do Estádio Augustinho Lima

Iniciativa é do projeto Jovens em Movimento, e as inscrições podem ser feitas até o dia 18 deste mês

Em reunião na Ademi-DF, Celina Leão tratou de oferta de terrenos, atualização de normas urbanísticas e parcerias para ampliar projetos habitacionais no DF

Pessoas interessadas têm até 28 de agosto, ou até o preenchimento das 18 vagas disponíveis, para se inscrever
