CULTURA

17ª edição do Brasil Fashion Week celebra a diversidade e a superação de mulheres

19 de janeiro, 2025 | Por: Agência Brasília

Projeto de moda inclui mulheres idosas, mães de crianças com deficiência e sobreviventes de violência doméstica

A abertura da 17ª edição do Brasil Fashion Week contou com um emocionante desfile de mães de pessoas com deficiência e idosas, que ocuparam a passarela para compartilhar suas histórias de superação. O evento, realizado entre os dias 25 e 27 de outubro, no Taguatinga Shopping, trouxe este ano o tema “Onde a Moda Muda Vidas”, destacando-se como uma plataforma de transformação, inclusão e reconstituição de histórias.

A Secretaria da Mulher (SMDF) reafirmou seu compromisso com a diversidade e inclusão ao apoiar a participação de cerca de 50 mulheres no evento. Nos dias seguintes, também participarão mulheres que superaram a violência doméstica e, reforçando a campanha Outubro Rosa”, mulheres mastectomizadas.

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, madrinha do evento, enfatizou a importância das pautas inclusivas: “A moda é uma forma poderosa de expressão e inclusão. Estamos aqui para garantir que todas as mulheres, independentemente de suas histórias, tenham espaço para brilhar. Por meio de iniciativas como essa, conseguimos alcançar e apoiar mais mulheres, respeitando suas diversidades e acolhendo suas necessidades”.

A iniciativa de diversidade faz parte das ações da Subsecretaria de Áreas Temáticas, criada no último ano com o objetivo de abraçar causas muitas vezes invisibilizadas | Foto: Vinicius de Melo/SMDF

A iniciativa de diversidade faz parte das ações da Subsecretaria de Áreas Temáticas, criada no último ano com o objetivo de abraçar causas muitas vezes invisibilizadas. Entre as participantes, Andréia Fontenele, mãe das gêmeas autistas Angelina e Valentina, destacou: “Essa ação mostra que estão tratando os diferentes como iguais. É uma rica oportunidade para continuarmos afirmando que o lugar dos autistas é em todo lugar”.

O desfile também contou com a participação de modelos já consolidadas na área da moda, como Giovana Bohn, de 15 anos, que tem síndrome de Down. Sua mãe, Cléo Bohn, expressou seu entusiasmo: “Nós somos consumidores de moda, de beleza, de roupas. É importante que as pessoas com deficiência saibam que podem estar no mais alto do pódio, nas passarelas e em todos os lugares”.

O evento, realizado entre os dias 25 e 27 de outubro, no Taguatinga Shopping, trouxe este ano o tema “Onde a Moda Muda Vidas”

Serviço

17ª Edição do Brasil Fashion Week
– Tema: “Onde a Moda Muda Vidas”
– Data: 25 a 27 de outubro
– Local: Taguatinga Shopping
– Horário: das 10h30 às 22h

*Com informações da SMDF

Artigos Relacionados