
Festival de Brasília, drift, rap e celebração ao Cerrado são destaques do fim de semana no DF
Brasilienses e visitantes contam com uma programação recheada de eventos promovidos ou apoiados pelo Governo do Distrito Federal (GDF)
Bacurau Arretado, Dani Machado, Grupo Euterpe e Flyer Cia Dança compõem as atrações artísticas do evento com muito forró, MPB, música instrumental e espetáculo de dança
O 17º Salão do Artesanato abre o calendário oficial de 2024 de feiras brasileiras de artesanato. Realizado pela Rome Eventos no varandão do shopping Pátio Brasil, de hoje (8) a 12 de maio, reúne o melhor desta rica manifestação da cultura brasileira e expoente da economia criativa, privilegiando a acessibilidade, inclusão social e sustentabilidade.
Com a última edição realizada em novembro de 2023, o Salão retorna à data tradicional, coincidindo com a semana do Dia das Mães, o que inspira a campanha “Artesanato: a Mãe de todas as Artes”. Além do melhor do artesanato brasileiro, com representantes de 23 estados brasileiros e do Distrito Federal, distribuídos em 5 mil m², o evento receberá shows de Bacurau Arretado, Dani Machado e Euterpe e espetáculo da Flyer Cia de Dança. Com exceção de domingo, haverá apresentações todos os dias, a partir das 19 horas, com entrada franca.
Hoje (8) abertura da programação musical, será com o grupo de forró pé de serra Bacurau Arretado, que aposta na pegada do sertão nordestino, ao som da zabumba, triângulo e sanfona, que é para ninguém ficar parado. Na quinta 09 de maio sobe ao palco Dani Machado, levando o projeto Soul Brazuca, que traz releituras de clássicos da MPB e canções inéditas de autoria da artista. Na sexta 10, o grupo instrumental Euterpe promete emocionar com o repertório dos primórdios da MPB, com clássicos de Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Heitor Villa-Lobos, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim, Anacleto de Medeiros e Abel Ferreira. Os sambas, choros, maxixes e as modinhas serão executadas ao som de instrumentos como clarinete, violão 7 cordas, bandolim, cavaquinho e percussão.
Fechando o ciclo de apresentações, entra em cena a Flyer Cia de Dança com o espetáculo “Como nossos pais”. A obra é inspirada nas trilhas de músicas populares brasileiras, onde o coreógrafo Leandro Mota desafia o elenco de bailarinos a criar laços afetivos com as canções ouvidas por seus pais. Através de uma linguagem mista de jazz e dança contemporânea, a performance propõe uma poética dinâmica, envolvendo cenário e iluminação.
Ao longo do evento, o público poderá admirar o talento de mestres-artesãos. Mais que uma referência e um talento reconhecido, o mestre artesão é aquele que se notabiliza em seus ofícios, tendo conquistado a legitimidade de repassar adiante os conhecimentos, técnicas e expertise relacionados ao artesanato. Por esse motivo, o Salão do Artesanato, tradicionalmente, dedica aos mestres artesãos um espaço nobre onde eles demonstram suas habilidades, abordam suas carreiras, comercializam suas obras e tiram as dúvidas do público.
Desenvolvidas a partir de tipologias como cerâmica, madeira, fios, capim, palha, metal, rendas, bordados e tantas outras, serão cerca de 80 mil peças em exposição e à venda, desde as menores, como acessórios e utensílios, até as maiores, como esculturas, utilitários, objetos de decoração e móveis. A moda, com a exclusividade que só um produto feito a mão pode ter, também é presença garantida nos estandes. Enfim, uma festa para quem busca para si, ou para presentear, uma peça especial. Mas que, independentemente do consumo, vale a visita pela relevância cultural de uma verdadeira galeria artística.
O público ainda poderá se beneficiar da programação de oficinas gratuitas, em dois turnos, mediante inscrição prévia no site do evento. Ao longo da manhã e da tarde serão ministradas as seguintes oficinas: tapeçaria de Lagoa do Carro, com Isabel (PE); cumbucas, com Rosane Stuckert (DF); pontos básicos do bordados para iniciantes, com Maria de Lourdes Rosa (MG); iniciação à escultura em argila, com Rafael Pederneiras e Igor Antunes Bessa (DF); modelagem em argila para iniciantes, com Andréia Porto; introdução à pintura em porcelana, com Adele Rossi e Marcela Campos (DF) e casinha em cerâmica, com João Manoel (DF).
O Salão do Artesanato acontece em Brasília desde 2008, com 16 edições realizadas na capital do país e duas em São Paulo, está entre os maiores eventos de artesanato do país. A cada ano são expostas peças artesanais produzidas nos quatro cantos do país. O evento conta com parcerias importantes como do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB/Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Secretaria de Turismo do Distrito Federal e Sebrae DF.
Brasilienses e visitantes contam com uma programação recheada de eventos promovidos ou apoiados pelo Governo do Distrito Federal (GDF)
Troféu Câmara Legislativa será entregue aos vencedores da Mostra Brasília, vitrine do cinema brasiliense. Também há premiação em dinheiro para os melhores filmes e categorias técnicas
Uma comédia que faz rir, emociona e te faz esquecer os problemas. E, no fim, você sai do teatro com uma mensagem simples, mas poderosa: que tal apostar no amor?
Confira aqui a programação e valor dos ingressos do Cine Drive-in Brasília