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Levantamento realizado mensalmente avalia tanto o atendimento quanto a qualidade das refeições oferecidas nas unidades
Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
Segundo pesquisa de satisfação da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), 75% dos usuários dos restaurantes comunitários do Distrito Federal classificaram a qualidade do atendimento e das refeições como ótima ou boa nos últimos quatro meses. O levantamento é realizado mensalmente para avaliar os serviços oferecidos pelas unidades.
Os dados apontam que 50% do público classificam a qualidade dos serviços como “ótima”. A percepção “boa” corresponde a 25%, indicando que um em cada quatro usuários considera o serviço satisfatório. Aproximadamente 13% do público classificam o serviço como “regular”. Já a avaliação “ruim” foi de 12%.
De janeiro a abril deste ano, foram realizadas 7.174 pesquisas com os frequentadores de todos os restaurantes comunitários. O levantamento é feito pela Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Subsan) da pasta.
“A pesquisa é um importante termômetro para avaliarmos a qualidade dos nossos serviços oferecidos à população”, destaca a secretária substituta de Desenvolvimento Social, Jackeline Canhedo. “A partir dos dados, podemos observar que são poucas as reclamações, especialmente se considerarmos que se trata de uma cozinha industrial com capacidade para mais de 3,5 mil refeições por dia”, acrescenta.
O Distrito Federal tem 18 restaurantes comunitários, localizados em áreas de grande vulnerabilidade social e insegurança alimentar, preferencialmente perto de pontos de transporte público. O objetivo dos equipamentos é preparar e oferecer refeições saudáveis a preços acessíveis. Em geral, as unidades disponibilizam café da manhã por R$ 0,50, almoço por R$ 1 e jantar por R$ 0,50. Confira o funcionamento do restaurante na sua região.
Além disso, dados da Ouvidoria da Sedes mostram que os restaurantes comunitários registraram uma média mensal de 77 reclamações de janeiro a maio deste ano, o que representa menos de 0,1% em relação a 1,4 milhão de refeições servidas mensalmente. O número indica que, diante do elevado volume de atendimentos, a qualidade dos serviços oferecidos é considerada positiva pelos usuários.
Durante o período, foram registrados um total de 405 ocorrências na Ouvidoria, abordando temas como segurança, acessibilidade, qualidade das refeições e do atendimento, além de questões referentes à higiene e à infraestrutura dos restaurantes.
“Avaliamos que temos feito um ótimo trabalho na segurança alimentar e nutricional no DF. Todas essas ouvidorias são tratadas para fortalecer os nossos equipamentos”, avalia Jardesson Calazans, diretor de Gestão de Equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional.
O pedreiro Robson dos Santos Rodrigues, 26 anos, sempre morou em Samambaia Expansão e elogia a qualidade das refeições oferecidas. “Para mim, é maravilhoso, pois me proporciona a oportunidade de comer todos os dias a um preço acessível. A comida aqui é uma delícia”, afirma.
Para a dona de casa Lindaura Ferreira de Oliveira, 61 anos, a comida servida no restaurante é não apenas saborosa, mas também acessível. “Além disso, o restaurante fica perto da minha casa, o que facilita a rotina da minha família. Nós tomamos café da manhã, almoçamos e jantamos aqui todos os dias”, conta. “A comida é preparada no ponto certo, atendendo às necessidades de quem tem problemas de saúde. Eu como aqui diariamente, e isso faz uma grande diferença na minha vida.”
*Com informações da Sedes-DF

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