
GDF divulga calendário 2026 de feriados e pontos facultativos; confira!
Datas foram publicadas no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (31)

Ferramenta do governo federal que conta com mais de 90 serviços disponíveis a aposentados e pensionistas
Mais de nove em cada dez aposentados e pensionistas desconhecem suas informações previdenciárias. Além disso, apenas 5% desse grupo sabe a sua senha de acesso ao Meu INSS, revelam os dados da Assessoria Previdenciária do Brasil (APB).
O Meu INSS é uma ferramenta do governo federal que conta com mais de 90 serviços disponíveis a aposentados e pensionistas. A plataforma pode ser acessada pelo computador ou pelo celular por meio do aplicativo disponível para dispositivos com sistema Android e iOS.
Por meio da plataforma Meu INSS, é possível solicitar diversos serviços e benefícios sem sair de casa, além de enviar documentação digitalizada ou fotografada. Após realizar uma solicitação, o cidadão também pode acompanhar o andamento do pedido pela plataforma.
De acordo com a APB, se por um lado essas aplicações trazem facilidades, por outro podem ser de difícil compreensão para os menos familiarizados com a tecnologia.
— O mais comum é que as pessoas desconheçam até a sua senha de acesso, o que impede que tenham informações sobre suas contribuições previdenciárias, no caso de quem está buscando se aposentar, ou identificar descontos provenientes de empréstimos consignados, entre outros dados que estão disponíveis no aplicativo — explica Pietro Ceccatto, Diretor Geral da APB.
Para usar o Meu INSS, é necessário possuir uma conta ativa no gov.br. Com um único usuário e senha, o cidadão pode utilizar todos os serviços públicos digitais que também estejam no gov.br.
Para fazer o cadastro, é preciso CPF, nome completo, data de nascimento e responder algumas perguntas do seu cadastro junto ao INSS.
Em seguida, o Login Único avaliará a forma mais segura para recuperar a senha da conta. Caso a opção não seja a melhor para o momento, estarão disponíveis outras alternativas para recuperação na mesma tela. São elas: recuperação de senha por reconhecimento facial, por bancos credenciados, por e-mail, e por mensagem de texto (SMS).

Datas foram publicadas no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (31)

Ruídos prolongados também afetam crianças pequenas e idosos

Programação do GDF de virada do ano ocupa a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Orixás com atrações musicais e queima de fogos

Confira o cardápio especial de 1º de janeiro de 2026 nos equipamentos que oferecem café da manhã, almoço e jantar
