
Flamengo segura pressão do Racing, garante o empate e está na decisão da Libertadores
Com Plata expulso no início do segundo tempo, Mengão consegue manter o 0 a 0 no El Cilindro e lutará pelo tetracampeonato da competição

O destaque é a primeira edição do Campeonato Brasileiro de Parkour, com 35 atletas representando Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro
O público de Brasília que aprecia esporte terá a oportunidade, nesta semana, de acompanhar três modalidades gímnicas de alto nível: ginástica aeróbica, ginástica acrobática e parkour. As competições ocorrem no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), reunindo centenas de atletas de várias regiões do país.
“A realização praticamente simultânea de todos esses eventos representa um desafio, mas também uma oportunidade única de formar atletas, valorizar nossos Centros Olímpicos e Paralímpicos e conectar essas modalidades com a comunidade local”Renato Junqueira, secretário de Esporte e Lazer
O secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira, celebra a oportunidade de Brasília sediar os três grandes eventos simultaneamente: “Receber o primeiro Campeonato Brasileiro de Parkour e os eventos de ginástica acrobática e aeróbica representa um marco. É a confirmação de que somos também um polo da ginástica acrobática, com trabalho voltado às novas gerações. A realização praticamente simultânea de todos esses eventos representa um desafio, mas também uma oportunidade única de formar atletas, valorizar nossos Centros Olímpicos e Paralímpicos e conectar essas modalidades com a comunidade local. Estamos mais do que prontos para isso”.
Nesta quinta-feira (30) começa a fase qualificatória do Campeonato Brasileiro de Ginástica Aeróbica, realizado em paralelo com o Torneio Nacional. Segundo Kátia Lemos, coordenadora do Comitê Técnico de Ginástica Aeróbica da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), o Brasileiro contará com 150 atletas de 15 clubes, enquanto o Nacional terá 60 ginastas de 11 clubes.
Os estados de Rondônia, Pará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina estarão representados nas disputas da aeróbica em Brasília.
O mesmo espaço também receberá o Campeonato Brasileiro de Ginástica Acrobática e o Torneio Nacional da modalidade. A fase classificatória começa nesta quinta-feira (30) e as finais estão programadas para a manhã de domingo (2). Ao todo, 532 atletas participam das provas.
Brasília tem tradição consolidada na ginástica acrobática. “O Distrito Federal tem presença significativa na modalidade, com vários clubes que oferecem treinamento desde a iniciação até o alto rendimento. Alguns clubes de Brasília participam até de campeonatos internacionais, como Agra, Akros, CID de Sobradinho, Gadita e o Centro Olímpico da Estrutural”, afirma Márcia Janete Nunes Colognese, coordenadora do Comitê Técnico de GAC da CBG.
A coordenadora também destaca o diferencial da capital: “Brasília oferece excelente infraestrutura e localização central, o que facilita o acesso das delegações de todas as regiões do Brasil”.
Além das duas modalidades tradicionais, a capital federal sedia, pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro de Parkour. As qualificatórias estão marcadas para sábado (1º) e as finais para domingo (2).
A competição reunirá 35 atletas, distribuídos nas categorias infantil, juvenil e adulta, representando Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo a coordenadora do Comitê Técnico de Parkour da CBG, Andréa João, o objetivo é mapear o cenário nacional e fortalecer o desenvolvimento da modalidade.
“Queremos conhecer os atletas que treinam parkour no Brasil, entender de onde vêm e em que nível técnico estão. Será a oportunidade de colocar em prática o primeiro regulamento específico da modalidade, aperfeiçoá-lo e massificar o parkour no país, ajudando treinadores e selecionando atletas para o cenário internacional”, completou.
*Com informações da SEL-DF

Com Plata expulso no início do segundo tempo, Mengão consegue manter o 0 a 0 no El Cilindro e lutará pelo tetracampeonato da competição

Rádio Nacional transmite jogo ao vivo às 21h30 desta quarta-feira

Luany garante segunda vitória brasileira sobre europeias

Com o desempenho, equipe masculina garantiu o terceiro lugar geral na competição
