
Saúde disponibiliza 52 pontos de imunização para pessoas de todas as faixas etárias neste sábado
Outros 52 pontos de atendimento em áreas urbanas e rurais do Distrito Federal vão oferecer imunização para pessoas de todas as faixas etárias
O abacate é extremamente versátil para diversos tipos de alimentos, do café da manhã ao jantar
Cada vez mais pessoas incorporam o abacate em sua alimentação, em cafés da manhã, molhos, pastas e até mesmo em saladas. Ele está presente em acompanhamentos e pratos principais e é, sem dúvida, um dos ingredientes que ganhou mais destaque na cozinha.
Embora seu consumo seja alto em outros países, na América do Sul começamos a usá-lo com mais frequência nos últimos anos. O aumento de adeptos também trouxe crenças e controvérsias sobre como devemos consumi-lo; veremos algumas delas.
O abacate é uma fruta. Sim, oferece um sabor único ao paladar e é muito versátil para vários tipos de comida, desde o café da manhã até o jantar. Costumamos tratá-lo como um vegetal, mas ao falar de abacate, ou aguacate na América Central, estamos nos referindo a uma fruta.
A principal diferença entre frutas e vegetais é que, embora ambos venham de plantas, quando possuem uma semente em seu interior, são considerados frutas e não vegetais. Assim como o abacate, também tratamos outras frutas como vegetais, como tomates, pepinos, abóbora e berinjela.
Não engorda. Ninguém engorda ou emagrece apenas por um alimento. Engordamos porque consumimos mais calorias do que nosso corpo necessita, o que ocorre devido à combinação de alimentos que escolhemos na dieta diária. Essa crença surgiu devido ao alto teor de gordura do abacate, mas essas gorduras ajudam a manter uma dieta mais saudável e a controlar o apetite.
É fonte de gorduras saudáveis. Esse dado é fundamental ao falar de gorduras boas, de ácidos graxos monoinsaturados, que protegem o organismo e, principalmente, o sistema cardiovascular, semelhantes às do azeite de oliva. A gordura do abacate sempre será melhor do que a encontrada em bolos, biscoitos e outros produtos processados, como barras de cereais e alimentos pré-cozidos para congelar. Além disso, sua quantidade de gordura faz com que fiquemos saciados mais rapidamente e é de digestão lenta, ao fazer com que o corpo demore a sentir fome novamente. É um grande aliado quando caímos na tentação de beliscar entre as refeições.
Pode ser congelado. Muitas pessoas acreditam que o abacate não pode ser congelado e acabam deixando-o fora da geladeira, fazendo com que estrague. O importante é saber que, se for usá-lo a curto prazo, pode deixá-lo fora da geladeira. Caso contrário, pode congelá-lo. A melhor maneira de fazer isso é descascando-o, cortando-o ao meio e removendo o caroço, e, para preservar melhor, pode misturá-lo com suco de limão antes de congelar. Por outro lado, se precisar amadurecer, deixe-o fora da geladeira e perto de uma banana ou maçã para acelerar o processo (essas frutas liberam gás etileno que ajuda a acelerar a maturação).
São aliadas para a digestão. Costumamos pensar que, por ser rica em gorduras, o abacate é pesado para a digestão. No entanto, ele é excelente para o trato intestinal e, ao fornecer fibra, ajuda a regular o trânsito intestinal; na verdade, cada abacate possui cerca de 7 gramas de fibra, o que ajuda o sistema digestivo.
É a fruta com mais potássio. Sim, supera a banana, que sempre é associada à fruta número um em potássio e que as avós recomendavam como “boa para câimbras”. Uma banana fornece quase 400 mg de potássio e meia unidade de abacate supera 450 mg. Esse dado é importante para que pessoas com dietas de controle de potássio, especialmente de tipo renal, regulem seu consumo.
Ideias para incorporar o abacate no dia a dia. Graças à grande versatilidade, o abacate pode ser usado desde o café da manhã até o jantar. Pode ser adicionado a pratos salgados e doces, como smoothies e mousses. É um excelente substituto para manteiga e creme de leite em receitas, tornando-o um grande aliado em receitas vegetarianas e veganas.
No café da manhã, pode ser consumido em pedaços ou amassado, acompanhado de ovo, sozinho ou com queijo. Combinar esses tipos de alimentos no café da manhã permite que o pâncreas descanse e não produza tanta insulina. Ajuda a eliminar a ansiedade e a vontade de comer uma hora depois do café da manhã. Tenho certeza de que você vai surpreender mais de uma pessoa. Você se anima?
Ingredientes:
1 abacate
½ cebola
2-3 colheres de sopa de queijo cremoso
Suco de limão (a gosto)
Temperos (sal, pimenta, cúrcuma)
Procedimento: coloque todos os ingredientes em um recipiente e processe até obter uma pasta homogênea.
Ingredientes:
½ abacate pequeno
1 ovo
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de leite desnatado
Sal e pimenta
Procedimento: processe todos os ingredientes e prepare as panquecas em uma frigideira antiaderente, virando uma vez. Em aproximadamente 5 minutos estarão prontas.
*Por Lorena Balerio, licenciada em Nutrição; ministra palestras e workshops e promove uma alimentação real e saudável.
Outros 52 pontos de atendimento em áreas urbanas e rurais do Distrito Federal vão oferecer imunização para pessoas de todas as faixas etárias
Medida foi recomendada ao Ministério da Saúde pelo impacto financeiro
Mapa apreendeu lotes suspeitos da vacina produzida pela Dechra Brasil
Há vagas para cadastro reserva nas especialidades de urologia e cirurgia cardiovascular, com salários de até R$ 15,2 mil