Brasília Agora
Brasília Agora


SAÚDE

Abandonar o hábito de tomar remédios para dormir é possível para idosos com uma intervenção simples; veja qual é

23 de setembro, 2024 / Por: Agência O Globo

Todas as 565 pessoas inscritas no estudo tomavam pílulas há mais de uma década e tinham uma média de 72 anos de idade

Abandonar o hábito de tomar remédios para dormir é possível para idosos com uma intervenção simples; veja qual é
Insônia. Foto: Unsplash

Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Dalhousie, no Canadá, mostrou que idosos que tomam pílulas para dormir podem reduzir significativamente sua dependência dos medicamentos e melhorar seu sono com uma intervenção simples.

Recebendo pacotes de informações sobre como dormir melhor especialmente projetados e enviados para suas casas. Sim, com apenas um simples “correio”.

É importante explicar que os pacotes de informações foram analisados, estudados e projetados por médicos e especialistas no sono para promover uma mudança de comportamento e iniciar a independência das pílulas, bem como técnicas de melhora do sono para tratar a insônia.

Cada pacote encorajou os participantes do estudo a se encontrarem com seu profissional de saúde e incluiu informações sobre os perigos das pílulas para dormir e como reduzi-las e pará-las com segurança.

O ensaio clínico randomizado “Your Answers When Needing Sleep in New Brunswick” (Suas respostas quando precisar dormir, em tradução livre) envolveram ainda pesquisadores da Universidade de New Brunswick e da Universidade Monash, na Austrália.

“A maioria dos esforços e campanhas para reduzir a alta taxa de uso de sedativos entre adultos mais velhos se concentrou em educar profissionais de saúde. Para este estudo, fomos direto às pessoas que tomavam os comprimidos para dormir”, disse David Gardner, professor de Dalhousie e coautor do estudo.

Os pesquisadores separaram os participantes em três grupos: dois que receberam diferentes pacotes de informações sobre dormir (Sleepwell ou EMPOWER) e um grupo de controle que não recebeu nada pelo correio.

O pacote Sleepwell tinha dois livretos, “Como parar de tomar pílulas para dormir” e “como recuperar seu sono”. Enquanto o EMPOWER incluiu ainda dois livretos sobre pílulas para dormir e como dormir melhor sem elas, que já haviam sido estudados por pesquisadores e se mostraram eficazes na redução do uso de pílulas para dormir.

Todas as 565 pessoas inscritas no estudo tomavam pílulas há mais de uma década e tinham uma média de 72 anos de idade.

Os pesquisadores descobriram que mais pessoas que receberam o pacote Sleepwell pararam ou reduziram o uso de pílulas para dormir em comparação aos outros dois grupos. Cerca de 26% no grupo Sleepwell pararam de tomar pílulas para dormir completamente em seis meses. Para o EMPOWER, a taxa foi de 20% e no grupo de controle foi de 7,5%.

Além de reduzir o uso de pílulas para dormir, as pessoas no grupo Sleepwell dormiram melhor e tiveram menos sonolência diurna em comparação aos outros grupos.

“A insônia é um distúrbio comum do sono que afeta até uma em cada 10 pessoas na comunidade. Alguns indivíduos precisarão de ajuda do médico de família ou de um terapeuta, mas muitos podem encontrar uma solução por conta própria”, afirma Malgorzata Rajda, psiquiatra, especialista em sono e autora do estudo.


BS20240923073024.1 – https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2024/09/23/abandonar-o-habito-de-tomar-remedios-para-dormir-e-possivel-para-idosos-com-uma-intervencao-simples-veja-qual-e.ghtml