
20 clubes da Série A e B decidem não participar de eleição da CBF: ‘Discordarmos do processo vigente’, diz nota
Insatisfeitas com sistema eleitoral, equipes vão se ausentar do pleito como forma de protesto
Campeonato Paulista de 2024 é a décima conquista como treinador do Palmeiras
A sala de troféus do Palmeiras só aumenta na era Abel Ferreira. Com a vitória por 2 a 0 sobre o Santos, no último domingo, o clube alviverde venceu o Paulista pela terceira vez seguida. Desde a chegada do técnico português em 2020, já são dez títulos para a conta: três Estaduais, dois Brasileiros, uma Copa do Brasil, uma Supercopa, duas Libertadores e uma Recopa Sul-Americana. Outros treinadores do país europeu que passaram pelos principais times brasileiros nos últimos anos somam nove conquistas, o que mostra o tamanho do sucesso do atual comandante palmeirense.
Antes de Abel pisar em território brasileiro, o compatriota Jorge Jesus já havia chamado a atenção à frente do Flamengo, com os títulos da Libertadores e do Brasileirão em 2019. Ao todo, foram cinco taças na equipe rubro-negra até 2020, quando o português voltou ao Benfica, de Portugal. A partir disso, houve mais interesse em treinadores estrangeiros, principalmente lusitanos, por parte dos clubes de elite no Brasil.
Somente na Série A do Brasileiro em 2024, são oitos comandantes de fora e 12 nacionais até o momento, o que deixa claro uma nova tendência nas comissões técnicas. Por exemplo, o português Antonio Oliveira, treinador do Corinthians, já tem quatro times brasileiros no currículo, já que passou anteriormente pelo Athletico-PR, Cuiabá e Coritiba. No furacão, ele ganhou a Copa Sul-Americana em 2021, maior conquista da carreira até então.
Recentemente, o Botafogo contratou o treinador Artur Jorge, ex-Braga, que é o terceiro comandante português na era John Textor, dono da SAF alvinegra. O primeiro foi Luís Castro, que chegou em 2022 e ficou até meados de 2023, ao deixar o cargo com o time em primeiro lugar do Brasileiro, vencendo apenas a Taça Rio no Estadual do ano passado.
Outro clube-empresa que apostou em um comandante lusitano foi o Bahia, do Grupo City, com o Renato Paiva. Apesar da conquista do Campeonato Baiano em 2023, ele não continuou até o fim da temporada, já que pediu demissão em setembro daquele ano.
• 1 Copa Sul-Americana
• 1 Taça Rio
• 1 Campeonato Baiano
Insatisfeitas com sistema eleitoral, equipes vão se ausentar do pleito como forma de protesto
Thiago Monteiro completa o trio de brasileiros classificados ao torneio e disputará com o tcheco Vit Koprikova a partida da primeira rodada
Cerimônia de abertura ocorre a partir das 14h, na Escola Parque Anísio Teixeira, em Ceilândia
Programa custeia deslocamento dos esportistas para disputas no Brasil e no exterior; mais de 20 mil pessoas foram atendidas desde 2019 nas mais diversas modalidades