
Flamengo x Pyramids: retrospecto, arbitragem e mais informações sobre o confronto
Partida da semifinal da Copa Intercontinental acontece neste sábado (13), às 14h, no estádio Ahmed bin Ali, no Catar

Campeonato Paulista de 2024 é a décima conquista como treinador do Palmeiras
A sala de troféus do Palmeiras só aumenta na era Abel Ferreira. Com a vitória por 2 a 0 sobre o Santos, no último domingo, o clube alviverde venceu o Paulista pela terceira vez seguida. Desde a chegada do técnico português em 2020, já são dez títulos para a conta: três Estaduais, dois Brasileiros, uma Copa do Brasil, uma Supercopa, duas Libertadores e uma Recopa Sul-Americana. Outros treinadores do país europeu que passaram pelos principais times brasileiros nos últimos anos somam nove conquistas, o que mostra o tamanho do sucesso do atual comandante palmeirense.
Antes de Abel pisar em território brasileiro, o compatriota Jorge Jesus já havia chamado a atenção à frente do Flamengo, com os títulos da Libertadores e do Brasileirão em 2019. Ao todo, foram cinco taças na equipe rubro-negra até 2020, quando o português voltou ao Benfica, de Portugal. A partir disso, houve mais interesse em treinadores estrangeiros, principalmente lusitanos, por parte dos clubes de elite no Brasil.
Somente na Série A do Brasileiro em 2024, são oitos comandantes de fora e 12 nacionais até o momento, o que deixa claro uma nova tendência nas comissões técnicas. Por exemplo, o português Antonio Oliveira, treinador do Corinthians, já tem quatro times brasileiros no currículo, já que passou anteriormente pelo Athletico-PR, Cuiabá e Coritiba. No furacão, ele ganhou a Copa Sul-Americana em 2021, maior conquista da carreira até então.
Recentemente, o Botafogo contratou o treinador Artur Jorge, ex-Braga, que é o terceiro comandante português na era John Textor, dono da SAF alvinegra. O primeiro foi Luís Castro, que chegou em 2022 e ficou até meados de 2023, ao deixar o cargo com o time em primeiro lugar do Brasileiro, vencendo apenas a Taça Rio no Estadual do ano passado.
Outro clube-empresa que apostou em um comandante lusitano foi o Bahia, do Grupo City, com o Renato Paiva. Apesar da conquista do Campeonato Baiano em 2023, ele não continuou até o fim da temporada, já que pediu demissão em setembro daquele ano.
• 1 Copa Sul-Americana
• 1 Taça Rio
• 1 Campeonato Baiano

Partida da semifinal da Copa Intercontinental acontece neste sábado (13), às 14h, no estádio Ahmed bin Ali, no Catar

Programa de Apoio ao Futebol do Distrito Federal (PAFDF) abre espaço para apoio financeiro de clubes masculinos, femininos e categorias de base em competições nacionais; valores podem chegar a R$ 8 milhões por equipe

Treinador está no cargo desde outubro de 2020, com 10 títulos conquistados

Rubro-Negro faz 2 a 1 e se classifica para enfrentar o Pyramids, do Egito, na semifinal da Copa Intercontinental
