EDUCAÇÃO

Aberto processo seletivo para preceptoria em programas de residência em área profissional de saúde

15 de janeiro, 2025

Edital da Escola de Saúde Pública do DF oferece 236 vagas, destinadas a servidores efetivos da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) que atuam em unidades de saúde que são cenários de prática dos programas

A partir desta sexta-feira (13), os interessados em participar do processo seletivo para preceptoria de ensino dos programas de residência em área profissional de saúde já podem começar a se inscrever. A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP-DF), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), lançou edital com 236 vagas, distribuídas em 19 programas de residências uni e multiprofissionais, e destinadas para servidores efetivos da Secretaria de Saúde (SES-DF) com exercício em unidades que são cenários de prática dos programas.

Os selecionados receberão a Gratificação pela Atividade de Preceptoria (GAP), fixada na lei nº 6.455/2019, que dispõe sobre as atividades dos profissionais. Além disso, a lei estabelece a reserva de quatro horas semanais da carga horária do servidor para dedicação à tarefa.

A coordenadora de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão da ESP-DF, Vanessa Dalva Guimarães Campos, lembra que o edital inclui vagas para preceptoria em dois programas de residência que foram recentemente credenciados: o programa de atenção básica com foco em prática integrativa em saúde e o programa de residência multiprofissional em neonatologia. Ela explica que “o preceptor é um profissional de saúde educador que cuida da saúde da população e ainda ensina teoria e prática relacionada à sua área de concentração. Ele é um mediador entre a parte acadêmica e o mundo do trabalho, além de preparar o cenário para que o residente seja acolhido pela equipe”, afirma.

Inscrições e prazos

Com o objetivo de suprir as necessidades de supervisão permanente dos novos residentes de 2025, o processo seletivo tem inscrições de 13 a 20 de dezembro, que podem ser feita no site da Fepecs. Os candidatos devem ler atentamente o edital e seguir as orientações descritas para o envio da documentação. Para a prova de títulos, será considerada a pontuação estabelecida no formulário que consta no Anexo II do edital.

A homologação para o resultado final está prevista para 26 de fevereiro de 2025 e os novos preceptores devem começar a atuar após a designação para o exercício da atividade, a partir do mês de março do ano que vem.

*Com informações da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs)

Artigos Relacionados