CULTURA
Academia coloca ‘Ainda estou aqui’ em lista de filmes elegíveis ao Oscar; veja outras produções apontadas
22 de novembro, 2024 / Por: Agência O GloboLonga é o representante do Brasil em possível indicação e foi aclamado em várias premiações de cinema pelo mundo
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, instituição responsável pelo Oscar, divulgou uma lista com 85 filmes elegíveis para a categoria de melhor filme internacional deste ano. O representante do Brasil é “Ainda estou aqui”, do diretor Walter Salles, presente entre os selecionados. A obra está em cartaz nos cinemas brasileiros desde 7 de novembro e já teve mais de um milhão de espectadores.
Junto com a lista divulgada, a Academia reforçou que a categoria é definida por filmes com mais de 40 minutos produzidos fora dos Estados Unidos com faixa de diálogo predominantemente (mais de 50%) em outra língua que não o inglês.
Os membros da Academia de todas as filiais podem participar da rodada preliminar de votação, desde que atendam aos requisitos mínimos de visualização para serem elegíveis para votar na categoria. Essa votação preliminar começa dia 9 de dezembro e termina em 13 do mesmo mês. Quatro dias depois, em 17 de dezembro, será informada uma nova lista com 15 filmes.
As indicações oficiais para o 97º Oscar serão anunciadas só no próximos ano, em 17 de janeiro. A cerimônia será realizada no dia 2 de março de 2025.
O filme tem no elenco artistas como Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro. O longa é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva sobre a história de sua mãe, Eunice Paiva. A trama narra a trajetória dela, que enfrentou a violência na época da ditadura militar brasileira depois da prisão e desaparecimento de seu marido, o político Rubens Paiva, na década de 1970.
A participação do filme de Walter Salles neste ano em festivais como Toronto, San Sebastián e Nova York, além do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza, mostraram o potencial da produção para entrar na disputa. A obra foi aclamada em festivais internacionais.