SAÚDE
Ação da SES-DF marca a Semana de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa
9 de outubro, 2024 / Por: RedaçãoEvento na Câmara Legislativa do Distrito Federal oferece vacinação e práticas integrativas até a próxima quinta-feira (10)
Vai até a quinta-feira (10), na área externa da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), a Semana de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, com uma ampla programação voltada para pessoas com mais de 60 anos, das 8h às 17h. No espaço, ganham destaque os serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde (SES-DF): vacinação, testagem rápida de infecções sexualmente transmissíveis, práticas integrativas em saúde e o circuito multissensorial, uma proposta de exercícios para promover a força, a coordenação motora e o equilíbrio.
“Essa atividade faz com que o idoso tenha uma maior qualidade de vida, ajudando a evitar quedas. As quedas, além de serem um problema físico, levam a questões mentais, pois o idoso pode ficar um longo período em recuperação”, explica a fisioterapeuta Daniele Hossaka, da Unidade Básica de Saúde 2 da Asa Norte. De acordo com a servidora, em 2023, mais de 500 idosos foram internados no DF apenas por conta de fraturas no fêmur.
Quem passa no circuito também pode fazer a medição da panturrilha, um exame rápido para indicar eventual necessidade de fortalecimento. O objetivo principal de levar o circuto para o evento, porém, é estimular o público a frequentar a rede de 176 Unidades Básicas de Saúde da SES-DF, onde há atividades como o circuito multissensorial, as Práticas Integrativas em Saúde (PIS) e atividades em grupo. “Muitas pessoas não conhecem as atividades de promoção de saúde das rede de UBS”, diz a fisioterapeuta.
Não é o caso da aposentada Lídia Caldas de Oliveira. Aos 86 anos, ela participa semanalmente das atividades do grupo de idosos da UBS 9 de Ceilândia. “Tem tudo. Tem médico, tem ginástica, tem tudo o que a gente precisa”, conta. Ela explica que não enxerga mais a unidade de saúde como um local para procurar apenas quando estiver doente, mas sim para cuidar sempre da própria saúde. Na CLDF, ela demonstrou toda sua saúde no circuito multissensorial.
Mais serviços para o autocuidado
Prevenir doenças e proteger a própria saúde também é o principal tema de conversa na sala de vacinação montada na CLDF durante essa semana. “Temos conversado com os idosos que a vacinação é uma forma de autocuidado”, explica a chefe do núcleo de vigilância epidemiológica e imunização da Região Central de Saúde, Mariza Leão.
Foram levadas à CLDF doses de vacinas contra gripe (influenza), covid-19, hepatite, tétano e febre amarela. Em uma manhã, mais de 20 idosos foram atendidos, a maioria recebendo mais de três ou quatro vacinas de uma vez. “A maioria chega com esquemas vacinais vários atrasados, então fazemos a atualização completa”, explica a servidora.
Até o fim da Semana de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, o serviço de vacinação estará disponível, inclusive para pessoas de outras faixas etárias. É necessário levar documento de identificação e, se disponíveis, os registros de vacinas já recebidas.
A SES-DF também realiza no local a testagem rápida de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e oferece três práticas integrativas: auriculoterapia, tai chi chuan e lian gong. Haverá, ainda, palestras sobre a importância da prevenção de quedas de pessoas idosas, alimentação saudável e sobre saúde mental no envelhecimento.