
Taguatinga recebe ação de acolhimento da pessoa em situação de rua nesta terça (16)
Abordagem está prevista para passar por seis pontos da região administrativa
Abordagem está prevista para durar dois dias e vai passar por seis pontos no Plano Piloto
Foto: Divulgação/DF Legal
O Governo do Distrito Federal (GDF) fará a oferta de acolhimento e assistência social a pessoas que estão instaladas em seis endereços no Plano Piloto. A ação está prevista para ter início às 9h desta terça-feira (27) e envolve as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), de Saúde (SES-DF), de Educação (SEE-DF), de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda (Sedet-DF), de Segurança Pública (SSP-DF), de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), bem como o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Novacap, a Codhab, o Detran-DF, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e o Conselho Tutelar.
As pessoas em situação de rua receberão a oferta de diversos serviços em áreas como saúde, educação e assistência social, além de orientação sobre cuidados com animais domésticos e benefícios como deslocamento interestadual. Também será oferecido um auxílio excepcional de R$ 600 para aqueles sem condições de pagar aluguel. Vagas em abrigos, programas de qualificação profissional – como o RenovaDF – e o cadastro para unidades habitacionais também estarão disponíveis.
Após todo o atendimento, a DF Legal fará o desmonte das estruturas das pessoas em situação de rua e o transporte dos pertences ao local regular indicado pelo ocupante. Em último caso, o governo levará os objetos pessoais ao depósito da pasta para retirada em até 60 dias, sem qualquer custo para o responsável.
No decorrer de toda a semana, as secretarias realizaram abordagens sociais e atendimentos prévios nos locais, mapeando o público que será atendido e suas demandas.
1. SGAN 908, atrás do Ceub
2. SGAN 910, próximo ao muro da Casa do Ceará
3. SGAN 607
4. L4 Norte, ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto
5. Margens do Eixo Rodoviário na altura da 107/108 Sul
6. Centro Pop da 903 Sul.
*Com informações da DF Legal
Abordagem está prevista para passar por seis pontos da região administrativa
Serviço itinerante da Neoenergia será oferecido em 15 regiões administrativas e no projeto Na Sua Hora
Profissionais devem enviar documentação até 26 de setembro pelo peticionamento eletrônico
Fiscalização ocorreu em várias regiões do Distrito Federal; só em Samambaia, foram 48 casos