
Setor habitacional Nova Colina ficará sem água nesta terça (20)
Desligamento programado vai das 8h às 22h no bairro, que faz parte de Sobradinho
Equipes de diferentes órgãos do GDF percorreram 14 pontos ao longo desta semana; população assistida recebeu orientação sobre acesso a políticas sociais
Vinte e três pessoas foram atendidas pelas ações de acolhimento que integram o Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua nesta semana. Coordenado pela Casa Civil do Governo do Distrito Federal (GDF), a operação passou por 14 pontos do Plano Piloto, oferecendo serviços públicos nas áreas de saúde, qualificação e emprego, moradia e acolhimento.
No sábado (21), um ponto foi visitado, próximo à 813 Sul. No local, uma estrutura precária foi desconstituída e um caminhão de entulho foi removido, com os materiais inservíveis sendo encaminhados à Unidade de Recebimento de Entulhos (URE).
No domingo (22), as equipes foram a dois pontos do Plano Piloto e, novamente, desconstituíram uma estrutura precária e removeram um caminhão de entulho. Na terça-feira (24), três pontos foram visitados, com quatro estruturas desmontadas, dois caminhões de entulho preenchidos e três pessoas atendidas pelas secretarias presentes.
Após uma pausa no Natal, na quinta-feira (26), mais três pontos foram visitados, todos no final da Asa Norte: um na quadra 716 e outros dois no Setor Hospitalar Local Norte (SHLN). Na ocasião, 15 pessoas foram acolhidas, três estruturas desconstituídas e um caminhão de entulho removido.
A operação passou por 14 pontos do Plano Piloto, oferecendo serviços públicos nas áreas de saúde, qualificação e emprego, moradia e acolhimento | Foto: Divulgação/Agência Brasília
Já nesta sexta-feira (27), cinco pontos foram visitados na Asa Sul: SQS 901, SQS 904, SQS 803, SQS 804 e SQS 807. Foram desconstituídas três estruturas precárias e quatro caminhões de entulho foram removidos. Ao todo, cinco pessoas foram localizadas e receberam atendimento.
“A atuação diária das equipes que atuam no plano voltado para a população em situação de rua apresenta os serviços que o Governo do Distrito Federal possui para acolhê-las, seja de capacitação profissional, de moradia, de oportunidades de emprego. Trabalhamos para colocar em prática a orientação do governador Ibaneis Rocha, de o GDF propiciar uma vida digna a todos na capital do país”, destacou o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha.
As ações de acolhimento seguem as diretrizes do Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua do DF. Os trabalhos envolvem as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Saúde (SES-DF), Educação (SEEDF), Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda (Sedet-DF), Segurança Pública (SSP-DF), Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e Justiça e Cidadania (Sejus-DF), além de Novacap, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Codhab, Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Conselho Tutelar.
Durante as abordagens, o GDF oferece diversos serviços públicos que incluem saúde, educação, assistência social, orientação sobre cuidados com animais domésticos e benefícios como deslocamento interestadual – além de um auxílio excepcional de R$ 600 para aqueles sem condições de pagar aluguel. Também são disponibilizadas vagas em abrigos e programas de qualificação profissional, como o RenovaDF e cadastro para unidades habitacionais.
O Distrito Federal foi a primeira unidade da Federação a apresentar um plano de política pública após a suspensão, pelo Supremo Tribunal Federal, das ações de abordagem à população de rua no último ano. Os trabalhos de acolhimento começaram a ser implementados após uma fase de testes em maio, quando o GDF realizou visitas na Asa Sul e em Taguatinga, atendendo cerca de 50 pessoas com assistência social e oferta de serviços públicos.
Desligamento programado vai das 8h às 22h no bairro, que faz parte de Sobradinho
Abordagem está prevista para passar por seis pontos no Plano Piloto
Serão 30 vagas para chefes de esquadrão e 120 para brigadistas de prevenção e combate a incêndios
População terá suporte de serviços técnicos e comerciais da distribuidora, conforme cronograma de demanda e sem hora marcada