Padilha diz que prioridade no Congresso neste ano é isenção do IR, plano de educação e regulação das redes
Lula não dá data, mas afirma que faltam poucos ajustes para encaminhar ao Congresso projeto de isenção do IR
Plataforma está bloqueada no Brasil e não há decisão que determina a volta da rede social; Anatel afirma que não recebeu ordem judicial para liberar o acesso
A rede social X deu um suspiro de esperança a seus usuários, na manhã desta quarta-feira (dia 18), por ter permitido o acesso de alguns perfis. Contudo, de acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF), a liberação se deu por alguma “instabilidade no bloqueio da plataforma”. A Corte informou que ainda checa informações sobre postagens feitas por alguns internautas.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por sua vez, afirmou que não recebeu nenhuma ordem judicial para liberar o acesso à rede social. Em pronunciamento, a agência afirmou que não houve alteração da decisão de suspensão e que está verificando os acessos indevidos à rede. Portanto, nenhum desbloqueio foi realizado. A plataforma foi suspensa no Brasil em 30 de agosto, por determinação do STF.
No início da manhã desta quarta-feira (dia 16), usuários haviam conseguido acesso apenas pelo aplicativo (não pelo desktop) e com o uso de wi-fi (não de dados móveis), até por volta das 8h30. Após esse horário, segundo apurado pelo EXTRA, o bloqueio foi restaurado.
A Corte não informou se aplicará multa aos perfis que acessaram o X durante a instabilidade.
Na última semana, o Supremo Tribunal Federal (STF|) foi informado pelo Citibank S.A e pelo Itaú Unibanco de que as multas aplicadas às empresas de Elon Musk foram pagas. A dívida era de R$ 18, 5 milhões com a Justiça. No entanto, um outro motivo que levou à suspensão do funcionamento da rede social foi o fato de a empresa X não ter instituído uma representação legal no país, além de descumprir a ordem de bloqueio de perfis antidemocráticos.
Em entrevista ao canal Globonews, o ministro Alexandre de Moraes confirmou que o bloqueio à plataforma continua. De acordo com ele, não houve movimentação da empresa do empresário Elon Musk para cumprir com as exigências judiciais para funcionamento no país.
Parte dos usuários do X relata que a rede social voltou a funcionar nesta quarta-feira. A volta do X é o assunto mais comentado na rede social. “O Twitter voltou”, com o nome antigo da plataforma, e ocupa o primeiro lugar nos trending topics. Em segundo lugar está Bluesky, a rede social que mais ganhou usuários no país durante o bloqueio determinado pelo STF.
“Meu twitter está vivo”, comemorou uma usuária na manhã desta quarta-feira. “O Twitter voltou”, comemorou um perfil de torcedores de futebol.
A atriz, apresentadora e ex-BBB Sabrina Sato também comemorou a volta do X: “Voltamossss! Bom diaaaa”, escreveu.
Lula não dá data, mas afirma que faltam poucos ajustes para encaminhar ao Congresso projeto de isenção do IR
Lula, Hugo Motta e Davi Alcolumbre comparecem a cerimônia
Recém eleitos presidentes da Câmara e do Senado, Motta e Alcolumbre se reuniram com o presidente Lula mais cedo
Lula havia licenciado 10 ministros parlamentares para eleições da Câmara e do Senado