
Brasília se reinventa para seguir dando oportunidades a quem precisa
Desde a época da construção, a cidade desponta como oásis de uma vida melhor para todos os brasileiros; programas governamentais ajudam aqueles que só esperam por uma chance
Prevenção ao consumo de álcool por crianças e adolescentes é promovida pelo programa Cidadania nas Escolas
Celebrado nesta terça-feira (18), o Dia Nacional do Combate ao Alcoolismo foi criado com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas. No Distrito Federal, em 2024, essa iniciativa ganhou um reforço com a criação do Dia Distrital de Prevenção ao Consumo de Álcool por Crianças e Adolescentes, instituído em 20 de fevereiro.
Responsável pelas políticas públicas de prevenção e combate ao consumo abusivo de álcool, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) realiza ações contínuas de conscientização e oferece suporte às pessoas que buscam reabilitação.
“O uso excessivo de álcool é um problema de saúde pública que afeta não apenas o indivíduo, mas toda a sociedade. Na Sejus-DF, trabalhamos com políticas de prevenção, conscientização e apoio às famílias, promovendo ações educativas e oferecendo suporte a quem precisa. Nosso compromisso é garantir que a população tenha acesso a informações e recursos que contribuam para uma vida mais saudável e equilibrada”, destaca a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
As ações voltadas à prevenção do consumo de álcool por crianças e adolescentes são promovidas por meio do programa Cidadania nas Escolas, que leva o debate sobre os riscos dessa prática ao ambiente escolar. Em 2024, cerca de 7 mil alunos de diversas regiões administrativas do DF já foram alcançados pelo programa. Novos encontros estão programados para este ano, com início em março.
Além das ações preventivas, a Sejus-DF também oferece atendimento psicossocial a pessoas que fazem uso abusivo de álcool, por meio de comunidades terapêuticas e outras iniciativas. Há, ainda, um programa específico para familiares, o Acolhe DF.
Para ampliar o alcance das ações, a secretaria estabelece parcerias com organizações da sociedade civil, instituições privadas e outros órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF). Juntas, essas instituições promovem palestras, seminários, debates, oficinas educativas e mobilizações sociais voltadas à prevenção do uso de substâncias psicoativas e à promoção de hábitos saudáveis.
Quem precisar de apoio pode entrar em contato com a Sejus-DF pelos seguintes canais:
*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF)
Desde a época da construção, a cidade desponta como oásis de uma vida melhor para todos os brasileiros; programas governamentais ajudam aqueles que só esperam por uma chance
Abordagem está prevista para durar dois dias e irá passar por 10 pontos
Espetáculo pirotécnico pôde ser conferido pelo público que acompanhava a segunda noite de shows na Esplanada
Ícones da música, Fagner e O Grande Encontro comandaram o espetáculo junto à sensação Mari Fernandez; programação segue nesta segunda-feira (21), com shows de Eli Soares, Menos é Mais e Zé Neto & Cristiano