
Projetos levam acessibilidade e protagonismo a pessoas com deficiência no DF
Todas as 240 propostas contempladas contam com algum tipo de inclusão, sendo 15 iniciativas de autoria de PcDs
Plano Distrital da Família, criação da PNQ e aumento da demanda de jovens candangos foram destaques em retrospectiva da Secretaria sobre este ano
A Secretaria da Família e Juventude (SEFJ-DF) empenhou-se, durante o ano de 2024 em iniciativas que promovam a qualidade de vida das famílias. O Plano Distrital da Família foi uma dessas ações. O documento apresenta metas de políticas públicas para 17 eixos temáticos que impactam diretamente a vida das famílias nas áreas de habitação, transporte, educação, entre outras, e ainda conta com as sugestões da população, por meio de consulta pública, e do setor público.
O texto também foi debatido no Fórum Distrital de Famílias Sustentáveis, coordenado pela SEFJ em formato inédito no Brasil e que consiste em discutir políticas públicas para as famílias do DF.
“Foi um ano com muitos desafios em que nos debruçamos sobre os temas sensíveis que atingem a família e os jovens”, avalia o secretário da Família e Juventude, Rodrigo Delmasso. “Avançamos na elaboração do Plano Distrital das Famílias, na consolidação do programa Jovem Candango e na busca por segurança jurídica a quem aguarda a regularização de templos religiosos e entidades de assistência social com a Permissão de Uso Não Qualificada, a PNQ.”
No âmbito da regularização fundiária, a SEFJ-DF promoveu reuniões de acompanhamento processual junto aos templos religiosos, entidades sem fins lucrativos e de assistência social em situação irregular, para maior agilidade nos processos de regularização. Além disso, propiciou a abertura aos processos de Permissão Não Qualificada, tendo alcançado em média 94 gestores dos templos e entidades de oito regiões administrativas.
Outra ação da pasta foi a consolidação do governo no diálogo internacional acerca das políticas públicas em outros países para o desenvolvimento das famílias. A SEFJ-DF participou do Encontro Regional de Cidades Familiarmente Sustentáveis, no México, e do Encontro Técnico Internacional do Projeto Cidades Inclusivas para Famílias Sustentáveis, em Brasília.
O ano também foi um marco para o programa Jovem Candango, com o aumento da solicitação dos órgãos do GDF que requisitaram mais de 3 mil jovens participantes, sendo 1.200 a mais que as vagas disponíveis.
Com a demanda crescente e os resultados positivos, a secretaria estuda expandir de 1.800 para 3 mil o número de vagas na seleção de 2025, visando a um impacto ainda maior nos jovens e em suas famílias.
O programa também firmou parceria com a Controladoria-Geral do DF no projeto Pega a Visão, que oferece conhecimento sobre transparência, acesso à informação e controle social aos jovens contratados.
Para além das linhas do setor público, a SEFJ-DF também reconhece o empenho da iniciativa privada e, por isso, entregou mais de 151 selos Empresa Parceira da Juventude aos estabelecimentos do DF – um reconhecimento às empresas que dão o primeiro emprego aos jovens.
*Com informações da Secretaria da Família e Juventude
Todas as 240 propostas contempladas contam com algum tipo de inclusão, sendo 15 iniciativas de autoria de PcDs
Agentes de trânsito flagraram 20 motoristas dirigindo sem possuir habilitação
Desligamento programado vai das 8h às 22h no bairro, que faz parte de Sobradinho
Abordagem está prevista para passar por seis pontos no Plano Piloto