Brasília Agora
Brasília Agora


POLÍTICA

Ações de segurança para a posse de Lula

29 de dezembro, 2022

Plano de policiamento é detalhado à imprensa durante coletiva realizada nesta quinta-feira (29), no Palácio do Buriti A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal […]

Ações de segurança para a posse de Lula
Esquema de policiamento vem sendo elaborado há vários dias entre a equipe de transição e a de segurança do GDF - Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Plano de policiamento é detalhado à imprensa durante coletiva realizada nesta quinta-feira (29), no Palácio do Buriti

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) e a Casa Civil do Governo do Distrito Federal (GDF), junto com a Polícia Federal, apresentam à imprensa nesta quinta-feira (29), em coletiva às 11h no Palácio do Buriti, o esquema de policiamento que foi elaborado conjuntamente com os ministérios da Justiça e da Defesa para a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A coletiva será transmita ao vivo pelo canal no YouTube da Agência Brasília e pela Agência Brasília, portal oficial de notícias da Secretaria de Comunicação do Governo do Distrito Federal (Secom-DF).
O esquema de policiamento para a posse presidencial vem sendo elaborado há vários dias entre a equipe de transição do futuro presidente e representantes dos órgãos de segurança do GDF. A divulgação do plano ocorrerá dois dias após o governador Ibaneis Rocha ter garantido aos futuros ministros da Justiça, Flávio Dino, e da Defesa, José Múcio Monteiro, que disponibilizaria 100% do contingente das forças de segurança do GDF para que a posse ocorra em um ambiente democrático de paz e tranquilidade.
O plano integrado de segurança, reunindo policiais tanto de órgãos do GDF quanto do Governo Federal, foi considerado imprescindível depois da recente eclosão de manifestações antidemocráticas e da descoberta de um grupo que pretendia fazer ataques terroristas em Brasília.

INTEGRIDADE FÍSICA

O esquema montado pretende inibir essas manifestações e garantir a integridade física do presidente Lula, dos membros das delegações dos países convidados, das autoridades brasileiras e dos cidadãos brasilienses e de outros estados que estarão em Brasília participando dos eventos que marcarão a posse, como OS shows na Esplanada dos Ministérios.