Brasília Agora
Brasília Agora


BRASÍLIA

Adolescentes participam de campeonato de xadrez na Cidade Estrutural

19 de outubro, 2021

Ao final, além da premiação dos três primeiros colocados, todos receberam um jogo de xadrez para continuar a praticar o esporte. A oficina de xadrez […]

Adolescentes participam de campeonato de xadrez na Cidade Estrutural

Ao final, além da premiação dos três primeiros colocados, todos receberam um jogo de xadrez para continuar a praticar o esporte.

A oficina de xadrez foi possível por meio de parceria da SSP-DF e a Paróquia Nossa Senhora do Encontro com Deus, localizada na Estrutural. Direcionadas às crianças e adolescentes, também foram disponibilizadas oficinas de cinema, fotografia, desenho e ilustração.

O objetivo é, além de promover momentos de lazer e descontração entre os jovens, aproximar a sociedade das forças de segurança do Distrito Federal. “Essas oficinas foram preparadas como forma de dar oportunidade aos jovens da região em situação de vulnerabilidade e para nos aproximarmos desse público, o que é fundamental para estabelecer uma relação de confiança com a segurança pública. Além disso, percebemos o reflexo das aulas de xadrez no aproveitamento escolar dos participantes”, avalia Sávio Ferreira, titular da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Suprec), da SSP-DF.

Campeonato

Para a coordenadora de Políticas Sociais da SSP, Marina Fernandes, o campeonato foi essencial para finalizar a oficina. “Foi uma ação muito especial. O primeiro torneio de xadrez da Secretaria de Segurança foi pensado com o objetivo de promover a socialização e integração entre crianças e adolescentes, bem como mostrar aos participantes o quanto eles são capazes de aprender novas habilidades. Uma iniciativa importante para a ASP”, afirma.

A mediação do campeonato foi feita pelo árbitro profissional Agnaldo Braga. “Os competidores aprenderam muito rapidamente as regras do jogo. A experiência de participar de um campeonato é essencial para que eles desenvolvam valores como ética, respeito e obediência às regras”, revela.

Desenvolvimento de habilidades

Inteligência emocional, pensamento rápido e raciocínio lógico são algumas das habilidades que podem ser desenvolvidas com a prática do esporte. “Eles acabam desenvolvendo essas habilidades de forma muito natural. A maior parte deles nunca teve contato com o xadrez até participar das oficinas e percebemos o crescimento de todos eles”, explica o professor de xadrez, que também é servidor da SSP-DF, Genivaldo Sampaio.

Para a Bruna Laryssa, uma das vencedoras do campeonato, o rendimento escolar aumentou após as aulas. “Participar das aulas de xadrez foi uma oportunidade de aumentar minhas notas em matemática. Para jogar, precisamos planejar. E em matemática, para obtermos melhores resultados, também devemos seguir este mesmo raciocínio”, compartilha.

Informações da Secretaria de Segurança Pública do DF