Encontro de Violeiros e Violeiras de Brasília na Candangolândia – dias 10 e 11 de junho
Praça dos Estados da Candangolândia
Suspenso por dois anos, o maior evento da música e viola caipira de Brasília está de volta à Candangolândia. Na programação, uma singela homenagem ao Dia Nacional da Música e Viola Caipira, que celebra 93 anos de história e o regresso ao palco de violeiros e violeiras da música regional do DF e de outros estados do país.
*Extensa programação será apresentada nos dias 10 e 11 de junho.
*Homenagens à música e viola caipira, que celebra 93 anos – Rumo aos 100 Anos
*show da respeitada dupla feminina, Irmãs Barbosa, que completa 40 anos de carreira e da renomada dupla de violeiros, Zé Mulato e Cassiano
*Exposição e feira gastronômica, com comidas típicas.
Nesta edição, o evento incorpora o ciclo dos projetos culturais online, fórmula encontrada para prosseguir com as atividades culturais, como forma de resistência e união do setor, durante o período de fechamento ocasionado pela pandemia do COVID-19, e será realizado em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Clube do Violeiro Caipira.
O Encontro de Violeiros e Violeiras de Brasília é um dos maiores eventos da música e viola caipira do país, já percorreu cidades como Brazlândia, Ceilândia, Candangolândia e Planaltina. Nesta edição, retorna à cidade-mãe de Brasília: a Candangolândia, e celebra o Dia Nacional da Música e Viola Caipira, comemorado em 13 de julho. Desde as primeiras movimentações, no início da década de 1990, o Encontro de Violeiros e Violeiras de Brasília expressa a beleza e a riqueza da história da música e viola caipira, com a premissa de inspirar jovens talentos do gênero musical, de tantos ritmos distintos, e fortalecer as culturas populares, como identidade do Brasil.
PROGRAMAÇÃO
Na noite de estreia do encontro, o público do evento será agraciado com o show da respeitada e brilhante dupla feminina, Irmãs Barbosa, que completa 40 anos de carreira. Formada pelas irmãs Edna e Dinah, nascidas em São Paulo, a dupla tem trajetória consolidada e vários prêmios em festivais de música do gênero.
Além das atrações musicais da noite de abertura, inclui-se a abertura da exposição Elementos da Cultura Caipira, com instrumentos musicais e objetos que retratam um pouco da história da cultura caipira.
No sábado (11), destaca-se a realização da roda de prosa Retomada Econômica da Cultura que visa contribuir para uma melhor reflexão sobre o futuro da cultura diante do cenário atual, e aborda, ainda, a preservação e a valorização da música caipira que transpassa gerações e faz parte da nossa história. Há ainda, no período da tarde, oficina de luteria em instrumentos de corda com o professor Dyego Violeiro.
A renomada dupla de violeiros, Zé Mulato e Cassiano, com 44 anos de uma carreira reverenciada, encerra a programação do Encontro na noite de sábado.
O Encontro de Violeiros e Violeiras de Brasília contará ainda, com feira de artesanato e gastronômica, com comidas típicas, entre outras atrações ligadas ao segmento.
Este ano, o evento que recebe recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do GDF, acontece especialmente no mês de junho, antecipando sua realização, tradicionalmente em julho, em razão da instabilidade causada na transferência de recursos direcionados pelo órgão.
O evento conta com tradução em libras. A classificação é livre e a entrada é gratuita.
10 de junho – SEXTA-FEIRA
18 HORAS
20 HORAS – APRESENTAÇÕES MUSICAIS
-
VOLMI BATISTA
-
JACARANDÁ E BRAÚNA
-
MACEDO E MARIANO
-
VANDERLEY E VALTECY
-
IRMÃS BARBOSA
11 DE JUNHO – SÁBADO
09 HORAS
17 HORAS
20 HORAS – APRESENTAÇÕES MUSICAIS
-
IDELBRANDO E BARCELLUS
-
CLAUDINHO DA VIOLA
-
ÂNDERES E FERNANDES
-
DAYANE REIS
-
ZÉ MULATO E CASSIANO
-
DYEGO E GUSTAVO
ATRAÇÕES DIÁRIAS