CULTURA

AGENDA CULTURA CAIPIRA| 20ª Edição

10 de junho, 2022

Encontro de Violeiros e Violeiras de Brasília na Candangolândia – dias 10 e 11 de junho Praça dos Estados da Candangolândia Suspenso por dois anos, o maior evento da música e viola caipira de Brasília está de volta à Candangolândia. Na programação, uma singela homenagem ao Dia Nacional da Música e Viola Caipira, que celebra …

Encontro de Violeiros e Violeiras de Brasília na Candangolândia – dias 10 e 11 de junho

Praça dos Estados da Candangolândia

Suspenso por dois anos, o maior evento da música e viola caipira de Brasília está de volta à Candangolândia. Na programação, uma singela homenagem ao Dia Nacional da Música e Viola Caipira, que celebra 93 anos de história e o regresso ao palco de violeiros e violeiras da música regional do DF e de outros estados do país.

*Extensa programação será apresentada nos dias 10 e 11 de junho.

*Homenagens à música e  viola caipira, que celebra 93 anos – Rumo aos 100 Anos

*show da respeitada dupla feminina, Irmãs Barbosa, que completa 40 anos de carreira e da renomada dupla de violeiros, Zé Mulato e Cassiano

*Exposição e feira gastronômica, com comidas típicas.

Nesta edição, o evento incorpora o ciclo dos projetos culturais online, fórmula encontrada para prosseguir com as atividades culturais, como forma de resistência e união do setor, durante o  período de fechamento ocasionado pela pandemia do COVID-19, e será realizado em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Clube do Violeiro Caipira.

O Encontro de Violeiros e Violeiras de Brasília é um dos maiores eventos da música e viola caipira do país, já percorreu cidades como Brazlândia, Ceilândia, Candangolândia e Planaltina. Nesta edição, retorna à cidade-mãe de Brasília: a Candangolândia, e celebra o  Dia Nacional da Música e  Viola Caipira, comemorado em 13 de julho.  Desde as primeiras movimentações, no início da década de 1990, o Encontro de Violeiros e Violeiras de Brasília expressa a beleza e a riqueza da história da música e viola caipira, com a premissa de inspirar jovens talentos do gênero musical, de tantos ritmos distintos, e fortalecer as culturas populares, como identidade do Brasil.

PROGRAMAÇÃO

Na noite de estreia do encontro, o público do evento será agraciado com o show da respeitada e brilhante dupla feminina, Irmãs Barbosa, que completa 40 anos de carreira. Formada pelas irmãs Edna e Dinah, nascidas em São Paulo, a dupla tem trajetória consolidada e vários prêmios em festivais de música do gênero.

Além das atrações musicais da noite de abertura, inclui-se a abertura da exposição Elementos da Cultura Caipira,  com instrumentos musicais e objetos que retratam um pouco da história da cultura caipira.

No sábado (11), destaca-se a realização da roda de prosa Retomada Econômica da Cultura que visa contribuir para uma melhor reflexão  sobre o futuro da cultura diante do cenário atual, e aborda, ainda, a preservação e a valorização da música caipira que transpassa gerações e faz parte da nossa história.  Há ainda, no período da tarde, oficina de luteria em instrumentos de corda com o professor Dyego Violeiro.

A renomada dupla de violeiros, Zé Mulato e Cassiano, com 44 anos de uma carreira reverenciada, encerra a programação do Encontro na noite de sábado.

O Encontro de Violeiros e Violeiras de Brasília contará ainda, com feira de artesanato e gastronômica, com comidas típicas, entre outras atrações ligadas ao segmento.

Este ano, o evento que recebe recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do GDF, acontece especialmente no mês de junho, antecipando sua realização, tradicionalmente em julho, em razão da instabilidade causada na transferência de recursos direcionados pelo órgão.

O evento conta com tradução em libras. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

10 de junho – SEXTA-FEIRA

18 HORAS

  • EXPOSIÇÃO ELEMENTOS DA CULTURA CAIPIRA, com instrumentos musicais e objetos históricos que retratam o universo da cultura caipira.

20 HORAS – APRESENTAÇÕES MUSICAIS

  • VOLMI BATISTA

  • JACARANDÁ E BRAÚNA

  • MACEDO E MARIANO

  • VANDERLEY E VALTECY

  • IRMÃS BARBOSA

11 DE JUNHO – SÁBADO

09 HORAS

  • RODA DE PROSA “RETOMADA ECONÔMICA DA CULTURA”.

17 HORAS

  • OFICINA DE LUTERIA EM INSTRUMENTOS DE CORDA COM DYEGO VIOLEIRO.

20 HORAS – APRESENTAÇÕES MUSICAIS

  • IDELBRANDO E BARCELLUS

  • CLAUDINHO DA VIOLA

  • ÂNDERES E FERNANDES

  • DAYANE REIS

  • ZÉ MULATO E CASSIANO

  • DYEGO E GUSTAVO

ATRAÇÕES DIÁRIAS

  • EXPOSIÇÃO “ELEMENTOS DA CULTURA CAIPIRA”.

  • FEIRA DE ARTESANATO

  • PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO COM COMIDAS TÍPICAS – “GASTRONOMIA TRADICIONAL”

 

Artigos Relacionados