Brasília Agora


COLUNAS

AGORA-DF

10 de maio, 2021

Com o mico nas mãos O governador Ibaneis Rocha confirmou ontem o que esta coluna havia adiantado na última sexta-feira, dia 7: ele é candidatíssimo […]

AGORA-DF
Governador Ibaneis Rocha. Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

Com o mico nas mãos

O governador Ibaneis Rocha confirmou ontem o que esta coluna havia adiantado na última sexta-feira, dia 7: ele é candidatíssimo à reeleição. A confirmação põe um ponto final nas especulações dos últimos dias quando especulou-se de tudo nos meios políticos da cidade. Até pesquisa falsa circulou. Agora, tudo mudou. E quem tentou desmentir este jornal para beneficiar seus próprios interesses ficou com o mico nas mãos.

Candidato encardido

Aliados que ensaiavam uma rebeldia voltaram ao ninho – e foi rápido como quem rouba, para citar a canção dos Novos Baianos. Com um cartel enorme de obras a serem entregues – incluindo 40 mil residências para famílias de baixa renda e grandes estruturas viárias – aumento na rede de proteção alimentar para famílias carentes e muito dinheiro em caixa, Ibaneis não é o adversário dos sonhos de ninguém.

No âmbito do DF

O governador foi muito firme quando disse que, embora tenha sido o autor da proposta para que o MDB tenha candidato próprio para a presidência da República em 2022, o projeto político dele está no âmbito do Distrito Federal. E afirmou que quer mais quatro anos para concluir o projeto que imaginou para a cidade, e que, segundo ele, foi muito prejudicado pela pandemia de covid-19. Ibaneis disse que tem prateleiras de projetos para todas as regiões do DF.

Humor renovado

Está claro que a inauguração do primeiro dos três hospitais de campanha, com 100 leitos, mudou o humor do governador. Nos próximos dias ele abre mais três hospitais, sendo um deles definitivo, e serão mais 302 leitos. Com isso, o governador quer transferir o máximo de pacientes de covid-19 para as estruturas de campanha e iniciar um amplo mutirão de cirurgias eletivas. Ele acredita que até o final do ano zera as filas de cirurgias no DF.

MDB volta a se reunir

Esta semana a Executiva do MDB volta a se reunir. Um dos pontos a ser analisado é a proposta do governador Ibaneis Rocha de lançar um candidato do partido à presidência. O governador disse que não tem nada contra candidatos já colocados – Bolsonaro e Lula. “Entendo que grandes partidos têm que concorrer às eleições presidenciais, para colocar suas ideias. Um partido do tamanho do PT, do PSD, são partidos que têm bancadas expressivas, como não vão ter candidatos? Quando chegar no segundo turno cada um pode escolher seu projeto”, disse.

Pesquisa é primeiro passo

O governador Ibaneis Rocha recebeu uma ampla pesquisa sobre a atuação dos administradores regionais, de lideranças regionais e até de deputados distritais eleitos. Aliados especulam que é o primeiro passo na preparação para a candidatura à reeleição ao GDF e mudanças estão sendo esperadas para as próximas semanas. A pesquisa vai embasar até a seleção das nominatas dos partidos aliados para não deixar nada para a última hora.

Circulando pelas cidades

O governador Ibaneis Rocha decidiu que vai dedicar pelo menos dois dias da semana para visitar as regiões do Distrito Federal. Ele quer ver de perto o andamento de algumas obras que considera fundamentais – o túnel de Taguatinga, as sete UPAs em construção, o viaduto do Recanto das Emas, por exemplo – e ouvir a população sobre novas necessidades.

 

[email protected]