Posse COFECI-CRECI
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Flávia busca independência na rua A deputada federal Flávia Arruda redobrou seus contatos com os eleitores nos últimos dias. Ela quer se fortalecer e se colocar como uma força pessoalmente, dependendo cada vez menos do sobrenome que a projetou. A movimentação do marido, José Roberto Arruda, tem incomodado os assessores mais próximos de Flávia, ainda …
A deputada federal Flávia Arruda redobrou seus contatos com os eleitores nos últimos dias. Ela quer se fortalecer e se colocar como uma força pessoalmente, dependendo cada vez menos do sobrenome que a projetou. A movimentação do marido, José Roberto Arruda, tem incomodado os assessores mais próximos de Flávia, ainda que todos sejam ligados também ao ex-governador. Eles entendem que o vai-não-vai corrói a candidatura dela.
O comportamento errático de Arruda tem deixado os próprios aliados atônitos. Até mesmo o fato de estar divulgando o resultado de um julgamento do Supremo Tribunal Federal como sendo a favor de sua liberação para ser candidato é citado como motivo de preocupação. Arruda tem garantido, como peça de persuasão a potenciais aliados, que ele está sob as bênçãos do presidente Bolsonaro.
O senador Izalci Lucas (PSDB) é inabalável. Ao contrário da deputada federal Paula Belmonte (Cid) que tem lutado com unhas e dentes para comandar a federação entre os dois partidos no Distrito Federal, ele está olímpico na questão. Izalci tem uma carta do presidente nacional da federação, Bruno Araújo, que no DF manda ele.
Assim, ele nem discute quando alguém chega com a informação de que Paula Belmonte quer se colocar como vice-governadora de Reguffe para a próxima eleição. Só olha de lado e ri.
O ex-senador Cristovam Buarque está sendo assediado pelas lideranças de seu partido, o Cidadania, para se candidatar a uma vaga de deputado federal. Ele se dizia aposentado, querendo escrever mais alguns livros e fazer palestras, mas tem se dobrado aos argumentos de que o partido precisa sobreviver e, para isso, tem que eleger parlamentares.
Cristovam ainda não deu uma resposta definitiva. Mas é preciso algo mais além da vontade: o ex-senador está inelegível porque suas contas da eleição passada não foram aprovadas. Ficou devendo parte do contrato com o pessoal de marketing.
A vaga de vice-governador de Ibaneis Rocha é provavelmente a mais disputada das próximas eleições. O atual vice, Paco Brito, quer continuar no cargo e conta com o fato de sempre ter se mostrado fiel ao comandante, mas tem a desvantagem de ter um partido, o Avante, de pouca expressão. Outros postulantes – ainda que não declarados –, são a deputada federal Celina Leão (PP) e Paulo Octávio (PSD).
Celina Leão tem apoio evangélico, mas cria um problema imenso para seu partido se for candidata a algum cargo que não seja deputada federal. As pesquisas mostram que ela é a grande puxadora de voto do partido e que garantiria pelo menos a manutenção da atual vaga no parlamento, com possibilidade de ajudar a fazer um segundo candidato – Ronei Nemer, Rogério Rosso e Ronaldo Fonseca são os favoritos – com o voto na legenda. Mas Celina é uma candidatura que agrada ao Planalto.
Paulo Octávio se lançou como candidato ao Senado e em um cenário sem Flávia Arruda aparece muitas vezes como líder da disputa. O problema é que Flávia mina os votos dele, assim como ocorre ao contrário. Desta forma, o empresário vem sendo aconselhado a usar a força de seu partido na coligação de Ibaneis Rocha para buscar a vaga de vice. É um nome de confiança do empresariado, que quer a continuidade da política de incentivo ao emprego e aos negócios criada por Ibaneis.
A decisão final será do governador Ibaneis Rocha, mas ele tem pedido aos partidos de sua base de sustentação que conversem entre si para afunilar a preferência. De qualquer forma, o atual governador não tem pressa de resolver a questão e prefere esperar para ver como a oposição vai se acomodar antes de anunciar o nome de seu companheiro de chapa.
www.brasiliaagora.com.br
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Restaurante especializado em carne anuncia sua expansão. Inauguração está prevista para o segundo semestre, no Manhattan Shopping.
O presidente Lula diz que é muito cedo para fazer pesquisa sobre 2026 e para avaliar um governo que ainda tem quase dois anos no poder.
No Distrito Federal, o número de trabalhadores ocupados cresceu 4,6% entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024, o que representa um acréscimo de 65 mil postos de trabalho. A taxa de desemprego caiu de 15,5% para 14,6% no mesmo período.