COLUNAS

AGORA-DF

1 de fevereiro, 2025

Cenários das pesquisas não mudam A entrada de José Roberto Arruda no jogo eleitoral deste ano está sendo apontada como uma reviravolta nas eleições, mas o eleitor mesmo ainda não foi impactado. Na primeira pesquisa disponível depois da liberação do ex-governador, os cenários principais não mudam, ou seja, o governador Ibaneis Rocha continua liderando em …

Cenários das pesquisas não mudam

A entrada de José Roberto Arruda no jogo eleitoral deste ano está sendo apontada como uma reviravolta nas eleições, mas o eleitor mesmo ainda não foi impactado. Na primeira pesquisa disponível depois da liberação do ex-governador, os cenários principais não mudam, ou seja, o governador Ibaneis Rocha continua liderando em todos os cenários. Estranhamente, a entrada de Arruda não tem impacto nos números de Ibaneis.

União pelo primeiro turno

Os votos de Arruda vêm majoritariamente de outros candidatos e dos que se declaram indecisos em outros cenários, o que mostra a consolidação do nome de Ibaneis, praticamente garantindo sua presença num eventual segundo turno. Arruda aparece em segundo lugar na disputa direta com Ibaneis e os números deixam claro que se os dois se unirem o pleito tem tudo para acabar no primeiro turno.

Quem ganha é Bolsonaro

O cenário com Ibaneis e Arruda juntos ainda não foi testado, mas é entendido como o ideal pelo menos para as pretensões do presidente Jair Bolsonaro no Distrito Federal. Nas últimas consultas, Bolsonaro tem perdido espaço no DF – principalmente no julgamento da gestão –, enquanto o petista Luís Inácio Lula da Silva vem melhorando o desempenho. A junção dos eleitorados de Ibaneis e Arruda pode ajudar a reverter o quadro.

Indefinição continua

Arruda reuniu seus apoiadores na tarde de ontem (7), depois de receber a notícia da liminar que o autoriza a participar da eleição. Foi comedido. Disse que ainda não se decidiu a que cargo vai concorrer porque tem a preocupação de não prejudicar o desempenho da mulher, deputada federal Flávia Arruda, que corre favorita na disputa ao Senado. Neste cenário, o mais tranquilo seria ele disputar o cargo de deputado federal, para desespero dos radicais que tentam incendiar o paiol movidos apenas pelo sentimento de vingança contra Ibaneis.

A estrela da internet

A deputada Celina Leão foi a estrela da internet política dos últimos dias ao enfrentar os deputados petistas durante votação na Comissão Especial que analisou as PECs do Estado de Emergência e dos Biocombustíveis. O vídeo da parlamentar viralizou nas redes, mostrando o que ela fez para impor autoridade. Foi aplaudida até por opositoras, como a senadora Leila Barros (a do vôlei), que é do PDT, chocada com a ação machista dos petistas.

Força de felina

A atitude de Celina Leão repercutiu até mesmo na eleição majoritária do Distrito Federal. Já tem gente sonhando em tê-la como candidata a vice-governadora. Argumentam que pela demonstração, empenho não vai faltar.

Boatos na manchete

Com tanta indefinição na política do DF e na falta de notícias concretas, o pessoal começou a publicar boatos mesmo. Um dos principais jornais da cidade, por exemplo, publicou que Ibaneis Rocha poderia sair candidato a senador numa chapa comandada por Arruda. Seria a primeira vez na história da política mundial que quem está atrás nas pesquisas perde a preferência.

Chapa repetida?

Outro boato dá conta de que o empresário Paulo Octávio poderia ocupar a vice-governadoria numa chapa liderada por Arruda. Certamente são pessoas que não se lembram que P.O. já foi vice-governador de Arruda num mandato que ele certamente quer esquecer, já que desembocou no escândalo da operação Caixa de Pandora, que levou Arruda para a cadeia e obrigou Paulo Octávio a renunciar depois de apenas um mês como governador.

Arrependimento do PT

O Partido dos Trabalhadores do DF anda desanimado com a performance de Leandro Grass como candidato a governador na chapa da federação com PV e PCdoB. Grass não consegue ir além das platitudes em suas entrevistas e tem dificuldade de apresentar um discurso coerente e que ajude a candidatura de Lula à presidência (único foco do partido).

 

Artigos Relacionados