COLUNAS

AGORA-DF

1 de fevereiro, 2025

Difamação política entra em campo O eleitor do Distrito Federal terá que tomar cuidado redobrado para não se deixar enganar nas eleições de outubro. Não são apenas as notícias falsas (fake news) que assustam, mas as ações explicitamente difamatórias mesmo, com o uso sem disfarce de blogs e redes sociais. A deputada federal Celina Leão …

Difamação política entra em campo

O eleitor do Distrito Federal terá que tomar cuidado redobrado para não se deixar enganar nas eleições de outubro. Não são apenas as notícias falsas (fake news) que assustam, mas as ações explicitamente difamatórias mesmo, com o uso sem disfarce de blogs e redes sociais. A deputada federal Celina Leão (PP), apontada como candidata a vice na chapa de Ibaneis Rocha ao GDF, foi à polícia cibernética para tentar descobrir quem está espalhando calúnias contra ela.

Comentários sexistas na rede

Posts publicados em grupo de mensagens eletrônicas fazem comentários sexistas contra Celina Leão. A movimentação da parlamentar, que sustentou o apoio ao governador Ibaneis, irritou membros do grupo, que usaram linguagem violenta e ameaças covardes. A deputada decidiu expor essas ameaças para punir os eventuais culpados.

Celina é boa de briga

A deputada não se deixa intimidar com facilidade. Há poucos dias, enfrentou uma tropa de deputados petistas na Câmara Federal, que tentavam impedir a leitura para atrasar ou evitar a tramitação de dois projetos. Celina avançou sobre os deputados com força e conseguiu impedir a manobra.

Mulheres, muito a avançar

Mas a vida das mulheres na política do DF não é e nem será fácil. Mesmo com grande participação no Congresso Nacional – além de Celina e Flávia, há Leila Barros, Bia Kicis, Erica Kokay – elas continuam sendo ofendidas pelos apoiadores dos políticos homens. Faltam educação e respeito.

Flávia também é vítima

Outro caso escabroso apareceu em um blog recém criado por um ex-fotógrafo de má fama e muitos processos e condenações, difamando a deputada federal Flávia Arruda. O ex-fotógrafo que teve que tirar seu blog original do ar por problemas com a Justiça, usa os expedientes mais baixos para insinuar aventuras sexuais misturadas com conchavos políticos com o único propósito de afastar o casal Arruda, provocando uma cizânia familiar. As desinformações têm as digitais de dedos sujos com massa de panetone.

Mentiras requentadas

A covarde postagem do ex-fotógrafo fala explicitamente que um assecla do ex-governador que sonha voltar ao poder para retomar malfeitos de governos anteriores tem explosivas revelações contra o governador Ibaneis Rocha. Tudo mentira. Trata-se de ameaça requentada, que não foi usada na eleição passada porque o esquema – que seria usado para supostamente beneficiar a então candidata Eliana Pedrosa – foi descoberto.

Aloprados inconformados

O que chama a atenção é que os ataques à Flávia Arruda partem exatamente de dentro do grupo político que ela integra. Isso mostra claramente que há uma reação contra a aproximação da deputada com o governador Ibaneis Rocha, que não foi encerrada nem depois do anúncio da chapa com Celina e Damares. Os aloprados liberais não se conformam com a postura independente da deputada e ex-ministra.

Falso superfaturamento

Também começou a circular um vídeo de um ilustre desconhecido – que, claro, se apresenta com o genérico e falso “vocês me conhecem” – com acusações fakes contra o governo. Tenta disseminar que existe comprovação de superfaturamento na obra do Túnel de Taguatinga, o que também não é verdade. O que existe é um questionamento sobre o andamento da obra, o que é perfeitamente normal, ainda mais porque o Tribunal de Costas do DF vem acompanhando a construção desde o início, a pedido da própria Secretaria de Obras, para que não haja falhas.

Na campanha de Reguffe

Em tempo: o desconhecido é um candidato a deputado distrital, Nelson de Tal, ligado à campanha “ética” do senador Reguffe. Começou mal, senador. Custa acreditar que um político que faz propaganda de sua postura na vida política e gosta de citar o exemplo que seu falecido pai deixou, se deixe envolver por esse tipo de expediente. Já chega às companhias que ele está sendo obrigado a carregar por causa de sua opção partidária.

Justiça cheia de vazamento

De tempos em tempos o Tribunal de Contas exerce o seu dever de cobrar algumas explicações das empresas contratadas e da Secretaria de Obras. No caso do túnel, por ser uma obra grandiosa, já foram feitos – e respondidos – diversos questionamentos. A secretaria ainda não respondeu; está no prazo concedido pela corte, mas o secretário Luciano Carvalho sustenta que está tudo dentro da normalidade e isso será comprovado com a documentação. O estranho é que este é um processo que corre em sigilo de Justiça, mas que vazou por todo canto.

 

[email protected]

Artigos Relacionados