
NOVIDADE PARA O ELEITOR
A inauguração da Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), do Tribunal Regional Eleitoral do DF, que reunirá em um único local 14 zonas eleitorais, realizada na última quarta-feira, foi bastante prestigiada.
Nova pesquisa amplia vantagem de Ibaneis O governador Ibaneis Rocha é o líder absoluto na disputa pelo GDF, se a eleição fosse hoje, com 41% dos votos, bem à frente do segundo colocado, José Roberto Arruda (PL), que teria 20,6%. O resultado foi aferido em pesquisa quantitativa contratada pela Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF) …
O governador Ibaneis Rocha é o líder absoluto na disputa pelo GDF, se a eleição fosse hoje, com 41% dos votos, bem à frente do segundo colocado, José Roberto Arruda (PL), que teria 20,6%. O resultado foi aferido em pesquisa quantitativa contratada pela Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF) junto ao Instituto Iveritas. Em terceiro lugar aparece o senador José Antônio Reguffe (União), com 9,5% das intenções de voto. Os demais candidatos, neste cenário, são: Leila Barros (8%), Leandro Grass (2%), Keka Bagno (1,3%), Rafael Parente (0,9%) e Lucas Salles (0,7%).
É mais um instituto que mostra a vantagem do governador sobre todos os adversários, mas com uma folga ainda maior em todos os cenários apresentados. A aprovação do governo Ibaneis atinge quase 60%, com o trabalho do governador sendo considerado bom e ótimo por 38% da população, com 32% de regular, o que cria um colchão muito confortável para Ibaneis. O Iveritas ouviu 1.642 eleitores brasilienses de maneira presencial entre os dias 28 de junho e 1° de julho.
O instituto mediu ainda que quando Arruda sai da disputa o governador aumenta ainda mais a sua vantagem, chegando a 45,2% das intenções de voto, contra 11,7 % que dizem preferir votar em Leila Barros (PDT), seguida pela deputada Paula Belmonte, com 7,2%, e pelo senador Izalci Lucas (PSDB), com 4,3%, e Leandro Grass, 2,4%. Rafael Parente (PSB) aparece com 1,7%, seguido de Keka Bagno (Psol) com 1,4% e Lucas Salles (PDC), com 0,6%.
O Iveritas não mediu um embate em primeiro turno sem Arruda e com Reguffe, mas fez uma sondagem de um embate direto entre Ibaneis Rocha e o senador, com boa vantagem do governador: 49,9% contra 23,4%. Ibaneis também venceria Arruda no confronto direto, de 49% a 29,5%. O atual governador, aliás, venceria a todos os adversários num eventual segundo turno.
Sem Reguffe e sem Arruda a vantagem de Ibaneis continua ampla. O governador teria 45,2% dos votos, contra 11,7% de Leila Barros, 7,2%, Paula Belmonte, 7,2%, Izalci Lucas, 4,3%, Leandro Grass, 2,4%, Rafael Parente, 1,7%, Keka Bagno, 1,4% e Lucas Sales, 0,6%.
Na disputa pelo Senado, a pesquisa encomendada pela ACDF dá ampla vantagem à deputada federal Flávia Arruda (PL). No primeiro cenário ela bate a ex-ministra Damares Alves e o senador Reguffe com tranquilidade. Flávia aparece com 32,9%, contra 13,5% de Damares e 13% de Reguffe. Na sequência aparecem Paulo Octávio (PSD), 9,4%, Rosilene Correa, 5,3%, e Paulo Roque (Novo), 1,6%.
Quando Reguffe sai da disputa, a vantagem de Flávia Arruda aumenta para 34,7%, contra 14,4% de Damares e 10,6% de Paulo Octávio. Sem Damares e Reguffe, Flávia chega a 38,7%, contra 11,4% de Paulo Octávio, 7,8% de Paula Belmonte e 6% de Rosilene Correa. Chama atenção também a baixa rejeição de Flávia (9,9%) – Paulo Octávio é o mais rejeitado com 27,2%, seguido de Damares (18,5%) e Reguffe (10,3).
A pesquisa Iveritas aponta ainda que no Distrito Federal o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem quase metade das intenções de voto, se a eleição fosse hoje. Na consulta estimulada, ele alcança 47,3% dos votos, contra 33,9% do ex-presidente Lula (PT). Ciro Gomes (PDT) vem em seguida com 5% e Simone Tebet tem (PMDB), 3,8%.
O ex-presidente Lula, que lidera as consultas nacionais, tem uma rejeição de 50,3% do eleitorado do DF, contra 37,8% que rejeitam o presidente Jair Bolsonaro.
O discurso do ex-governador José Roberto Arruda na inauguração do comitê do PL, na noite de segunda-feira, chamou a atenção pela clareza: ele não fará nenhum movimento que prejudique a campanha da mulher, Flávia, ao Senado. Arruda deixou claro que a candidatura vem sendo construída há muito tempo, com muito trabalho, e que fará tudo para que ela seja eleita. Ele quer concorrer, mas a prioridade é Flávia.
A inauguração da Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), do Tribunal Regional Eleitoral do DF, que reunirá em um único local 14 zonas eleitorais, realizada na última quarta-feira, foi bastante prestigiada.
do escritório da Campelo Bezerra Advogados Associados
Dados da mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE revelam uma intensificação no fluxo migratório de pessoas com ensino superior completo para o Distrito Federal.
Roberta D’Albuquerque é psicanalista, autora de Quem manda aqui sou eu – Verdades inconfessáveis sobre a maternidade e criadora do portal A Verdade é Que…