COLUNAS

AGORA-DF

1 de fevereiro, 2025

Um candidato muito injuriado Alberto Fraga nunca teve a fama de ser um sujeito dos mais equilibrados. E não melhorou a percepção de ninguém depois de publicar um vídeo desancando José Roberto Arruda por causa da decisão de disputar a eleição de governador, optando por voltar à Câmara Federal, como forma de recomeçar a carreira …

Um candidato muito injuriado

Alberto Fraga nunca teve a fama de ser um sujeito dos mais equilibrados. E não melhorou a percepção de ninguém depois de publicar um vídeo desancando José Roberto Arruda por causa da decisão de disputar a eleição de governador, optando por voltar à Câmara Federal, como forma de recomeçar a carreira política de forma mais discreta. É claro que Fraga está pensando apenas no seu próprio interesse, já que a presença de Arruda na nominata dificulta sua eleição.

Arruda muda tudo

O Partido Liberal, com Arruda, terá dois dos mais fortes candidatos à Câmara dos Deputados – Bia Kicis aparece muito bem nas pesquisas. Com a presença de um candidato com a força de Arruda, tudo muda e Fraga terá que trabalhar para recuperar a sonhada vaga de deputado federal. Este parece ser o motivo do descontrole do coronel reformado, que tem colecionado derrotas nos últimos anos, como na última eleição quando não chegou ao segundo turno.

Cristão novo

Fraga tem o destempero no DNA. Quando secretário de Transportes de Arruda desafiava o chefe a todo instante, inclusive usando expedientes estranhos como misteriosos DVDs que carregava nos bolsos. Ainda assim sempre se manteve próximo. Quando perdeu a presidência do Democratas, que se juntou ao PSL para formar o União Brasil, debandou para o colo de Arruda no PL, onde é um cristão novo.

Abraçado com o inimigo

O que incomoda o coronel é que ele terá de pedir votos para o governador Ibaneis Rocha e para a candidata a vice, Celina Leão, do PP. Fraga tem uma diferença mal explicada com Ibaneis; tão grande que chegou ao ponto de posar com o arqui-inimigo Rodrigo Rollemberg, a quem tanto ofendeu, dividindo uma caipirinha na praia. Dá até pra adaptar o bordão que ele tanto usa: Respeita o povo, deputado.

Birra tem pouca duração

Não é a primeira vez que Fraga briga com um amigo. Quando o presidente Jair Bolsonaro deixou de chama-lo para um ministério, conforme ele esperava, fechou a cara para o antigo companheiro de armas e de plenário. Mas a birra nunca dura muito: hoje estão de bem; foi Fraga, aliás, quem aproximou o presidente de Arruda.

Leila já é candidata

A senadora Leila Barros, ou do Vôlei, tanto faz, está em plena campanha eleitoral, mas não está desobedecendo a lei eleitoral. Ela é candidata a ser eleita na votação de um site especializado na cobertura do Congresso Nacional, concorrendo em três categorias: Melhores no Senado, Defesa da Educação, Clima e Sustentabilidade. A senadora até publicou uma postagem nas redes sociais pedindo que votem nela.

Sem se mexer muito

No mundo real, longe dos carpetes e do ar refrigerado do Congresso, a discussão é bem outra, mais focada nos problemas do Brasil e do Distrito Federal. Leila até pode ser candidata do seu partido a governadora, mas gostaria muito de ser chamada por Ciro Gomes para concorrer à vice-presidência, só que não tem se mexido muito nem para um lado nem para outro. Está esperando o correr das águas.

Miragem borrada

O senador Reguffe se deu conta que caiu numa armadilha ao trocar o Podemos pela miragem dourada e cheia de tempo de TV do União Brasil. Depois de um início auspicioso, quando levou uma série de candidatos mais próximos para o novo partido, o senador entrou numa barafunda interna, com influência do diretório nacional, que inviabilizou o principal objetivo dele que era ser candidato à reeleição.

Desistiu da desistência

O senador tem se emocionado com as mensagens de apoio que tem recebido pelas redes sociais, principalmente de eleitores que gostariam de ver a continuidade do trabalho dele no Senado. Se servir de consolo, Reguffe disse que abandonou a ideia de sair da política e vai concorrer a um mandato nas próximas eleições. Só não sabe a que ainda.

 

[email protected]

Artigos Relacionados