Brasília Agora


COLUNAS

AGORA-DF

2 de junho, 2021

DF pode ganhar um novo senador O advogado e empresário Luis Felipe Belmonte pode ter se frustrado ao não conseguir fundar o partido político Aliança, […]

AGORA-DF
Luís Felipe Belmonte e Paula Belmonte - Foto: Facebook Paula Belmonte

DF pode ganhar um novo senador

O advogado e empresário Luis Felipe Belmonte pode ter se frustrado ao não conseguir fundar o partido político Aliança, que abrigaria o presidente Jair Bolsonaro, mas pode virar senador bem antes do que poderia sonhar. Circulam pela cidade prints extraídos de um telefone celular trazendo pedidos nada republicanos do senador tucano Izalci Lucas a um investigado pelo Ministério Público do DF. São propostas de levantar os cabelos da sobrancelha e que certamente fariam a festa da CPI do Senado que investiga o combate à covid-19, já que citam empresas, recomendam compras, oferecem vantagens e outras ‘cositas mas’. O senador Izalci sabe bem o que escreveu e torce para que os diálogos não apareçam, mas é um desejo impossível de ser realizado se o investigado em questão for convidado ou convocado pela CPI.

Nenhum segredo

Belmonte, suplente de Izalci, já sabe dos pecados do titular e começa a se movimentar. O investigado em questão teve seu telefone apreendido pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e, portanto, as conversas proibidas para menores não são mais um segredo. E mais dia, menos dia, o senador vai ter que explicar porque ele estava tão interessado em indicar empresas e produtos.

Tudo tem explicação

Agora está explicado porque um assessor direto de Izalci publicou nas redes sociais que a “CPI é um show de horrores”, pedindo a substituição do presidente e do relator.

Vacinação garantida

A vacinação contra a covid-19 vai correr normalmente durante o feriado de amanhã, avançando pelo final de semana sem atropelos e seguindo as diretrizes da Secretaria de Saúde do GDF. Um boato correu a cidade ontem, chegando inclusive a ser anunciado por algumas emissoras de rádio, afirmando que a vacinação seria suspensa, mas o secretário de Saúde, Osnei Okutomo, prontamente reestabeleceu a verdade, comunicando que o atendimento seria normal durante o feriado. Tem gente que não se cansa de querer atrapalhar a vida dos outros.

Mais doses em terra

E na sexta-feira será aberto o agendamento para pessoas maiores de 59 anos se vacinarem. A medida foi tomada para organizar melhor a fila, especialmente nos primeiros dias, quando a ansiedade da população é maior. Hoje chegaram mais 74.250 doses da vacina produzida pela FioCruz (Astrazeneca).

Passarinho na gaiola

O Instituto Brasília Ambiental está convocando os criadores de pássaros do DF para renovar o cadastro. Há quem não saiba, mas é preciso licença para criar passarinho engaiolado mas é uma exigência legal. No Distrito Federal, há1.269 criadores registrados o Sistema de Controe e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (Sispass), que é uma forma de proteger os animais de eventuais maus tratos. A renovação da licença pode ser feita pelo site hps://servicos.ibama.gov.br/c/sistema.php.

Cortadas no Senado

A senadora Leila Barros, ainda no PSB mas, dizem, de saída, surpreendeu seus pares na CPI que investiga as ações contra a covid-19 pelo simples fato de querer ouvir o depoimento da doutora Nise Yamaguchi. A senadora, que é da oposição ao presidente Bolsonaro, se irritou com as constantes e grosseiras intervenções de alguns senadores que não deixavam a médica concluir qualquer raciocínio. Leila Barros deu cortadas que lembraram seus tempos de quadra de vôlei, botando um pouco de ordem na bagunça criada por Aziz e Calheiros.

 

[email protected]