Brasília Agora


COLUNAS

AGORA-DF

7 de junho, 2021

Política entra nas quatro linhas Mais uma falsa polêmica no ar. Desta vez envolvendo futebol e politicagem com essa história de trazer a Copa América […]

AGORA-DF
Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Política entra nas quatro linhas

Mais uma falsa polêmica no ar. Desta vez envolvendo futebol e politicagem com essa história de trazer a Copa América para o Brasil e, especialmente, para o Mané Garrincha. Recentemente o estádio brasiliense abrigou dois jogos de times importantes, inclusive um internacional, entre Santos e San Lorenzo (o time argentino do Papa), pela Taça Libertadores, dia 13 de abril passado. Dias antes (11), houve a partida entre Flamengo e Palmeiras pela Supercopa do Brasil. Mas agora a oposição grita.
​É mais uma tentativa de usar a pandemia e a morte de milhares de pessoas para fazer política de baixa qualidade. Os opositores de sempre demonstram mais uma vez que sentem falta de um discurso mais efetivo para exercer seu trabalho de contrariar qualquer coisa que o governo faça. “Todos os times e pessoas que vão trabalhar estarão vacinadas, todos os cuidados serão tomados, a população está informada sobre proteção. O resto é política”, disse o governador Ibaneis Rocha, lembrando que o decreto em vigor no DF não proíbe partidas de futebol.

O motor da economia

A construção civil é o principal motor da retomada da atividade econômica do Distrito Federal, mostrando o acerto do GDF de não paralisar as atividades do setor e acelerar as obras públicas. Com a liberação mais rápida dos alvarás de construção, as novas áreas para habitação e comércio, além de áreas residenciais importantes como o Noroeste, a contratação de operários foi imediata, resultando no destaque do setor. O aumento foi de 36,2%.

Fernandes, o escolhido

O deputado distrital Fernando Fernandes foi uma das principais estrelas das ações que o GDF iniciou no Pôr do Sol/Sol Nascente. Ficou sentado ao lado do governador Ibaneis Rocha, teve direito a fala, quando elogiou os investimentos ressaltando o fato de que o local até pouco tempo era conhecido como uma das maiores favelas horizontais do Brasil e agora está ganhando ares de cidade, graças aos investimentos do GDF. O governador IbaneisRocha disse a companheiros que tem grandes planos para o deputado, segundo ele uma grande liderança não apenas no Pôr do Sol/Sol Nascente, mas na vizinha Ceilândia.

Água em casa

O governador Ibaneis Rocha ressaltou a entrega de 88 habitações populares e a construção de mais 420, mas lembrou que toda a população já instalada está sendo beneficiada com as melhorias, seja na tubulação de esgoto e águas pluviais ou mesmo na construção de ruas urbanizadas e pavimentadas. Mas ele destacou mesmo foi a chegada da água potável pela Caesb, que fez a ligação de 400 hidrômetros e começará a fazer entregas semanais da mesma proporção. “Sem água tratada uma cidade não existe”, disse Ibaneis.

Pega em Vicente Pires

Não faz muito tempo andar de carro pelas ruas de Vicente Pires representava risco de morte – ainda estão vivas na memória de todos as imagens de carros sendo arrastados pelas enxurradas e até sendo engolidos pelos buracos abertos nas chuvas. Agora que as obras de infraestrutura estão quase prontas, o perigo é o oposto. Como as ruas foram muito bem feitas, estão asfaltadas e com calçada e meio fio, tem gente disputando corrida e colocando a vida dos transeuntes em risco. O desafio é conscientizar a população, mas o Detran já estuda a instalação de câmeras de vigilância e redutores de velocidade no local.

Mais luz no parque

O Parque Ecológico do Lago Norte, que será o primeiro parque inteiramente inclusivo do Distrito Federal, vai ganhar iluminação LED para aumentar a segurança dos frequentadores. O local já recebeu contêineres para abrigar equipamentos esportivos, piso adaptado, rampas e sinalização em braile, mas as obras não terminaram. O local abriga o projeto Una Parque, dirigido pela paratleta Andréa Pontes, que já oferece aulas de canoagem, stand up padle, ioga, arco e flecha e tênis de mesa.

 

[email protected]