COLUNAS

AGORA-DF

2 de fevereiro, 2025

Nova pesquisa: Ibaneis em primeiro turno Mais uma pesquisa coloca o governador Ibaneis Rocha como vitorioso em sua caminhada pela reeleição ao GDF no primeiro turno. O instituto IPEC (o novo nome do Ibope), contratado pela TV Globo, mostra Ibaneis bem à frente de seus concorrentes, com 54% dos votos válidos, a 32 dias da …

Nova pesquisa: Ibaneis em primeiro turno

Mais uma pesquisa coloca o governador Ibaneis Rocha como vitorioso em sua caminhada pela reeleição ao GDF no primeiro turno. O instituto IPEC (o novo nome do Ibope), contratado pela TV Globo, mostra Ibaneis bem à frente de seus concorrentes, com 54% dos votos válidos, a 32 dias da eleição. Não custa lembrar que o Distrito Federal é a unidade da federação com o maior número de candidatos ao governo e mesmo assim o atual governador tem chances de vencer sem a necessidade de um segundo turno.

Três pontos a mais

Ibaneis tem 41% das intenções de voto registradas pelo instituto, um aumento de três pontos percentuais em relação à pesquisa anterior do mesmo IPEC. Em segundo lugar aparecem Leila Barros (PDT) e Paulo Octávio (PSD), com 9%, seguidos de Leandro Grass (o verde do PT) com 7%. Os votos nulos ou brancos chegam a 13% e os indecisos são 11%.

Izalci não consegue decolar

O senador Izalci Lucas (PSDB) repetiu seu desempenho pífio neste novo levantamento, ficando com 5%, melhor que Renan Arruda (PCO) que chegou a 2%. Os demais aparecem todos com 1% dos votos – Keka Bagno (Psol), Coronel Moreno (PTB), Robson da Silva (PSTU).

Trânsito liberado no Recanto

O GDF não esperou ficar tudo pronto para liberar o trânsito sob o novo viaduto do Recanto das Emas e hoje mesmo (31) os carros começaram a passar, mostrando o duplo acerto: quando priorizou a obra e ao liberar o quanto antes. O trânsito já melhorou muito com a primeira liberação e a tendência é que fique ainda melhor com a conclusão total da obra.

Agora é a vez do túnel

Normalmente, os governos esperam ficar tudo pronto para tirar os tapumes e apresentam a obra em grande estilo, mas o governo Ibaneis tem priorizado o benefício que as obras trazem ao invés do ganho político. A mesma estratégia será repetida no Túnel de Taguatinga: já em meados de setembro o trânsito será liberado no sentido Ceilândia-Plano Piloto e, em seguida, no sentido oposto. A conclusão do grande boulevard em frente à Praça do Relógio deve ser concluído até novembro.

Damares perde tempo

Política tem muito mistério. Mas ninguém é capaz de entender porque o presidente do União Brasil, Manoel Arruda, que não deve ter nem o voto da família consolidado, tem aparecido tanto no horário política da ex-ministra Damares Alves, do PRB. Tudo bem que ele é o suplente, mas Damares tem uma pedreira pela frente, que é a competição com a favorita Flávia Arruda, e está perdendo um tempo precioso.

Os hieróglifos petistas

O francês Jean-François Champollion entrou para a história ao decifrar os hieróglifos que os antigos egípcios deixaram em seus monumentos. Pena que morreu em 1832, senão poderia ser chamado para decifrar o Plano de Governo do candidato petista verde Leandro Grass. Veja o que está escrito no projeto econômico dele: “A capital federal deve estimular a transição para uma economia circular e regenerativa de forma centralizada, o que consiste em um sistema econômico que utiliza uma abordagem sistêmica para manter o fluxo circular dos recursos, por meio da adição, retenção e regeneração de seu valor, contribuindo para o desenvolvimento sustentável”. Se alguém entendeu, por favor, comunique à redação.

Ataque aos funcionários

Aliás, Leandro Grass precisa calibrar melhor sua artilharia contra o Iges-DF, que administra dois hospitais e 13 UPAs. A virulência do candidato verde do PT está incomodando os funcionários que se desdobram para oferecer um bom serviço à população e reconhecem o trabalho que é feito pelo GDF para suprir as necessidades. O governador Ibaneis Rochas saiu em defesa do sistema: “Fica claro que a intenção do candidato não é tratar dos problemas da cidade e sim trazer agressões, inclusive, aos servidores do Iges. Lá tem servidores de muita responsabilidade, que trabalham diuturnamente para trazer saúde”.

 

[email protected]

Artigos Relacionados