AGORA-DF
2 de fevereiro, 2025Deputados do PSD apoiam reeleição de Ibaneis O candidato Paulo Octávio (PSD) não se conforma de ter os dois principais candidatos a deputado federal do seu partido apoiando abertamente a reeleição de Ibaneis Rocha ao GDF e começou a apelar. Mandou o seu assessor de imprensa ligar para os jornais e plantar a notícia de …
Deputados do PSD apoiam reeleição de Ibaneis
O candidato Paulo Octávio (PSD) não se conforma de ter os dois principais candidatos a deputado federal do seu partido apoiando abertamente a reeleição de Ibaneis Rocha ao GDF e começou a apelar. Mandou o seu assessor de imprensa ligar para os jornais e plantar a notícia de que o deputado Robério Negreiros havia declarado apoio a Paulo Octávio e seu filho, André Kubitschek, em dobradinha. Um grande jornal não checou a informação que foi publicada, resultando numa reação negativa de Negreiros.
Até frase foi inventada
O assessor de Paulo Octávio chegou ao cúmulo de inventar uma frase de Robério Negreiros, colocada entre aspas na nota. O deputado confirmou o apoio a André mas negou ter abandonado a campanha de Ibaneis Rocha, para quem vem pedindo voto. Negreiros disse que a situação dele e do também deputado Cláudio Abrantes – que não apoiam Paulo Octávio – está muito difícil no partido.
P.O. mudou de opinião
É bom lembrar que o acordo inicial com Paulo Octávio – presidente regional do PSD – era apoiar a reeleição de Ibaneis Rocha. Foi o que atraiu Cláudio Abrantes para mudar de agremiação e a Robério, que estava de saída, para permanecer. Quem mudou de opinião, para atender a própria vaidade, foi Paulo Octávio.
Mais uma manifestação contra Arruda
O candidato a deputado federal José Roberto Arruda (PL) tem mais um percalço a superar
para garantir sua participação nas próximas eleições. A Procuradoria Regional Eleitoral do DF reforçou o pedido de impugnação da candidatura dele ao manter entendimento de que a condenação por improbidade em 2009 é um impeditivo Arruda ainda será julgado pelo TER-DF, mas o MPE sustenta que o fórum adequado para rediscutir os processos transitados na Justiça comum é o STF e não a Justiça Eleitoral.
Todo-poderoso
O jornalista Hélio Doyle é quem está comandando toda a campanha de Leandro Grass, reassumindo um papel que já tinha feito nas campanhas de Rodrigo Rollemberg e Cristovam Buarque, anos atrás. Doyle enxerga a mesma oportunidade das vezes anteriores, quando assumiu o posto – independente do nome oficial – de todo-poderoso nos primeiros meses.
Dossiê debaixo do braço
Centralizador e autoritário, Doyle acabaria brigando e perdendo o poder – no caso de Cristovam chegou a debandar para as hostes de Roriz, levando um demolidor dossiê embaixo do braço, que garantiu a derrota do então petista. Mas pelo jeito Leandro Grass não precisa se preocupar; dificilmente vai vencer a eleição.
O preço da liberação
O presidente do PSDB, senador Izalci Lucas, finalmente autorizou a concessão de legenda da Federação com o PPS para que a deputada federal Paula Belmonte dispute uma cadeira de distrital. O preço foi a retirada de todos os processos que a inconformada parlamentar entrou contra o senador. Mas a confusão não acabou, só foi transferida para o diretório do PPS.
Disputa pelo dinheiro
A primeira ação da nova candidata a distrital foi enviar um emissário – notório por outras ações, aliás – para pedir o dinheiro do fundo eleitoral destinado à candidata transexual Mari Valentim, que é da executiva do PPS. Belmonte se jacta da fortuna do marido, Luís Felipe, que é candidato a vice-governador na chapa de Paulo Octávio, mas quer usar o fundo partidário para se eleger, depois de ter bagunçado a nominata de candidatos a distrital do partido.
Sonho ainda possível
Mas Paula Belmonte ainda sonha com a impossibilidade de Izalci disputar a eleição para governador. Ele está no pleito pendurado por uma liminar na Justiça que pode cair a qualquer momento, causada pela condenação por ter se apropriado de computadores doados pelo Tribunal Eleitoral para seu diretório de campanha.