COLUNAS

AGORA-DF

2 de fevereiro, 2025

Senador Izalci ainda é candidato O senador Izalci Lucas não vai desistir de participar das próximas eleições. Por unanimidade, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) não concedeu o habeas corpus para revogar a liminar que havia suspendido os efeitos de sua condenação pelo crime de peculato. Com isso, Izalci voltou a ficar …

Senador Izalci ainda é candidato

O senador Izalci Lucas não vai desistir de participar das próximas eleições. Por unanimidade, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) não concedeu o habeas corpus para revogar a liminar que havia suspendido os efeitos de sua condenação pelo crime de peculato. Com isso, Izalci voltou a ficar inelegível. Mas ele vai tentar prosseguir na luta, buscando nova liminar, desta vez no STF.

Em busca de nova liminar

Izalci foi condenado por “subtrair”, em proveito próprio, computadores doados pela Receita Federal e pelo Tribunal de Contas da União. O equipamento foi instalado no comitê de campanha do então candidato a deputado federal. Ao final do processo, o senador foi condenado a quatro anos e quatro meses de prisão e só conseguiu registro para se candidatar graças a uma liminar concedida pelo ministro Joel Paciornik, do STJ.

Falta respeito a profissionais e pacientes

Alguns políticos não conhecem a palavra limite. Nem limite geográfico, nem da decência. A deputada federal Paula Belmonte (PPS), que só conseguiu uma vaguinha para disputar a Câmara Legislativa, armou o maior barraco no Hospital Materno Infantil (Hmib), levando câmeras, repórteres, assessores e papagaios de pirata para a UTI pediátrica, num flagrante desrespeito aos profissionais que ali trabalham e aos pacientes que estavam sendo atendidos.

Tudo para aparecer na TV

Mãe de seis filhos, a deputada não teve a menor empatia com o sofrimento de familiares de crianças que estavam sendo atendidas no local, onde ficam apenas pacientes em estado grave. Na sanha de fazer imagens para seu programa de TV e redes sociais, a parlamentar extrapolou todos os limites, até que sua turma foi posta para fora. Belmonte ficou e conversou com médicos e enfermeiros. Não gostou de ouvir elogios às mudanças que estão sendo promovidas.

A função de Magela

O ex-deputado Geraldo Magela (PT), tentou ser candidato ao governo do DF, mas teve o nome vetado pelo partido. Magela ainda brigou por uma candidatura ao Senado, mas perdeu a disputa para a sindicalista Rosilene Corrêa. Depois das derrotas, Magela passou a ocupar o cargo de conselheiro do candidato ao GDF, Leandro Grass.

Polarização frustrada

Um dos conselhos de Magela para a disputa seria a necessidade de polarizar a eleição com o atual governador, Ibaneis Rocha, para se sobressair. Grass tem tentado seguido o conselho, mas apostou em propagandas grotescas ao invés de propor um debate que pudesse ser levado a sério pelo eleitor. Para piorar, esbarrou na falta de interesse do adversário, que preferiu mostrar suas realizações e as propostas para um novo mandato.

 Mudanças de rumos

Na verdade, sobrou pouco espaço para Magela, já que praticamente todas as funções da campanha são ocupadas pelo onipresente Hélio Doyle. Tanto que ele tem tentado como pode ajudar na campanha de Rosilene Correa – sua adversária nas prévias do partido – ao Senado e abandonou Grass.

Faltou avisar à senadora

A senadora Leila Barros, a do vôlei, tem prometido que, se for eleita governadora vai construir três hospitais, um deles no Sol Nascente/Pôr do Sol. Alguém precisa avisar à descuidada candidata do PDT que a região administrativa já conta com uma unidade hospitalar. É o Hospital Cidade do Sol. Localizado ao lado da UPA de Ceilândia, ele foi inaugurado pelo governador Ibaneis Rocha no dia 21 de janeiro de 2021 para atender exclusivamente pacientes com covid-19.

Hospital está funcionando

Com a pandemia sob controle, foi desativado em junho do ano passado e, depois de passar por adaptações, foi reaberto em janeiro deste ano. É bom lembrar também que, além do hospital, os moradores do Sol Nascente também contam com uma UBS e um restaurante comunitário está sendo construído – portanto, não precisa prometer nada disso.

 

[email protected]

Artigos Relacionados