
Gourmet Brasília
Milho, tradição milenar nas América
Um dos grãos mais antigos cultivados no mundo, ele possui inúmneras variações, é importantíssimo para o Agro e é comemorado com muita festa

O OUTRO TRANSTORNO DAS OBRAS É lugar comum que o atual GDF tem feito muitas obras e impressionado pela disposição em lançar outras. É também do conhecimento público que, ao contrário do que acontecia em governos anteriores, as empresas recebem em dia, podendo honrar seus compromissos com trabalhadores e fornecedores. Mas essas obras, todas necessárias, […]
É lugar comum que o atual GDF tem feito muitas obras e impressionado pela disposição em lançar outras. É também do conhecimento público que, ao contrário do que acontecia em governos anteriores, as empresas recebem em dia, podendo honrar seus compromissos com trabalhadores e fornecedores. Mas essas obras, todas necessárias, também incomodam; e não apenas por causa dos transtornos habituais, mas pelo desleixo.
É só correr pelas áreas adjacentes a essas grandes obras para observar a falta de cuidado com a limpeza e com o ambiente. Pilhas de entulhos ficam ao relento por dias, as vezes semanas, contribuindo para acidentes e até mesmo podendo virar criadouro de mosquitos. As empresas não têm capacidade de recolher o lixo a um local adequado? O GDF não tem quem fiscalize essas empresas?
Há casos ainda mais graves, como ocorreu recentemente no Cruzeiro. O GDF merece aplauso por ter renovado todas as calçadas do tradicional bairro, mas porque a empresa deixou os restos das antigas calçadas espalhadas pelo local? Ninguém sabe, ninguém responde? Porque o administrador da região não percorre as ruas – que não são tantas assim – para ver de perto a situação e exigir a retirada do entulho?
Mesmo na mais grandiosa obra do GDF, o tão sonhado Túnel de Taguatinga, o desleixo é grande e se verifica lixo e entulho expostos, o que empana o brilho de um empreendimento tão bonito e necessário. O centro de Taguatinga sofre com os transtornos inevitáveis que a obra traz, mas os empresários e moradores sabem que serão recompensados com uma grande revitalização. Mas para os transtornos que o lixo traz não tem desculpa.
A pergunta que fica é: por que os administradores regionais e as secretarias do GDF não exigem que as empresas cuidem melhor das obras que fazem?
Três anos de espera, operação de busca e apreensão, constrangimento… e uma operação que apurou suspeitas de irregularidade em licitações do GDF acaba, com a devolução do que foi apreendido por ausência de provas. A devolução foi determinada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Foram apreendidos computador, telefones, chip e diversos documentos que agora estão sendo devolvidos, depois de periciados pela Polícia Civil do DF. “A autoridade policial consignou a ausência de provas da participação do ora recorrente aos crimes investigados”, segundo o ministro Riberio Dantas, do STJ, que determinou a devolução dos objetos.
A operação investigou o advogado e ex-presidente da OAB Ceará, Valdetário, Andrade Monteiro, ex-secretário-chefe da Casa Civil do Distrito Federal. Também foram inocentados o advogado e ex-procurador do Trabalho, João Pedro Ferraz dos Passos, à época secretário de Educação do DF. O relatório final da polícia concluiu também pela inocência de José Alberto Pinto Bardawil, Andrea Cristina Zimmermann e Fernanda Curti.
A Câmara Distrital, seguindo o exemplo da Câmara Federal, sempre executou emendas de deputados não reeleitos. Em 2022, o Ministério Público do DF recomendou à CLDF o cancelamento de emendas de distritais que não se reelegeram. A Câmara acatou. A decisão caiu como uma bomba. Choro, reclamação, esperneio de quem apresentou emenda e de quem seria beneficiado por ela, incluindo creches, escolas, hospitais, bairros, cidades. Mais uma vitória do MP sobre o Legislativo.
Surge na CLDF a bancada dos deputados sem partido. São três que estão sem legenda: Jaqueline Silva e Jane Klébia (ambas ex-Agir) e Rogério Morro da Cruz (ex-PMN). Saíram porque os partidos pelos quais foram eleitos em 2022 não atingiram a cláusula de barreira. Com isso, eles passaram a ser “donos” do próprio mandato, libertando-se do vínculo partidário. Agora, o trio aguarda propostas. Leva quem der mais.

Um dos grãos mais antigos cultivados no mundo, ele possui inúmneras variações, é importantíssimo para o Agro e é comemorado com muita festa

Ela é pianista, ama a família, gosta dos amigos e de celebrar a vida.

A aniversariante Cláudia Jucá, uma pessoa maravilhosa, querida, de alto astral, que pinta a vida com cor, abraço, dança com alma leve e com o coração cheio de felicidades.

A Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), conduzida pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF/Codeplan), trouxe dados inéditos que estão sendo utilizados por redes de varejo para direcionamento de marketing.
