Brasília Agora


COLUNAS

AGORA-DF

14 de junho, 2021

Ibaneis dá nome aos bois Ele já é político há dois anos e meio – tempo já transcorrido de seu primeiro mandato eletivo – mas […]

AGORA-DF

Ibaneis dá nome aos bois

Ele já é político há dois anos e meio – tempo já transcorrido de seu primeiro mandato eletivo – mas o governador Ibaneis Rocha continua fiel a seu estilo de não ter meias palavras para definir situações ou dar nome aos bois. Ontem (13), entrevistado no Programa do Wigão, da Rádio Atividade, o governador explicou claramente o que está havendo em Arniqueiras, região administrativa que, depois de anos de marginalidade, está sendo regularizada, onde alguns moradores se recusam a pagar pelos lotes ocupados.

Valor das mansões…

Arniqueiras não é uma região de famílias carentes; é só ver o tamanho das mansões para ver que a cidade é ocupada por gente de alguma posse, num local privilegiado, próximo ao Plano Piloto. A Terracap determinou – até porque juridicamente não poderia ser diferente – que no cálculo do valor das propriedades fosse obedecido o mesmo padrão acertado com os moradores dos condomínios do Lago Sul e de Vicente Pires, por exemplo, que estão em fase mais adiantada de regularização.

A vez de Água Quente

Na mesma direção, o governador Ibaneis Rocha afirmou que já foram iniciados os trabalhos para a regularização da comunidade de Água Quente, uma das mais pobres do DF e que, segundo o governador, “muita gente acha que fica em Goiás, mas é parte do DF”. Este caso será diferente. Trata-se de um aglomerado de famílias de baixa renda que só agora começa a ganhar alguns equipamentos públicos. Por coincidência, tanto o trabalho de regularização de Arniqueiras quanto o de Água Quente é resultado, segundo o governador, do trabalho da administradora Telma Rufino.

Uma passadinha na Câmara

Hoje, aliás, Telma Rufino vai reassumir a cadeira de Deputada Distrital como suplente de Fernando Fernandes, nomeado novo administrador de Ceilândia. Só que ela decidiu não abandonar o trabalho de administradora de Arniqueiras e vai se licenciar. Quem fica na vaga é o incansável Guarda Jânio, que depois de anos de batalha, vai ter a chance de apresentar seus projetos na Câmara Legislativa.

70 mil casas para baixa renda

Quem passa pelo novo setor Noroeste se impressiona com a quantidade de obras de construção de prédios destinados a habitação de quem tem renda mais alta no DF. Mas o maior destaque na área é mesmo na área das habitações populares. O governador Ibaneis Rocha revelou que até o final do mandato espera entregar 60 mil residências em várias regiões. “O Welington (Luis, presidente da Cohab) me disse que serão 70 mil, mas vou ficar muito feliz com os 60 mil”, disse Ibaneis. Pudera: na campanha ele prometeu construir 20 mil residências para a baixa renda.

Passando o bastão

Uma reunião hoje pela manhã marcou a sucessão na maior cidade do DF. Marcelo Piauí passou o bastão da administração regional de Ceilândia para o deputado Fernando Fernandes. Piauí mostrou todos os projetos que estão em andamento, desde as grandes obras como a reforma da Avenida Hélio Prates, até as ações de emergência, como cuidados com as praças e equipamentos públicos, e desejo sorte a Fernandes – que, aliás, foi colega de Piauí na faculdade de Direito. Piauí vai para a assessoria direta do governador Ibaneis Rocha.

 

[email protected]