COLUNAS

AGORA-DF

3 de fevereiro, 2025

CADÊ VOCÊ? A dupla Leandro e Leonardo fez muito sucesso com a música “Cadê Você?”. Muita gente vem cantando essa canção para cobrar engajamento da vice-governadora Celina Leão em defesa do Fundo Constitucional do Distrito Federal e estranhar a postura dela diante da tunga armada no Congresso Nacional para reduzir os recursos que ajudam  a …

CADÊ VOCÊ?

A dupla Leandro e Leonardo fez muito sucesso com a música “Cadê Você?”. Muita gente vem cantando essa canção para cobrar engajamento da vice-governadora Celina Leão em defesa do Fundo Constitucional do Distrito Federal e estranhar a postura dela diante da tunga armada no Congresso Nacional para reduzir os recursos que ajudam  a pagar as contas da segurança, saúde e educação do DF.

Ação tímida

Celina é candidata declarada  ao GDF e trabalhar para ser a sucessora do governador Ibaneis Rocha. Mas, no caso da tunga ao FCDF, nota-se que ela tem quase nada ou muito pouco se mexe para evitar o que pode vir a ser uma tragédia financeira, inclusive, para um eventual mandato dela.

Esperando o leite

Celina deixou Brasília neste momento de crise.  Abandonou o barco em plena tormenta. Tudo indica que só volte quando a fatura estiver liquidada e o leite derramado.

PP: inimigo ou aliado?

Celina é do PP. Ela é muito próxima do presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lyra, também do PP. É igualmente próxima do relator do projeto do arcabouço fiscal, Cláudio Cajado. Este, adivinhem, também é do PP. A pergunta que paira nos bastidores é: por que a provável candidata do PP ao Buriti, com fortes chances de ser governadora do DF, unidade estratégica para os Progressistas, sofre oposição do próprio partido?

DF DERROTADO

O DF sofreu ontem a maior derrota política dentro da Câmara dos Deputados. A pequena bancada de oito parlamentares foi atropelada pelo rolo compressor do colégio de líderes e da maioria dos deputados, que conseguiram incluir no projeto do arcabouço fiscal a emenda que põe em risco o Fundo Constitucional do DF.

Em busca de votos

Agora, a bancada corre atrás de votos para aprovar o destaque apresentado pelos deputados federais Alberto Fraga (PL) e Fred Linhares (REP), que derruba o jabuti de Cajado. Fraga garante: os 99 parlamentares do Partido Liberal vão votar pela aprovação do destaque. Linhares e Érica Kokay (PT), que também buscam votos em seus redutos, são menos otimistas.

Dança dos números

Quando Cajado colou o jabuti para mudar o Fundo Constitucional, a Secretaria de Planejamento calculou que o DF perderia R$ 10 bilhões em 10 anos. O número foi corrigido ontem, quando a bancada do DF tentava convencer os demais deputados a não mexer no FCDF. Refeitos os cálculos, a secretaria atualizou o prejuízo: R$ 87 bilhões. O bate-cabeça dos números prejudicou a luta da bancada do DF.

GENTILEZA ENTRE PODERES

Gentileza gera gentileza. E gentileza entre poderes gera ainda mais gentileza. Pelo menos, é o que a Câmara Legislativa espera do Tribunal de Justiça do DF. O Legislativo decidiu ceder ao Judiciário 50 vagas na garagem da sede da CLDF. Essas vagas eram disponibilizadas para autoridades e visitantes. Agora, serão ocupadas por quem o TJDF determinar. As vagas, porém, pouco serão usadas pelos servidores do tribunal, já que a maioria atua em regime de teletrabalho.

E a retribuição?

Concretiza a gentileza, deputados agora querem saber como o TJ está retribuindo o presente que recebeu da Câmara.

TÚNEL DE TAGUATINGA

O martelo está batido. O Túnel Rei Pelé, em Taguatinga, será entregue em 5 de junho, dia do aniversário da cidade, às 10 horas. A festa começa no sábado com passeio ciclístico e prossegue no domingo com desfile de carros antigos e corrida e rua. Na segunda (5), feriado em Taguatinga, o governador Ibaneis Rocha comanda a cerimônia oficial da inauguração do túnel. Após a cerimônia, o trânsito no túnel será liberado.

Homenagem

O Túnel de Taguatinga recebeu o nome do Rei Pelé. Filhos do rei virão para a inauguração. A homenagem a Pelé se estende a todos os atletas brasileiros negros, em especial Vinicius Júnior. O atacante do Real Madri  atualmente é a maior vítima de ataques a um jogador negro.

 

Armando Guerra
[email protected]

 

 

Artigos Relacionados