Brasília Agora


COLUNAS

AGORA-DF

29 de junho, 2023

O RUMO DO PL Confirmada a inelegibilidade de Jair Bolsonaro, o Partido Liberal (PL) perde o brilho que o ex-presidente lhe deu.  Fica enfraquecido em […]

AGORA-DF
Reprodução_Instagram

O RUMO DO PL

Confirmada a inelegibilidade de Jair Bolsonaro, o Partido Liberal (PL) perde o brilho que o ex-presidente lhe deu.  Fica enfraquecido em todo o país, inclusive no Distrito Federal. Aqui o PL tem a segunda maior bancada na Câmara Legislativa, com quatro distritais: Daniel Donizet, Thiago Manzoni, Joaquim Roriz Neto e Roosevelt Vilela. Juntos, conquistaram 100.407 votos nas eleições de 2022, totalizando 6,01% dos votos válidos. Na Câmara Federal, o PL brasiliense tem dois deputados: Bia Kicis e Alberto Fraga, que juntos obtiveram 246.558 votos (15,11%).

O desejo de mudar

Os seis parlamentares brasilienses de direita ainda não se manifestaram se deixam ou não o PL caso se confirme a inelegibilidade de Bolsonaro. Mas não escondem o desejo de mudar de legenda. O motivo é o mesmo: sem o ex-presidente, o partido perde fôlego político e eleitoral.

O MDB namora

Quem namora os distritais do PL é o MDB do governador Ibaneis Rocha. O partido passou a ter a maior bancada na Câmara Legislativa com a filiação da deputada Doutora Jane. Pode ter ampla maioria se conseguir a adesão de pelo menos mais um distrital. Diante da iminente inelegibilidade de Bolsonaro, o MDB mira os distritais do PL.

Joaquim, o cobiçado

Qualquer um seria bem-vindo ao MDB, mas o preferido é Joaquim Roriz Neto. Ibaneis tem boa relação com a família do lendário governador Roriz. E o neto do ex-governador apoia Ibaneis. Junta a fome com a vontade de comer.

Bia fica

É pouco provável que Bia Kicis ou Alberto Fraga troquem de partido. Bia preside o PL brasiliense desde 30 de março de 2023, substituindo a ex-deputada federal Flávia Arruda, após a ex-ministra de Bolsonaro abraçar Lula na posse do presidente eleito. Além de presidir o PL, Bia é a maior estrela da direita no DF. Teve 217.733 votos (13,32% do total). Deixar o PL seria desprezar seu eleitorado conservador.

Fraga não sai

Fraga também está confortável no PL. Tem sido a voz da direita brasiliense contra o Governo Lula e em defesa do Fundo Constitucional do DF. Não faz oposição visceral ao governador Ibaneis Rocha. Juntou-se a ele na luta contra o jabuti que retira recursos do Fundo Constitucional. Não depende de Bolsonaro para manter o território político que conquistou no DF, onde obteve 28.825 votos (1,79% do total) em 2022.

POPULAÇÃO ENCOLHE

O Censo 2022 do IBGE contradiz o que o próprio instituto vinha apregoando. Até ontem, quando os números do Censo foram divulgados, o IBGE informava que a população do Distrito Federal era de 3.094.325 habitantes. Agora, o instituto informa que somos 2.817.068. Ou seja, pelas contas do IBGE a população do DF encolheu, perdendo 277.257 habitantes entre 2021 e 2022.

SALÁRIOS TURBINADOS      

Os servidores comissionados da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) vão ter os contracheques turbinados. A Câmara Legislativa aprovou reajuste salarial de 25% para os comissionados. O aumento já cai na conta em julho.

Quem paga a conta

A conta do mimo que a CLDF deu aos comissionados da Caesb vai cair no colo dos consumidores, incluindo comércio, indústria e o poder público. Conta que já chega salgada em agosto. No dia 23 de junho, a taxa de água foi reajustada em 6,88%, divididos em duas parcelas: a primeira de 5% em agosto e a segunda de 1,88% em junho de 2024. Aumento autorizado pela Adasa e já publicado no Diário Oficial do DF.

MENINAS DO BRASIL

O futebol masculino do DF é bola murcha. Se servir de consolo, temos duas representantes na Seleção Brasileira Feminina de Futebol: Nycole Raysla (23 anos), atacante do Benfica de Portugal, e Tainara (24 anos), zagueira do Bayern de Munique. Nycole está na lista das 23 atletas convocadas pela técnica Pia Sundhage. Já Tainara ficou na relação das três jogadoras que ainda podem integrar o grupo. Quem nunca viu, tem no domingo a oportunidade de ver em ação Nycole e as outras meninas do Brasil em jogo amistoso contra o Chile, às 10h30, no Mané Garrincha.

 

Armando Guerra
[email protected]