Brasília Agora


COLUNAS

PONTO FINAL

6 de maio, 2024 / Por: Carlos Honorato

Ministérios para Lira e Pacheco?

Em algumas rodas poderosas do governo, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) tem chances “reais” de vir a ocupar um ministério depois de sair da presidência do Senado.

PONTO FINAL

Só que tem vozes que discordam de tal indicação pelo presidente Lula. Entre alguns políticos a versão é a de que o presidente da Câmara, Arthur Lira, também estaria com o radar ligado para desembarcar em algum ministério. Os dois tem projetos políticos distintos: Lira sonha em conseguir se eleger senador por Alagoas. Já Pacheco projeta se eleger governador de Minas Gerais.

Esquerda

Depois de muita reflexão, o senador Ciro Nogueira escreveu um artigo para o Estadão com o título “A esquerda está ‘extremamente’ desnorteada”. Provocador, o senador ainda diz: “Ela perdeu a capacidade de emocionar e de tracionar as sociedades. E o porquê é simples: enquanto o mundo
avançou, suas ideias envelheceram”.

Prazos

Em função da tragédia que vive o Rio Grande do Sul, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, determinou a suspensão de todos os prazos processuais de ações em andamento na corte que envolvam o Rio Grande do Sul e seus municípios.

Zema 2026

O presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, não perde oportunidade de lembrar do nome do governador de Minas, Romeu Zema, para disputar a Presidência da República em 2026. Só que as pesquisas não andam ajudando o governador mineiro.

Bolsonaro

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL) informou pelo X, antigo Twitter, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será transferido de Manaus para Brasília ainda nesta segunda-feira. O ex-presidente faz tratamento de erisipela e está internado no Hospital Santa Júlia, em Manaus, desde sábado passado.

Parceria

O senador Izalci Lucas (PL/DF) recebeu em seu gabinete o pré-candidato à prefeitura municipal de Luziânia, Walter Roriz Queiroz. Waltinho como é conhecido em Luziânia é veterinário e produtor rural. Ele foi secretário de Agricultura e secretário de Viação e Obras na cidade de Luziânia. Vereador, Waltinho filiou-se ao PL/GO com as bençãos de Izalci.

Garimpo ilegal

Apesar dos inúmeros alertas feitos por entidades e ambientalistas, a prática do garimpo ilegal tem crescido na Amazônia. Uma nota técnica do Instituto Ambiental da Amazônia (Ipam) informa que a expansão do garimpo cresceu entre 2016 a 2022. No período de seis anos, a área de garimpo cresceu 361% dentro dos territórios indígenas. Lula garante força tarefa do governo federal para reconstrução do Rio Grande do Sul após temporais

Força tarefa

Apesar de algumas críticas estranhas ao governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criou uma força tarefa que garante que o governo federal fará o que for possível para a reconstrução do Rio Grande do Sul. Técnicos do governo já começaram a calcular o quanto de recursos serão necessários para a tarefa.

Tragédia

O Rio Grande do Sul vive a pior tragédia climática da sua história. A Defesa Civil já registrou 83 mortes. Ao todo, 345 dos 496 municípios foram atingidos, afetando 700 mil pessoas, número equivalente a duas Ceilândia (DF) e meia. E mais: 105 pessoas estão desaparecidas e 175 feridas.

Investigação

Pelo menos uma dúzia de Organizações da Sociedade Civil (OSC) estão sob a investigação da Polícia Civil do DF e do Ministério Público por suspeitas de envolvimento em desvios de recursos públicos obtidos por meio de emendas parlamentares da Câmara Legislativa do DF. Segundo cálculos dos investigadores, os valores chegam a R$ 20 milhões pagos com recursos do governo que não tiveram os serviços prestados. Vem novidades por aí…

Carinho

A primeira-dama, Janja, foi até a cidade de Canoas (RS) onde acompanhou a entrega de mantimentos e visitou um abrigo de animais. Lá conheceu a Esperança. Ela se encantou e adotou imediatamente. Esperança se junta com Paris e Resistência. Um gesto de carinho e solidariedade foi gravado e colocado no X, ex-Twitter.


[email protected]