COLUNAS

AGORA-DF

3 de fevereiro, 2025

O INCERTO FUTURO DO FUNDO Esta semana é decisiva para o futuro do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF). Ainda hoje, o Colégio de Líderes e o presidente da Câmara dos deputados Arthur Lira (PP-AL), decidem se excluem ou não o Fundo Constitucional do projeto do novo Marco Fiscal. A decisão passa por convencer o …

O INCERTO FUTURO DO FUNDO

Esta semana é decisiva para o futuro do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF). Ainda hoje, o Colégio de Líderes e o presidente da Câmara dos deputados Arthur Lira (PP-AL), decidem se excluem ou não o Fundo Constitucional do projeto do novo Marco Fiscal. A decisão passa por convencer o deputado Cláudio Cajado, relator do projeto na Câmara e pai do jabuti que permite enxugar os recursos destinados à segurança, à saúde e à educação do DF por meio do Fundo Constitucional.

Celina na área

A vice-governadora Celina Leão, do mesmo partido de Lira e Cajado, é a porta-voz do governador Ibaneis Rocha (MDB) na defesa de Brasília contra o jabuti. O problema é que, até hoje, o Palácio do Planalto não se pronunciou, oficialmente, se inclui ou não o Fundo nos limites de gastos do Governo Lula.

ASSA A BATATA DE DONIZET

A batata do deputado distrital Daniel Donizet está assando na panela do PL. A direção regional do partido decidiu no sábado dar 24 horas para Donizet se defender de denúncias contra ele protocoladas no Ministério Público. O distrital é acusado de ter sido convivente com o espancamento de uma garota de programa durante uma festinha bancada pelo deputado. É também acusado de assédio sexual a uma assessora que trabalha no gabinete do parlamentar.

Bia não gostou

A decisão da executiva do PL tem a digital da deputada federal Bia Kicis, presidente regional do partido. Bolsonarista, preside também o PL Mulher por indicação da então primeira-dama Michele Bolsonaro. Bia ficou bastante incomodada com as denúncias, que ferem algumas das principais bandeiras da agremiação: o moralismo e a defesa dos direitos da mulher.

Expulsão cogitada

Dentro do partido, fala-se em expulsar Donizet do PL caso ele não apresente justificativas tão convincentes quanto as marcas deixadas no corpo da garota de programa, constatadas em laudo pericial da DP do Núcleo Bandeirante.

Sem resposta

A assessoria de Donizet informou que, até a manhã de hoje, ele não havia recebido formalmente a notificação do PL e que irá prestar os esclarecimentos assim que recebê-la. Quando o caso da garota de programa veio à tona, o deputado divulgou nota negando as acusações. Não convenceu. Acabou exonerando o assessor agressor.

DANÇA DAS CADEIRAS

O governador Ibaneis Rocha (MDB) prossegue reposicionando auxiliares para formar a equipe do seu segundo mandato. Desta vez, a dança das cadeiras rolou na Polícia Civil. Hoje, o Diário Oficial do DF publica mudanças em sete delegacias. A alteração mais expressiva foi no comando da 5ª Delegacia de Polícia, que cuida da área central de Brasília. Entra o delegado João de Ataliba, que chefiava a deixa 38ªDP, e sai Gleyson Mascarenhas, deslocado para a 27ª DP (Recanto das Emas) no lugar de Pablo Aguiar, agora novo chefe da 38ª DP.

Outras mudanças

Mudanças também em Taguatinga, Ceilândia e Samambaia. O delegado Josué Ribeiro sai da 12ª DP (Taguatinga Centro) e assume a 21ª DP (Taguatinga Sul) no lugar de Luiz Alexandre Gratão, que passa a chefiar a 32ª DP (Samambaia), substituindo Pedro Moraes, agora chefe da 24ª DP (Setor O-Ceilândia). Moraes entra no lugar de Rafael Seixas, que assumiu a 12ª DP (Taguatinga Centro).

BRILHO DO SOL

O sol brilha na região administrativa mais pobre do DF: Sol Nascente- Por do Sol. Motivos não faltam. Hoje, no dia em a cidade completa quatro anos, o governador Ibaneis Rocha inaugurou o segundo Restaurante Comunitário do Sol Nascente. O novo restaurante fornecerá diariamente 3,6 refeições, entre café da manhã, almoço e jantar. Outro bom motivo: o avanço das obras de pavimentação da Chacára 2, com investimento que chegam a quase R$ 157 milhões. Parabéns!

 

Armando Guerra
[email protected]

Artigos Relacionados