Um pouquinho bandidos
Roberta D’Albuquerque é psicanalista, autora de Quem manda aqui sou eu – Verdades inconfessáveis sobre a maternidade e criadora do portal A Verdade é Que…
O INCERTO FUTURO DO FUNDO Esta semana é decisiva para o futuro do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF). Ainda hoje, o Colégio de Líderes e o presidente da Câmara dos deputados Arthur Lira (PP-AL), decidem se excluem ou não o Fundo Constitucional do projeto do novo Marco Fiscal. A decisão passa por convencer o …
Esta semana é decisiva para o futuro do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF). Ainda hoje, o Colégio de Líderes e o presidente da Câmara dos deputados Arthur Lira (PP-AL), decidem se excluem ou não o Fundo Constitucional do projeto do novo Marco Fiscal. A decisão passa por convencer o deputado Cláudio Cajado, relator do projeto na Câmara e pai do jabuti que permite enxugar os recursos destinados à segurança, à saúde e à educação do DF por meio do Fundo Constitucional.
A vice-governadora Celina Leão, do mesmo partido de Lira e Cajado, é a porta-voz do governador Ibaneis Rocha (MDB) na defesa de Brasília contra o jabuti. O problema é que, até hoje, o Palácio do Planalto não se pronunciou, oficialmente, se inclui ou não o Fundo nos limites de gastos do Governo Lula.
A batata do deputado distrital Daniel Donizet está assando na panela do PL. A direção regional do partido decidiu no sábado dar 24 horas para Donizet se defender de denúncias contra ele protocoladas no Ministério Público. O distrital é acusado de ter sido convivente com o espancamento de uma garota de programa durante uma festinha bancada pelo deputado. É também acusado de assédio sexual a uma assessora que trabalha no gabinete do parlamentar.
A decisão da executiva do PL tem a digital da deputada federal Bia Kicis, presidente regional do partido. Bolsonarista, preside também o PL Mulher por indicação da então primeira-dama Michele Bolsonaro. Bia ficou bastante incomodada com as denúncias, que ferem algumas das principais bandeiras da agremiação: o moralismo e a defesa dos direitos da mulher.
Dentro do partido, fala-se em expulsar Donizet do PL caso ele não apresente justificativas tão convincentes quanto as marcas deixadas no corpo da garota de programa, constatadas em laudo pericial da DP do Núcleo Bandeirante.
A assessoria de Donizet informou que, até a manhã de hoje, ele não havia recebido formalmente a notificação do PL e que irá prestar os esclarecimentos assim que recebê-la. Quando o caso da garota de programa veio à tona, o deputado divulgou nota negando as acusações. Não convenceu. Acabou exonerando o assessor agressor.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) prossegue reposicionando auxiliares para formar a equipe do seu segundo mandato. Desta vez, a dança das cadeiras rolou na Polícia Civil. Hoje, o Diário Oficial do DF publica mudanças em sete delegacias. A alteração mais expressiva foi no comando da 5ª Delegacia de Polícia, que cuida da área central de Brasília. Entra o delegado João de Ataliba, que chefiava a deixa 38ªDP, e sai Gleyson Mascarenhas, deslocado para a 27ª DP (Recanto das Emas) no lugar de Pablo Aguiar, agora novo chefe da 38ª DP.
Mudanças também em Taguatinga, Ceilândia e Samambaia. O delegado Josué Ribeiro sai da 12ª DP (Taguatinga Centro) e assume a 21ª DP (Taguatinga Sul) no lugar de Luiz Alexandre Gratão, que passa a chefiar a 32ª DP (Samambaia), substituindo Pedro Moraes, agora chefe da 24ª DP (Setor O-Ceilândia). Moraes entra no lugar de Rafael Seixas, que assumiu a 12ª DP (Taguatinga Centro).
O sol brilha na região administrativa mais pobre do DF: Sol Nascente- Por do Sol. Motivos não faltam. Hoje, no dia em a cidade completa quatro anos, o governador Ibaneis Rocha inaugurou o segundo Restaurante Comunitário do Sol Nascente. O novo restaurante fornecerá diariamente 3,6 refeições, entre café da manhã, almoço e jantar. Outro bom motivo: o avanço das obras de pavimentação da Chacára 2, com investimento que chegam a quase R$ 157 milhões. Parabéns!
Armando Guerra
[email protected]
Roberta D’Albuquerque é psicanalista, autora de Quem manda aqui sou eu – Verdades inconfessáveis sobre a maternidade e criadora do portal A Verdade é Que…
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Restaurante especializado em carne anuncia sua expansão. Inauguração está prevista para o segundo semestre, no Manhattan Shopping.
O presidente Lula diz que é muito cedo para fazer pesquisa sobre 2026 e para avaliar um governo que ainda tem quase dois anos no poder.