COLUNAS

AGORA-DF

3 de fevereiro, 2025

VEM AÍ MAIS OBRAS Para desespero do deputado distrital Fábio Felix (PSol), o governador Ibaneis Rocha (MDB) tem um bocado de obras para entregar ou começar ainda em agosto e até o fim de setembro em quase todas as cidades do Distrito Federal. Destaque para a urbanização do Setor de Indústrias e do Setor de …

VEM AÍ MAIS OBRAS

Para desespero do deputado distrital Fábio Felix (PSol), o governador Ibaneis Rocha (MDB) tem um bocado de obras para entregar ou começar ainda em agosto e até o fim de setembro em quase todas as cidades do Distrito Federal. Destaque para a urbanização do Setor de Indústrias e do Setor de Materiais de Construção da Área Desenvolvimento Econômico (ADE) de Ceilândia, a ser entregue nos próximos dias. Investimento de R$ 67,5 milhões em obras que beneficiam diretamente 270 pequenas e médias empresas, funcionários e clientes.

Agosto dá gosto

Em agosto tem mais. Ibaneis inaugura a Escola Técnica de Santa Maria e o novo Castelinho do Parque da Cidade. No Gama, entregará o campo sintético do Centro Olímpico, a passarela de Engenho das Lages, a ciclovia da DF-065/DF-480, a pavimentação de vias na Vila Roriz e a restauração da DF 180 (trecho BR-060/DF-290). E mais: começa à construção de Centros de Educação da Primeira Infância (CEPI) em Ceilândia (QNP 11 e QNO 18) e no Riacho Fundo II (QN 7), além da restauração da rodovia DF-180 (trecho BR-070/BR-080). De quebra, implanta oficialmente a Região Administrativa de Arapoanga.

Cereja do bolo

Em setembro, o governador inaugura a cereja do bolo do Túnel Rei Pelé: o Boulevard de Taguatinga. Com 29 mil m², o Boulevard fica acima do túnel. Por lá circularão apenas os ônibus do BRT, em pista exclusiva. A área ganhará parquinhos, jardins, quiosque e ciclovias, transformando o centro da cidade num oásis de lazer. Obra que impulsionará a economia da região com o aquecimento do comércio, a valorização dos imóveis e a circulação de pessoas em bares e restaurante na zona central de Taguatinga.

Viaduto e ponte

Mais duas importantes obras serão entregues em setembro: o viaduto do Parque da Cidade, no Sudoeste (sentido Plano Piloto-Taguatinga), e a Ponte Honestino Guimarães, no Lago Sul. Essas obras têm sido criticadas pela demora na execução, o que provocou transtornos no trânsito. As críticas procedem. Mas não se pode esquecer da pandemia e das fortes chuvas. Agora Ibaneis recupera o tempo perdido e aproveita a ensolarada estação da seca para entregar essas obras e acelerar outras. Antes tarde do quem nunca.

A NOVELA DO FUNDO

Mais uma vez a Câmara dos Deputados adiou a votação do projeto do Marco Fiscal. Os motivos são diversos: rusgas entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente de Câmara, Arthur Lira; acordos não fechados pelo Governo Lula com o Centrão; desentendimentos entre líderes partidários; e a indefinição do Palácio do Planalto sobre o destino do Fundo Constitucional do DF. O deputado Cláudio Cajado (PP-BA), relator do projeto, garante que, mesmo que o Congresso pegue fogo, vai apresentar o relatório na próxima semana. E nele deve reincluir o Fundo Constitucional na reforma fiscal. Ô baianinho arretado!

NO LIMITE

A permanência do deputado distrital Daniel Donizet no PL está por um triz. O partido cobrou – e não recebeu – do parlamentar explicações sobre as agressões a uma garota de programa durante festinha bancada pelo deputado e denúncias de assédio sexual a assessoras. Incomodada pelas denúncias e pela falta de explicações convincentes, a deputada federal Bia Kicis, presidente regional do PL, já acenou que Donizet agora é persona non grata na agremiação.

 Mudança de partido

Hoje, em pleno Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, Donizet foi o alvo de protestos de um grupo de mulheres em frente à Câmara Legislativa. Exigiam a cassação do mandato do distrital. Pode não acontecer, pelo menos a curto prazo. Mas a saída do PL é iminente. O deputado estaria a caminho do MDB.

 

Armando Guerra
[email protected]

Artigos Relacionados